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Atendimento no Hospital
26 de abril 2018

Atendimento no hospital: melhore a experiência do paciente

Sabemos que nenhuma procura por atendimento no hospital é por diversão. Na maioria dos casos, o paciente está em situação vulnerável e sensível, e nem sempre conta com o auxílio de um acompanhante ao seu lado.

Por isso, é dever da equipe acolher a todos da melhor maneira e fornecer os requisitos básicos para transmitir confiança e conforto. Afinal, de nada adianta para a imagem do local ofertar os melhores tratamentos e fazer uma ótima gestão hospitalar se o atendimento for de péssima qualidade.

Para não correr riscos, confira algumas estratégias e torne-se referência na área:

 

Invista em sua equipe

Capacitações, treinamentos, workshops…. tudo ajuda é válida quando falamos em exceder as expectativas dos pacientes.

Com tantas inovações na área da saúde, é extremamente necessário que todos os funcionários estejam atualizados e saibam na palma da mão quais procedimentos adotar em cada caso.

Por isso, não tenha medo de investir! Apesar de demandar uma verba extra, é um gasto que vale a pena e, além de tudo, permite a satisfação de sua equipe, que se sentirá acolhida em um local que incentiva crescimento e expansão de conhecimentos.

 

Alinhe a comunicação

Não existe experiência pior do que depender de pessoas que não sabem quais procedimentos seguir. Isso afeta toda cadeia de processos, torna os atendimentos mais lentos e o paciente se vê mal contemplado.

Assim, procure alinhar sempre a comunicação com as equipes. Além de engajar os funcionários no processo, todos saberão orientar os pacientes com a mesma abordagem e passar a serenidade necessária.

Treinamentos e reuniões são as melhores pedidas nesse caso. Não perca tempo!

 

Humanize o atendimento no hospital

Chega daquela coisa fria em que os funcionários parecem robôs cumprindo suas funções automaticamente, mal olhando para os pacientes e dando orientações com uma voz mórbida e sem graça.

Todos os enfermos entram no hospital necessitando cuidados, e esse tipo de tratamento só causa impressões ruins. A missão é humanizar as relações, estreitar os laços que o hospital tem com seus dependentes.

Aconselhe sua equipe a ouvir com atenção, olhar diretamente para a pessoa, procurar entender as necessidades de cada um e esclarecer dúvidas com boa vontade. Por mais que a rotina seja corrida, é essencial tirar alguns minutinhos para estabelecer essa proximidade e transmitir confiança aos pacientes.

Certamente eles sairão do hospital com um novo conceito de excelência em atendimento.

 

Ambientes agradáveis geram experiências agradáveis

Se o hospital ou consultório for um local sujo, apertado e de difícil acesso, a primeira impressão será péssima. Cá entre nós, é ela que fica.

Para evitar qualquer tipo de crítica com relação ao ambiente, procure promover o máximo de conforto possível, e o primeiro passo é basicamente uma obrigação: o local deve ser acessível.

Entenda que você receberá cadeirantes, idosos e pessoas com todos os tipos de dificuldades. Assim, é primordial ter espaços amplos, com corredores largos, rampas e evitar desníveis no chão.

Em muitos casos, acompanhantes estarão presentes, então procure colocar um número de cadeiras adequado para que atenda a todos.

Também é recomendado manter o ambiente arejado, com boa temperatura, iluminação, e um bebedouro disponível. Procure deixar revistas e jornais em uma mesa e, se possível, ofereça outros tipos de entretenimento enquanto as pessoas esperam ser atendidas, colocando televisões e disponibilizando a senha do Wi-Fi.

 

Atue online

Fidelizar o paciente a um hospital passou a ser tendência. Sabe como? Utilizando todos os recursos que a era dos aplicativos móveis tem a nos oferecer.

Para que a sua proximidade com os que passaram pelo seu hospital não acabe após o atendimento médico, procure manter-se perto através de e-mails e mensagens SMS ou por WhatsApp. Informe-os sobre resultados de exames, novas consultas em clínicas…. Enfim, disponibilize um pós-atendimento online e personalizado.

Você também pode se utilizar desses recursos para enviar mensagens de feliz aniversário, boas festas e outros. Muitas áreas já adotaram essa estratégia, mas agora é a vez do setor da saúde se beneficiar dela!

 

Pesquisas de satisfação

Quer saber se seu atendimento está sendo satisfatório? Então pergunte!

Envie pesquisas rápidas e fáceis para os pacientes atendidos, pedindo para que avaliem os serviços e instalações.

Mas cuidado! Não adianta desprender tempo e esforços em algo que você não vai utilizar, então faça questão de analisar esses dados de forma estratégica para que eles realmente acrescentem valor no ambiente.

Além de se beneficiar, você permitirá que seus pacientes se sintam representados através de suas opiniões.

 

Tenha controle de sua equipe

Uma equipe superdimensionada provoca ociosidade, mas um time com poucos funcionários pode atrasar processos e causar graves problemas dentro de um hospital.

Para evitar esses transtornos, calcule o quanto de mão de obra o ambiente precisa. Cruze dados entre atendimentos prestados, volume de demanda e necessidades prioritárias. Analise qual área está com menor qualidade e não tenha medo de realocar seus funcionários.

Outro ponto importante a ter em vista é a movimentação dentro do hospital. Ambientes muito turbulentos tendem a causar incômodos e ser ineficientes, e mal se imagina o quanto de gasto o local pode ter devido a esse fator mal dimensionado. Assim, não tenha medo de abusar da tecnologia para ganhar pontos a seu favor.

 

Como a tecnologia na área da saúde pode te ajudar

Atualmente, hospitais e clínicas podem ser grandemente beneficiados pelas inovações na área médica, e esquecer a dupla papel e caneta é o primeiro passo para otimizar os processos.

Felizmente, dentro do setor da saúde, contamos com uma incrível gama de soluções, que utilizam Big Data e Cloud Computing, com opções que variam desde Prontuários Eletrônicos (PEPs) até agendamentos online.

A utilização de senhas automáticas também pode auxiliar muito a triagem, garantindo ordem e segurança durante todo o processo.

Entretanto, é na movimentação de equipes que encontramos a grande sacada. Através de sistemas de rastreamento, é possível monitorar pessoas e ativos em tempo real, o que te possibilita ter todas as informações na palma da mão para realocar funcionários e cortar gastos com máquinas extras.

A Novidá tem uma solução em IoT que promete acabar com suas dores nesse quesito. Quer dar uma olhada no que temos a oferecer? Clique aqui e saiba mais sobre nossa tecnologia única de geolocalização indoor volta para o ambiente hospitalar!

 

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