Blog

Automatização de processos: um sonho ou uma solução?

Automatização de processos: um sonho ou uma solução?

Sua rotina é cheia de papéis, relatórios, planilhas, telefonemas e e-mails? Socorro! Você deve sentir que passa o dia resolvendo problemas e sendo pouco produtivo, não é verdade? Eu diria que sim. Mas calma, você não precisa mais se sentir assim. Você pode sim, resolver muitos problemas e ser produtivo, ao mesmo tempo.

A tecnologia está aí, a cada dia inovando e lançando novas funcionalidades e opções de solução. Por que você não tira proveito desse benefício, também, na sua vida profissional? Através da automatização de processos, você consegue dar adeus àquele cenário inicial e ser muito mais eficiente.

Quer saber como a tecnologia e automatização de processos pode te ajudar? Então continue lendo que eu te conto. Acompanhe!

 

Por que automatizar processos?

Você já deve ter se perguntado o porquê de você ter o sentimento de não estar sendo produtivo. Mas como ser eficiente, se o seu processo não permite isso? É muito comum que, no nosso dia a dia, as nossas atividades sejam impactadas pela ausência de uma boa gestão, seja de tempo, de prioridades, de processos…

Esse último eu diria que é o ponto-chave para essa questão. Se você não possui uma boa gestão de processos, não vai conseguir contribuir da forma que gostaria, simplesmente porque o seu fluxo de atividades não permite.

 

Veja também:

 10 Etapas para melhorar a eficiência de processos [Infográfico + Checklist]

 

A era da gestão da pilha de papéis e da caixa de e-mail lotada já era! Hoje, você consegue fazer com que as tarefas da sua rotina de trabalho não estejam mais atreladas a esse tipo de gestão. Há muitas formas de melhorar a sua rotina de trabalho (e da sua equipe como um todo). Utilize a tecnologia para isso! Você pode usufruir de ferramentas colaborativas, que centralizem a informação, que façam a distribuição de tarefas de acordo com o que foi pré-determinado e que perpetuem o fluxo de atividades e de informações entre os integrantes da equipe.

Dessa forma, você reduz retrabalhos, desperdícios, custos, minimiza erros, entrega com mais qualidade, de forma mais assertiva e eficaz. Você passa a ter um processo trabalhando para você, e não o contrário. Você passa a ter uma gestão de processos mais inteligente.

 

Seria a automatização de processos um sonho?

A resposta para essa pergunta é: não! Não é um sonho, muito menos uma utopia. Você consegue ter essa realidade na sua empresa. Através do uso de ferramentas de gestão por processos – também conhecidas pela famosa sigla BPMS – você consegue transferir esse plano do papel para a realidade.

Se você não conhece, BPMS significa Business Process Management Suite. Essa tecnologia tem o poder de revolucionar a sua gestão por processos. Com ela, você pode mapear, modelar, automatizar e monitorar processos. Incrível, não? Não, isso é tecnologia pura!

Com o BPMS, você consegue fazer com que todas aquelas tarefas que estavam sendo passadas e repassadas via e-mail para sua equipe sejam centralizadas na ferramenta. Você será avisado ao receber uma nova tarefa, eliminando o problema do e-mail que não chegou. Além disso, é possível estabelecer prazos para que ela seja finalizada e dê continuidade ao processo. Assim, não se corre o risco de o processo seguir com informações incompletas, sem contar na maior visibilidade que ela proporciona do processo para todas as partes envolvidas.

Como eu questiono no título desse texto, a automatização de processos com o uso de um BPMS não é um sonho, é uma solução!

Veja também:

Como contratar um software de BPMS?

 

E tem mais…

Eu já falei vários benefícios da automatização de processos com o uso de um BPMS:

  • Ganho de produtividade;
  • Maior eficácia e eficiência;
  • Tornar seus processos inteligentes;
  • Redução de custos;
  • Redução de desperdícios;
  • Menos retrabalhos,
  • Agilidade;
  • Menos atrasos;
  • ..

Mas um dos mais valiosos benefícios eu não citei ainda: melhoria contínua. Com a adoção de processos automatizados e de uma ferramenta de gestão de processos, você fica muito mais disponível a desempenhar um papel mais estratégico, do que meramente operacional. Com isso e com a visibilidade que a ferramenta dá aos processos, ciclos de revisão e de melhoria podem ser implementados.

Dessa forma, além de você e sua empresa se tornarem mais produtivos, vocês passam a evoluir seus processos. Como consequência, acaba por acarretar na melhoria da experiência interna e de seus clientes, principais beneficiados. Nada mal, não é verdade?

 

Já convenci você?

Se não, algo deve estar errado! Você pode ganhar muito no seu dia a dia com a automatização de processos. Não se prive de ser mais produtivo e ter processos mais bem definidos por receio do poder da tecnologia. Elimine tudo aquilo que te deixa lento e impacta na qualidade das suas entregas, tornando-se mais eficiente.

Não existe fórmula mágica para isso, pelo contrário, há muito trabalho. É preciso mudar a forma de enxergar o contexto e a cultura de que tudo precisa ser controlado por você. Mas, ao final de tudo, eu garanto que vai valer a pena.

Até mais!

 

*Guest Post produzido pela equipe da SML Brasil

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil