Blog

Apontamento de produção: o que é e como aplicar?

Apontamento de produção: o que é e como aplicar?

Em tempos de Indústria 4.0, os dados são informações valiosas para qualquer empresa. Todo gestor precisa de informações sobre o que acontece no chão de fábrica, já que assim ele identifica melhor quais são os principais gargalos e toma decisões mais assertivas.

Porém, para saber como anda o fluxo de pessoas, equipamentos e materiais em cada etapa do PCP, é preciso haver um registro dessas informações. É por isso que o apontamento de produção é fundamental na organização desses dados.

 

 

O que é apontamento de produção?

Como o próprio nome sugere, o apontamento de produção é uma ferramenta para registrar todas as fases que um produto percorre na linha de produção, identificando também operadores, máquinas, possíveis falhas e outros dados importantes relacionados ao produto.

O grande objetivo dessa técnica é justamente rastrear o objeto na operação, além de identificar falhas e desperdícios no processo fabril. Trata-se, portanto, de um processo que trabalha no conceito de melhoria contínua e busca auxiliar os gestores nas principais tomadas de decisões.

 

Tipos de apontamento de produção

Mas afinal, como realizar o apontamento de produção na prática? Basicamente, essa técnica se divide em dois modelos:

 

Manual

Esse ainda é o modelo usado pela maioria das indústrias, ainda que não seja o mais indicado em termos de eficiência e precisão. Aqui, é o próprio operador que informa o início e o fim de uma atividade, além de apontar dados relacionados às máquinas e possíveis desvios.

Essa informação pode ser preenchida em planilhas ou softwares mais robustos, que geralmente se encontram em terminais estrategicamente localizados.

Existe também a figura do “apontador”, ou seja, um profissional contratado apenas para medir tempos e movimentos para que os dados ali relatados sejam os mais verídicos possíveis.

É justamente aqui que reside o maior defeito do apontamento manual: exceto nos casos em que há a presença de um profissional dedicado a essa função, os dados não são 100% confiáveis. Além disso, é financeiramente inviável contar com vários apontadores para cada etapa do processo produtivo.

 

Automático

Para enfrentar esses problemas do apontamento manual, estão surgindo técnicas de apontamento automático, ou seja, que não dependem exclusivamente do registro do funcionário.

Existem, por exemplo, máquinas que já têm um sistema embutido para registrar quando alguma atividade foi iniciada ou finalizada. O problema é que, em geral, esses sistemas não conseguem trazer outras informações relevantes, como o nome do operador, o produto, a ordem de produção, etc.

Nesse caso, a melhor solução talvez seja os sistemas de localização indoor. Por meio de sensores e informações transmitidas por smartphones, é possível monitorar a movimentação de colaboradores e equipamentos. Dessa forma, todos os tempos de execução são mensurados e o gestor tem mais insumos para fazer uma avaliação individual de cada funcionário.

 

CTABlog_AutomaçãoIndustrial_Experimente

 

Benefícios do apontamento de produção

Mas será que vale à pena investir em algum método para apontamento de produção? Nós mostramos algumas vantagens dessa ferramenta:

 

Rastreabilidade

Em uma fábrica que movimenta milhares de produtos por dia, saber onde está cada item é muito importante. Se o apontamento for bem feito, é possível ter informações de todo o ciclo do produto dentro da fábrica.

Se algum problema for detectado na inspeção final, por exemplo, é possível traçar todo o caminho do produto na linha de produção para identificar se alguma máquina ou processo apresenta alguma falha.

 

Controle de Produção

Todo gestor procura ter o controle de sua produção com atividades planejadas. Porém, cruzar esse “planejado” com o “realizado” nem sempre é uma tarefa fácil.

Com o apontamento de produção, é possível verificar se o que foi planejado está de fato sendo executado, entender como está o ritmo da produção e avaliar se é preciso executar alguma ação para acelerar a produção, por exemplo.

 

Avaliação de Desempenho

Uma das maiores dificuldades na indústria é analisar a performance de cada colaborador. Como o número de funcionários é grande e o fluxo de atividades é maior ainda, fica difícil para o gestor ter parâmetros para avaliar a produtividade de cada profissional.

Com o apontamento de produção, essa tarefa fica mais fácil: o gestor passa a saber quais foram as atividades executadas por cada colaborador e quanto tempo cada uma demorou. Isso ajuda a entender não só quem está com melhor performance, mas também onde estão os maiores pontos de dificuldades para possíveis treinamentos.

 

Análise em Tempo Real

Em um momento em que tudo é muito rápido, às vezes o gestor precisa saber naquele instante como está a sua operação. Ele só terá essa informação se tiver os dados anotados através de um apontamento de produção.

Caso contrário, ele fica dependente do número de vendas e balanço financeiro, o que só vai refletir a realidade de um momento anterior ao que ele está.

 

CTABlog_Beacons_Gerdau

 

A Novidá e o apontamento de produção

A Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização indoor que funciona como um apontamento de produção. Por meio de sensores, beacons (tags emissoras de bluetooth) e/ou smartphones, monitoramos a movimentação de pessoas e equipamentos dentro do ambiente de negócio.

Dessa forma, é possível medir tempos de execução, visualizar um mapa de calor, localizar recursos em tempo real, identificar quais são as rotas percorridas e muito mais. Tudo isso gera insights para identificar gargalos e otimizar processos.

Quer entender melhor como funciona nosso sistema e como a Novidá pode trazer o apontamento de produção para sua empresa? Agende uma conversa com um de nossos especialistas.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil