x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Digitalização do Chão de Fábrica
17 de maio 2018

Digitalização do chão de fábrica – Entenda as vantagens

Você já ouviu falar em digitalização do chão de fábrica? Essa é uma tendência que está ganhando indústrias em todo o mundo. Países como Estados Unidos e Alemanha já adotaram essa automatização com máquinas inteligentes que tomam decisões a partir de dados fornecidos em tempo real.

Estima-se que mais de US$ 13 bilhões serão investidos nas próximas décadas para modernizar indústrias ao redor do planeta, mas infelizmente o Brasil ainda está muito atrasado quando falamos sobre os impactos que a digitalização gera no modelo de negócio.

Dessa forma, saber como unir produtividade, qualidade e baixo custo através do investimento no chão de fábrica pode ser um grande diferencial para que você saia a frente da concorrência!

Quer saber como? Confira algumas dicas!

 

Realidade aumentada

Velocidade, praticidade e qualidade de serviço são os principais benefícios da RA.

Utilizada por grandes empresas, como a Boeing – uma das maiores fabricantes de aviões do mundo – a tecnologia está ganhando cada vez mais espaço dentro do chão de fábrica.

Os benefícios são inúmeros: além de orientar operários durante o processo de manufatura através do dispositivo HoloLens, a ferramenta auxilia a visualizar os locais em que os itens devem ser postos.

Com a RA, todas as informações são disponibilizadas virtualmente, promovendo maior interação com o mundo real e possibilitando instruções claras e seguras para todos os funcionários, em qualquer setor.

De acordo com uma pesquisa da IDC, o mercado da Realidade Aumenta crescerá para 49 bilhões de dólares até 2021, e grande parte das vendas deve ser para a indústria. Portanto, não fique fora dessa onda e comece já a analisar quais benefícios seu negócio pode ter com o auxílio dessa tecnologia.

 

Monitoramento de pessoas e ativos

No dia a dia das indústrias, inúmeros processos são realizados a cada minuto, e é impossível acompanha-los de perto sem o auxílio da tecnologia.

É por isso que a rastreabilidade é tão importante. Para saber tudo que está acontecendo no chão de fábrica, dispositivos são acoplados à maquinas e pessoas, permitindo que haja maior controle sobre como cada um se move pela indústria e cortando gastos desnecessários com recursos extras – sejam humanos ou materiais.

Além disso, a tecnologia ajuda a evitar possíveis gargalos no processo e impede que os problemas sejam verificados apenas quando o produto final já está pronto, uma vez que é capaz de acompanhar a origem da matéria-prima com defeito e saber de qual fornecedor ela veio.

 

Comunicação integrada  

Imagine que maravilha se suas máquinas, ao receberem o pedido de um produto azul, soubessem exatamente o que fazer desde a fase da matéria-prima até a entrega da peça personalizada.

Parece bom? Pois é, essa produção individualizada só é possível graças à comunicação entre todos os agentes envolvidos em sua manufatura.

Muitos acreditam que gerar integração é promover a conversa de máquina para máquina, mas esquecem de que as peças são fundamentais no processo, bem como as pessoas, que podem se manter conectadas com o fácil uso de dispositivos móveis.

Assim, se você busca agilidade, essa tecnologia é essencial, já que também oferece benefícios para a gestão de estoque ao monitorar elementos de forma inteligente e permitir que o sistema, ao perceber a falta de um produto, faça automaticamente o pedido ao fornecedor.

 

Individualização na manutenção

Pense na dor de cabeça que é quando uma máquina fundamental para o processo quebra de forma inesperada. Além de perdas graves, a empresa sofre com o atraso em todo processo produtivo e a qualidade do serviço fica comprometida.

Por esses motivos que é tão importante fazer uma boa gestão da manutenção. Com sensores instalados nas máquinas, é possível coletar dados a todo instante e saber quando e quais peças são passíveis de problemas.

Embora a fábrica inteira necessite de cuidados constantes, a manutenção preditiva é fundamental para serviços personalizados e estratégicos, que agilizam – e muito – os processos no chão de fábrica.

 

Como a Novidá pode te ajudar com a digitalização do chão de fábrica

Através do sistema de geolocalização indoor e outdoor desenvolvido pela equipe Novidá, você pode estar por dentro de tudo que acontece em sua empresa de forma prática, personalizada e segura.

Isso porque contamos com tecnologias RTLS de alta precisão, que entregam informações em tempo real, possibilitando o aumento da produtividade e facilidade na tomada de decisões estratégicas graças aos inúmeros dados analisados.

Ficou interessado em nosso trabalho? Conheça nossa solução para a indústria!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo