x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

CIPA

CIPA e NR5 – Entenda como funcionam as normas de segurança

Preservar o trabalhador e garantir sua segurança. Esse é o objetivo principal da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – definida pela Norma Regulamentadora número 05 (NR5).

Ao contrário do que muita gente pensa, a CIPA é obrigatória em todas as companhias, desde empresas privadas a instituições beneficentes. Afinal, por mais que o local pareça seguro e não atue em nenhuma tarefa de risco eminente, ainda há chances de o funcionário contrair doenças ocupacionais e/ou sofrer acidentes.

Para que essa Comissão seja formada, os empregados devem realizar uma votação para escolher seus representantes, assim como os empregadores também elegem seus candidatos. O número final de escolhidos é dimensionado pela NR5, já que a quantidade de membros varia de acordo com o tamanho da empresa.

Responsáveis por garantir a segurança no trabalho, os funcionários eleitos são beneficiados com estabilidade dentro da companhia por um ano, não podendo ser demitidos, a menos que seja por justa causa. Isso possibilita sua permanência no emprego até o final do mandato.

Entretanto, é importante lembrar que antes de serem empossados do novo cargo, a empresa deve adquirir o kit CIPA, um conjunto de materiais de primeiros socorros, os quais devem ser espalhados por pontos estratégicos do local de trabalho.

 

Principais missões da CIPA

– Promover a segurança no trabalho

– Auxiliar na neutralização de fontes de risco

– Realizar inspeções na empresa

– Desenvolver mapas de risco

– Caso haja acidentes, possibilitar que as investigações sejam realizadas para impedir novos casos

– Promover ações de prevenção a doenças

– Estimular o interesse dos funcionários sobre medidas de segurança e prevenção, explicando sobre a importância do uso de EPIs.

 

Como a Novidá pode te ajudar?

Seguir todas as normas de segurança é essencial para que as equipes tenham confiança na empresa e desempenhem seus papéis com tranquilidade.

Para que sua CIPA forneça sempre relatórios positivos acerca do funcionamento da companhia, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que pode contribuir muito com suas metas!

Isso porque, através de nossa tecnologia baseada na Internet das Coisas e RTLS, você pode criar checklists automatizados com todos os pré-requisitos para que cada funcionário saiba o que precisa para realizar as tarefas adequadamente. Se o perigo for iminente, o sistema enviará alertas, possibilitando que medidas essenciais sejam tomadas com rapidez.

Se você acha que os benefícios acabam por aí, se engana! Além da tecnologia possibilitar a realização de uma excelente gestão de pessoas, ela também ajuda a entender como funciona a movimentação de materiais em seu chão de fábrica!

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo