x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Diagrama de Espaguete

Diagrama de Espaguete: Como aplicar no seu negócio

Diante de um mercado competitivo e do avanço da tecnologia, empresas de todos os setores estão procurando formas de aumentar a eficiência, otimizar processos e reduzir desperdícios.

Um dos caminhos encontrados para isso está na melhoria do fluxo de pessoas, materiais e equipamentos dentro de grandes empresas. O Diagrama de Espaguete surgiu justamente para trazer ganhos de performance nesse sentido.

 

O que é Diagrama de Espaguete?

Trata-se de uma ferramenta visual que faz parte do Lean Manufacturing, metodologia para evitar desperdícios na indústria. Basicamente, ele consiste em uma espécie de mapa com a planta do local em formato A3. Uma linha contínua é desenhada para indicar o caminho percorrido por um objeto, equipamento ou pessoa durante a realização de algum processo.

Como geralmente há várias idas e vindas de um mesmo ponto, as linhas ficam emaranhadas e daí que surge o nome de “espaguete”.

O objetivo do diagrama é ter um melhor entendimento sobre o fluxo de pessoas ou ativos dentro da planta. Por meio dele, é possível visualizar de forma mais clara como o layout industrial é moldado e identificar onde há perdas com a estrutura atual.

Além disso, é possível medir a própria eficiência, em termos de movimentação, daquele processo. Quanto maior o número de linhas traçadas, mais tempo se perde e, por consequência, maior é o desperdício da operação.

Ao reduzir a distância percorrida por um funcionário dentro da planta, existe um melhor aproveitamento da hora desse profissional, por isso o Diagrama de Espaguete traz oportunidades de otimização de processos.

 

Como elaborar um Diagrama de Espaguete?

É hora de colocar a mão na massa! Como já falamos, o que você precisa fazer, basicamente, é traçar um mapa com os caminhos percorridos por ativos ou colaboradores.

Porém, é importante seguir alguns critérios para que o diagrama não fique confuso e análise seja mais proveitosa.

Decida qual processo será mapeado. Se você quiser visualizar a movimentação de vários processos ao mesmo tempo em um único diagrama, certamente terá problemas. Aproveite para priorizar processos que você já imagine que precisem de otimizações.

Faça o desenho da planta. Não precisa ser nada complexo, mas é importante fazer o desenho mantendo as características atuais do layout, de preferência em um formato A3.

Desenhe o trajeto percorrido. Trace uma linha de forma contínua indicando todo o trajeto percorrido pelo funcionário, equipamento ou ativo. Defina as distâncias percorridas e o tempo gasto em cada rota. Se precisar, utilize mais de uma cor para representar diferentes caminhos.

Analise o diagrama. Com o auxílio da equipe, estude os movimentos desenhados, identifique rotas desnecessárias, e avalie tempos e movimentos já colhidos.

Faça mudanças. A partir dos insights levantados, reestruture o layout da sua empresa, defina novas rotas e crie propostas para otimizar a rotina dos trabalhadores. Lembre-se de refazer todo o passo-a-passo com certa frequência, afinal, os processos estão sempre se modificando.

O resultado é algo desse tipo:

 

 

Como a Novidá automatiza o Diagrama de Espaguete

A Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização de precisão que torna o trabalho do Diagrama de Espaguete muito mais simples. Por meio de beacons ou smartphones, monitoramos a movimentação de pessoas ou equipamentos dentro do ambiente de trabalho.

Dessa forma, o gestor pode acompanhar todas as rotas percorridas, medir tempos de execução, visualizar um mapa de calor do seu negócio, localizar funcionários em tempo real e muito mais.

De forma automatizada, é possível visualizar tudo que acontece na operação, ficando muito mais fácil para identificar possíveis gargalos e tomar decisões que otimizem processos.

Quer entender melhor como a Novidá pode atuar para trazer informações ainda mais relevantes do que o Diagrama de Espaguete? Agende uma conversa com um de nossos especialistas.

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo