Blog

Compliance trabalhista: entenda o que é e sua importância

Compliance trabalhista: entenda o que é e sua importância

Vivemos no Brasil um cenário de bastante conflito entre empresas e trabalhadores. Somos recordistas em números de ações trabalhistas, acumulando milhões de processos pendentes pelo país, o que reflete que empregados e empregadores falam a mesma língua por aqui. A saída para essa situação pode ser o Compliance Trabalhista.

 

O que é compliance trabalhista?

Trata-se de um modelo de gestão baseado na adoção de medidas para prevenir incidentes no ambiente de trabalho, através da aplicação de um Código de Conduta Ética interno e do próprio ordenamento jurídico vigente.

Ou seja, uma equipe multidisciplinar adotará uma série de ações de prevenção para gerenciar essas questões. A ideia é justamente resolver esses conflitos antes que eles virem de fato um problema judicial.

Também chamado de “Programa de conformidade”, o compliance trabalhista funciona como uma auditoria que irá verificar possíveis desconformidades, sugerir correções e promover boas práticas na empresa.

Ela pode servir também como um canal para que os funcionários façam reclamações. Para isso, criam-se ouvidorias, nas quais qualquer pessoa com vínculo à empresa pode denunciar casos de corrupção, ou eventuais regras trabalhistas que sejam quebradas. Dessa forma, é mais fácil identificar problemas, encontrar soluções e garantir as penalidades devidas.

 

 

Por que realizar uma compliance trabalhista?

Ter um procedimento de compliance trabalhista pode ajudar sua empresa em diferentes sentidos.

O mais claro deles é o financeiro. É sempre melhor prevenir possíveis complicações do que remediar quando o estrago já foi feito. Processos trabalhistas podem custar muito caro ao negócio, portanto vale a pena procurar alternativas que diminuam esses gatos.

Outro motivo importante é a própria imagem da empresa. Ter um programa de compliance trabalhista ajuda a melhorar a reputação do negócio, já que clientes e fornecedores têm maior garantia da idoneidade daquela empresa.

Por fim, estar em conformidade com todas as leis garante um ambiente muito melhor para os funcionários, que se sentem mais seguros e motivados a realizar suas tarefas.

 

O que é PPP e PPRA?

Quando falamos em compliance trabalhista existem dois conceitos que podem surgir e que nem sempre são familiares a pessoas fora do ramo jurídico:

 

PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento com diversas informações relacionadas a possíveis agentes nocivos que um trabalhador está exposto.

Ou seja, trata-se de um formulário que deve ser preenchido por todas as empresas que exerçam atividades que exponha os seus empregados a agentes nocivos físicos, biológicos, químicos ou que de alguma forma possam prejudicar a integridade física.

É importante saber desse conceito para estar em conformidade com a lei caso seus funcionários passem por situações de insalubridade dentro do ambiente de trabalho.

 

PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é uma legislação federal que visa levantar os riscos (físicos, químicos e biológicos) para implementar medidas de prevenção.

Não se trata de uma documentação a ser enviada, mas de um programa de melhoria contínua, que deve estar sempre atualizado e em conformidade com as leis vigentes.

O grande objetivo é estabelecer uma metodologia para garantir a preservação da saúde de todos os funcionários.

 

Como a Novidá pode te ajudar na compliance trabalhista?

O sistema de geolocalização de precisão da Novidá te auxilia na realização de uma compliance trabalhista efetiva. Por meio de crachás ou smartphones, acompanhamos a movimentação de cada funcionário durante sua jornada de trabalho.

Em um dashboard personalizado, o gestor visualiza – em histórico ou tempo real, a movimentação de sua equipe. Dessa forma, ele consegue entender quais funcionários realizam tarefas de risco e pode dar a eles os benefícios garantidos em lei.

Além disso, os gestores também garantem que os intervalos obrigatórios de interjornada e intrajornada sejam cumpridos, evitando também processos trabalhistas nesse sentido.

Isso sem falar no maior controle sobre a operação, já que essa visualização permite entender onde estão os maiores gargalos operacionais da empresa.

Quer entender melhor sobre nossa ferramenta e melhorar sua gestão de pessoas? Agende um bate-papo com nossos consultores!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil