x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Telefone

    +55 11 4431-8580

  • Endereço

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Beacons na Indústria
21 de dezembro 2017

Beacons na Indústria: entenda como a tecnologia pode te ajudar

Você já ouviu falar em beacon? Trata-se de um pequeno dispositivo que emite sinais por meio da tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE). Através desses sinais, é possível determinar a localização desse dispositivo. Atualmente, eles são muito utilizados em setores como varejo, saúde e educação, principalmente nos Estados Unidos. Porém, os beacons na indústria estão começando a ganhar espaço e podem representar uma verdadeira revolução no setor.

 

Por envolver áreas com grandes dimensões, as fábricas sempre se preocuparam com temas como rastreabilidade e geolocalização indoor. Foi nesse sentido que surgiram as etiquetas RFID, mas o alcance limitado, a interferência em metais e o alto custo de investimento torna essa tecnologia inviável em muitos casos.

 

Por outro lado, os beacons podem ser a grande saída para a indústria. Trata-se de uma solução muito mais barata, de fácil instalação e que sofre menos interferência na emissão de sinais. O funcionamento é muito simples: basta espalhar sensores receptores em locais estratégicos da planta e acoplar os beacons em recursos que devem ser monitorados. Mas afinal, o que podemos mapear e por que fazer esse rastreamento?

 

 

Gestão de Staff

 

Ao instalar uma tag nos crachás de colaboradores, é possível saber em tempo real onde está cada funcionário e entender a movimentação da equipe durante o dia. Isso dá ao gestor uma possibilidade incrível para otimização de processos industriais, já que ele pode:

 

– Acompanhar possíveis problemas de conformidade ou segurança (por exemplo, identificando se quem está envolvido em uma tarefa específica é um trabalhador que foi treinado para isso)

 

– Automatizar registros para entender responsabilidades (qual trabalhador entrou em contato com qual lote de produto usando qual ferramenta)

 

– Gerenciar e otimizar a força de trabalho (melhoria nas rotas, otimização de viagens e do tempo gasto em cada área da fábrica e realocação de pessoas)

 

– Usar o próprio sistema como ponto: entender que horas determinado colaborador começou e terminou o turno e evitar que ele fique no local além do que é permitido pelas normas vigentes

 

 

Controle de Inventário

 

É possível acoplar os beacons nos itens que você produz. Seja no próprio produto, em pallets, lotes ou caixas, o dispositivo conseguirá determinar a localização desse ativo na fábrica. Dessa forma, a empresa evita:

 

Perder o produto ou demorar para encontra-lo. Imagina que você trabalha em uma montadora e precisa enviar ao cliente um carro específico em meio a centenas de outros similares na fábrica. Se você não souber exatamente onde está o produto, você vai demorar para acha-lo e o pedido deve atrasar.

 

Roubos e avarias. Se você tem itens ou matérias-primas de alto valor agregado e eles somem na fábrica sem maiores explicações, uma solução com beacons pode te salvar, identificando em tempo real a localização destes produtos.

 

 

Gestão de Equipamentos

 

Além do inventário, toda fábrica possui equipamentos e ferramentas com alto valor agregado. Dependendo do tamanho do pátio, é normal perder esses itens na planta. Há casos de empresas com dificuldades de encontrar empilhadeiras, por exemplo.

 

Ao instalar um beacon nesses equipamentos móveis, você evita que eles sigam uma rota não desejada e identifica a localização caso isso aconteça.

 

 

Desafios para uso de beacons na indústria

 

Os beacons têm potencial para se popularizar nas indústrias brasileiras e guiarem o Planejamento e Controle de Produção. Porém, poucos profissionais conhecem essa tecnologia. O primeiro desafio, portanto, é provar o seu valor e mostrar ao mercado que o RFID não é a única opção para a rastreabilidade.

 

Para o futuro, podemos esperar que os algoritmos sejam cada vez mais refinados e o nível de precisão dos sinais emitidos pelos beacons sejam ainda mais precisos. Também existe a expectativa da união de beacons com outras tecnologias RTLS, além de integração com sistemas ERP, por exemplo.

 

Ou seja, a ideia é que os beacons sejam apenas uma parte da grande revolução que chamamos de Indústria 4.0.

 

 

Tecnologia a seu alcance

 

Engana-se quem pensa que essa tecnologia ainda está muito longe de se tornar realidade ou é exclusiva para grandes fábricas. Os beacons tem custos relativamente baixos e diferentes tipos de empresas podem aproveitar-se dessa tecnologia.

 

Na Novidá, trabalhamos com soluções personalizadas para resolver as dores do seu negócio. Entenda melhor como podemos te ajudar!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo