Blog

Beacons na Indústria: entenda como a tecnologia pode te ajudar

Beacons na Indústria

Você já ouviu falar em beacon ou BLE?

Trata-se de um pequeno dispositivo que emite sinais por meio da tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE). Atualmente, eles são muito utilizados em setores como varejo, saúde e educação, principalmente nos Estados Unidos. Porém, os beacons na indústria estão ganhando espaço rapidamente e já começam a representar uma verdadeira revolução no setor.

Através desses sinais de BLE, é possível obter diversas informações úteis ao processo produtivo como umidade, vibração, temperatura, queda, entre outros. Mas focaremos em um dos principais que os beacons dão suporte: determinar a localização precisa de um determinado objeto monitorado, em tempo real!

Por envolver áreas com grandes dimensões, as fábricas sempre se preocuparam com temas como rastreabilidade. Foi nesse sentido que surgiram as etiquetas RFID, mas o alcance limitado, a interferência em metais e o alto custo de investimento tornam essa tecnologia inviável em muitos casos.

Por outro lado, os beacons podem ser a grande saída para a indústria caminhar nos conceitos 4.0, pois trata-se de uma solução de mais fácil instalação e que sofre menos interferência do ambiente na emissão de sinais.

O seu funcionamento é muito simples: basta espalhar sensores receptores em locais estratégicos da planta e acoplar os beacons em recursos que devem ser monitorados. Mas afinal, o que podemos mapear e por que fazer esse rastreamento?

 

 

Gestão de Staff

Ao usar um crachá com essa tecnologia nos colaboradores, é possível saber em tempo real onde está cada funcionário e entender a movimentação da equipe durante o dia. Isso dá ao gestor uma possibilidade incrível para otimização de processos industriais, já que ele pode:

1) Acompanhar possíveis problemas de conformidade ou segurança (por exemplo, identificando se quem está envolvido em uma tarefa específica é um trabalhador que foi treinado para isso)

2) Automatizar registros para entender responsabilidades (qual trabalhador entrou em contato com qual lote de produto usando qual ferramenta)

3) Gerenciar e otimizar a força de trabalho (melhoria nas rotas, otimização de viagens e do tempo gasto em cada área da fábrica e realocação de pessoas)

4) Usar o próprio sistema como ponto: entender que horas determinado colaborador começou e terminou o turno e evitar que ele fique no local além do que é permitido pelas normas vigentes, garantindo também cumprimentos trabalhista envolvidos no artigo 66 da CLT

Outro ponto crucial desse monitoramento está na garantia de segurança do trabalho, uma vez que conseguimos medir o grau de exposição de um funcionários a riscos de periculosidade / insalubridade e até mesmo de vida!

 

CTABlog_Gerdau_Movimentação

 

Gestão de Equipamentos

Além do inventário, toda fábrica possui equipamentos e ferramentas com alto valor agregado.

Dependendo do tamanho do pátio, é normal perder ou não entender muito bem a disponibilidade de tais itens na planta. Há casos de empresas com dificuldades de encontrar empilhadeiras ou entender o nível de utilização de pontes rolantes, por exemplo.

Ao instalar um beacon nesses equipamentos móveis, você evita que eles sigam uma rota não desejada e identifica a localização caso isso aconteça. Além da localização em si, um mundo de possibilidades de otimização de processos e utilização destes equipamentos se abre!

 

Controle de Inventário

É possível acoplar os beacons nos itens que você produz. Seja no próprio produto, em pallets, lotes ou caixas, o dispositivo conseguirá determinar a localização desse ativo na fábrica. Dessa forma, a empresa evita:

1) Perder o produto ou demorar para encontra-lo: Imagine que você trabalha em uma montadora e precisa enviar ao cliente um carro específico em meio a centenas de outros similares na fábrica. Se não souber exatamente onde está o produto, você vai demorar para acha-lo e o pedido deve atrasar.

2) Roubos e avarias: Se você tem itens ou matérias-primas de alto valor agregado e eles somem na fábrica sem maiores explicações, uma solução com beacons pode te salvar, identificando em tempo real a localização destes produtos.

 

Desafios para uso de beacons na indústria

Os beacons têm potencial para se popularizar nas indústrias brasileiras e guiarem o Planejamento e Controle de Produção, além de toda a gestão de processos produtivos envolvendo pessoas, porém, poucos profissionais conhecem essa tecnologia.

O primeiro desafio, portanto, é provar o seu valor e mostrar ao mercado que o RFID não é a única opção para a rastreabilidade e, diga-se de passagem, é uma das opções menos eficientes e de maior custo na aplicação em processos de movimentação livre no ambiente.

Para o futuro, podemos esperar que os algoritmos sejam cada vez mais refinados e o nível de precisão dos sinais emitidos pelos beacons sejam ainda mais precisos. Por exemplo, hoje os algoritmos da Novidá já conseguem localizar um sensor beacon com até 1,5 metros de precisão (um dos algoritmos mais precisos do mundo).

A ideia é que os beacons, assim como qualquer outro dispositivo IoT, sejam apenas uma parte da grande revolução que chamamos de Indústria 4.0, mas uma parte fundamental: Serão os geradores de dados confiáveis, constantes e em tempo real do que estiverem medindo!

 

Tecnologia a seu alcance

Engana-se quem pensa que essa tecnologia ainda está muito longe de se tornar realidade ou é exclusiva para grandes fábricas. Os beacons tem custos relativamente baixos e diferentes tipos de empresas podem aproveitar-se dessa inovação.

Hoje o mercado está bem amadurecido em soluções de hardware e a maioria das empresas que se apoiam nessas novas tecnologias tendem a prestar um serviço, sem transferir o peso dos custos do hardware ao cliente final!

 

 

Como a Novidá pode te ajudar?

Com foco em reduzir custos e revolucionar a operação de nossos clientes, desenvolvemos uma solução focada no entendimento e melhoria de processos operacionais focado nas pessoas e suas atividades operacionais, sozinhas na sua operação ou no comando de equipamentos

Através de um conjunto de tecnologias proprietárias que envolvem Geolocalização indoor e outdoor (RTLS), Internet das Coisas e Inteligência Artificial, entregamos aos nossos clientes um entendimento holístico destes processos, permitindo a medição de dados confiáveis e o controle integral – em tempo real – de diversos indicadores críticos sobre sua operação

Como resultado, já geramos impactos consistentes nas operações de nossos clientes, na ordem milhões de reais ao ano, com ROI médio de 14x o valor investido!

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil