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Empresas de BPO
3 de dezembro 2018

O que empresas de BPO podem fazer pelo seu negócio?

Desde pequenas startups até grandes multinacionais, são muitos os negócios que optam por buscar empresas de BPO para terceirizar processos. Essa tendência tem como motivação a oferta de serviços inovadores em um ambiente comercial altamente competitivo e em constante mudança.

Já adiantando: a principal vantagem que a terceirização de processos de negócios oferece a uma empresa é a flexibilidade. Ao terceirizar funções não essenciais e administrativas, o negócio pode alocar melhor seus recursos e seu tempo, voltando-se para suas principais competências, como relacionamento com clientes, liderança de produtos ou excelência operacional.

Uma organização que consegue aperfeiçoar suas operações principais desenvolve uma importante vantagem competitiva sobre as empresas concorrentes em seu setor. Você sabe quais operações podem ser alvo de outsourcing e como comparar empresas que oferecem esse serviço? Descubra já!

O que é BPO?

O Business Process Outsourcing (BPO) é um método de subcontratação de várias operações relacionadas a negócios para fornecedores terceirizados. Trata-se de um componente importante da estratégia de negócios.

O BPO está relacionado à busca de projetos organizacionais mais eficientes, como a redução de custos, o crescimento da produtividade e o incentivo a capacidades inovadoras. O BPO é, portanto, uma fonte importante de vantagem estratégica.

Quando esse sistema começou a ser utilizado, aplicava-se principalmente a empresas de manufatura, que terceirizavam grandes segmentos de suas cadeias de suprimentos. Agora, no entanto, é aplicável à terceirização de serviços.

Geralmente, o BPO depende de tecnologia e infraestrutura para permitir que empresas externas desempenhem suas funções com mais eficiência. Ele oferece a oportunidade de acessar os mais recentes recursos tecnológicos aos quais de outra forma os negócios não teriam acesso.

Parceiros de BPO e empresas estão constantemente trabalhando para melhorar seus processos ao adotar as mais recentes tecnologias e práticas para se destacar em um ambiente altamente competitivo.

Qual a sua importância?

A terceirização de processos de negócios é uma solução potencial. Envolve delegar certas responsabilidades para empresas qualificadas que, concluindo tarefas em seu nome, permitem a alocação de recursos em outros lugares.

Dessa forma, a velocidade e a eficiência do processo de negócios são aprimoradas de modo a permitir que os funcionários invistam mais tempo em estratégias para aumentar a vantagem competitiva e elevar o engajamento da cadeia de valor.

Quando os gastos com recursos de capital e ativos não são necessários, o crescimento organizacional também se eleva, o que evita retornos de investimentos problemáticos. As organizações não são, assim, obrigadas a investir em ativos de estratégia de negócios primários não relacionados, facilitando uma mudança de foco para competências específicas.

Outros benefícios da terceirização de processos de negócios incluem relatórios rápidos e precisos, produtividade aprimorada, capacidade de atribuição de recursos, aumento do crescimento organizacional devido a gastos de capital e ativos não necessários, expansão da presença global dos negócios e muito mais.

 

Que operações são alvos de outsourcing?

Normalmente, são 2 as áreas nas quais as empresas adotam a terceirização de processos de negócio: o back office e o front office.

As pessoas que trabalham no back office geralmente têm funções internas de negócios, como logística, cobranças, contas a receber ou aquisição. A terceirização aqui se refere à delegação de operações de negócios principais da empresa (contabilidade, processamento de pagamentos, serviços de TI, recursos humanos, garantia de qualidade, entre outros) para profissionais bem versados, que podem garantir que tudo correrá bem.

Por outro lado, exemplos de tarefas de front office normalmente terceirizadas incluem serviços relacionados ao cliente, como suporte técnico, vendas de entrada e saída, comércio e marketing.

 

Como delegar processos para empresas de BPO?

Os processos de terceirização costumam ser um jogo de tentativa e erro. O que funciona internamente para uma empresa pode precisar ser enviado para um profissional externo em outra empresa, da mesma forma que o tempo que você gostaria de dedicar a um projeto específico pode não refletir necessariamente sua programação real.

Antes de decidir terceirizar, você deve traçar um objetivo claro, tendo em mente o que deseja alcançar com a terceirização.

Como vimos, o principal objetivo da terceirização é delegar atividades não essenciais para que você tenha tempo suficiente para se concentrar na área de negócios principal, aumentar sua eficiência no trabalho ou reduzir seus custos de suporte. Portanto, é preciso fazer uma pesquisa de antemão para definir claramente o que você pretende alcançar com a terceirização.

É por isso que vale a pena realizar uma auditoria investigativa das suas funções atuais de negócios, consultando os funcionários e as partes interessadas sobre a maneira como as coisas funcionam e como elas podem ser aprimoradas antes de tentar entrar em acordos de BPO.

Quando exercida de forma eficaz e depois de encontrado o equilíbrio perfeito para seu negócio, a terceirização de processos pode reduzir drasticamente o tempo e o dinheiro que você desperdiça atualmente com o trabalho ocupado. Lembre-se de fazer sua pesquisa e não tenha medo de explorar as possibilidades!

 

Como comparar empresas de BPO?

Escolher o parceiro certo de terceirização para seu negócio não é tão simples quanto pode parecer. Para delegar qualquer trabalho para alguém, deve haver confiança suficiente entre você e seu parceiro. Se você não confia na parceria, sua empresa pode não usar todo o potencial da terceirização.

Verifique a experiência do fornecedor de BPO. Isso inclui perguntar sobre o know-how da empresa no seu setor, sobre o número de projetos trabalhados e sua clientela. O site de uma empresa BPO já tem um grande leque de informações a oferecer. Mas vá além, buscando entender melhor o escopo dos fornecedores e sua qualidade de trabalho.

Procure saber de clientes e ex-clientes sobre desafios enfrentados e as medidas tomadas para simplificar o processo. O problema é que o cliente pode não compartilhar detalhes reais devido a acordos de privacidade. Respeite.

Durante todo o processo, lembre-se de que uma comunicação eficaz com o parceiro de outsourcing garante que a empresa de terceirização entenda melhor seu negócio e seus requisitos. Como consequência, tanto o caminho percorrido na transição como o resultado em si serão mais proveitosos.

Seguindo os critérios citados aqui, você certamente encontrará a melhor empresa de terceirização de processos de negócios. Pronto para essa missão?

E então, ficou interessado em fazer parcerias com empresas de BPO? Entre em contato com a Vexia para conhecer as soluções que ela tem a oferecer!

 

*Guest Post da Vexia para a Novidá

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