Blog

AIoT – A união de Inteligência Artificial e Internet das Coisas

AIoT – A união de Inteligência Artificial e Internet das Coisas

A Indústria 4.0 está trazendo diversas tecnologias para as fábricas. Talvez as principais delas sejam justamente a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas. Por meio da IoT, é possível captar dados em praticamente qualquer situação, o que gera um volume de informações enormes para as empresas. Já a Inteligência Artificial, utiliza dados para prever comportamentos e tomar decisões.

Nessa breve explicação, acho que você já percebeu que unir essas duas tecnologias tem um potencial enorme para as organizações, certo? É nesse sentido que surgiu o conceito de AIoT, que promete promover grandes revoluções em diferentes setores.

 

 

O que é a AIoT?

O termo AIoT vem da união de inteligência artificial e Internet das Coisas (Artificial Intelligence of Things). A ideia é a criação de sistemas que usem o potencial dessas duas inovações para ter operações mais eficientes, melhorar a interação entre homem e máquina e ganhar mais robustez na análise de dados.

E não é difícil imaginar como essas tecnologias podem se completar. De um lado, a IoT fornece conectividade e geração de dados. De outro, a IA deixa os sistemas mais completos com técnicas de aprendizado de máquina.

Muitos especialistas dizem, inclusive, que o grande desafio da IoT é a nossa capacidade de gerenciar, analisar e interpretar a infinidade de dados gerados por ela. A saída pode estar justamente na inteligência artificial, com soluções que criem valor de fato para os dados gerados pela Internet das Coisas.

Portanto, a AIoT une a necessidade de dados e análises da Internet das Coisas com a otimização e o tratamento da inteligência artificial, criando soluções que sejam capazes de oferecer personalização e aprendizagem ao mesmo tempo. Trata-se de sistemas conectados, que analisam hábitos, padrões e preferências de praticamente qualquer coisa e tomam decisões rápidas e assertivas.

 

 

Aplicações da AIoT

Por mais que tudo isso pareça distante de nossa realidade, as oportunidades para aplicação de AIoT são infinitas. Onde houver grande volume de dados gerados por sensores de IoT, é possível criar um sistema inteligente para tomar decisões em cima das informações.

Foi o que aconteceu por exemplo com uma empresa de gás e petróleo da Hungria, que estava com dificuldade no refinamento de dados. Ainda que a indústria já usasse sensores IoT para captação de dados, a organização passou a apostar na inteligência artificial para apurar informações sobre o teor do combustível. O resultado foi uma economia de mais de U$600 mil por ano graças a união das duas tecnologias.

Empresas automobilísticas também testam a aplicação instalando no carro sensores capazes de reconhecer movimentos perigosos e ativar mecanismos de segurança para evitar acidentes ou prejuízos mais graves aos motoristas.

Na logística, um sistema de AIoT pode fazer toda a gestão de estoque, tanto na parte de localização e validação de cada item (IoT), quanto nas decisões sobre quais produtos serão enviados, em que ordem e a qual momento (IA).

Também há exemplos na saúde (como cirurgias realizadas remotamente), no marketing (com análise do comportamento do consumidor), na agricultura (com sensores que realizam diversas medições e tomam decisões a partir delas) e em muitas outras áreas.

 

 

Como a Novidá utiliza a AIoT?

Percebendo o potencial de disrupção dessas duas tecnologias, a Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização indoor que utiliza Internet das Coisas e Inteligência Artificial para aumentar a produtividade das empresas.

Por meio de beacons ou smartphones, monitoramos a movimentação de pessoas e equipamentos dentro do ambiente de negócios. Assim, é possível medir tempos de execução, localizar recursos em tempo real, identificar gargalos e otimizar processos.

Além disso, a ferramenta também conta com um sistema de inteligência artificial que identifica padrões e delega tarefas para os funcionários mais adequados a realizar determinada atividade. Isso facilita o trabalho do gestor e garante que ele está aproveitando ao máximo seus colaboradores e equipamentos.

Quer entender como a AIoT pode revolucionar os processos da sua empresa? Agende uma conversa com um de nossos especialistas!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil