x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Epi
10 de agosto 2018

EPI – O que é e qual sua importância?

Capacetes, óculos, luvas, cintos de segurança, botas… São esses e muitos outros que compõe a enorme lista de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – fundamentais para garantir a segurança no trabalho de todos os funcionários da empresa.

Para se ter uma ideia de sua importância, em 2014 foram registrados mais de 400 mil acidentes provocados pelo uso inadequado – ou não uso – dos EPIs. Esse número representa mais da metade da quantidade de acidentes ocorridos no trabalho, e com isso entendemos um ponto importante: os equipamentos podem salvar vidas!

Devido ao fato, a norma técnica NR6 determina a utilização obrigatória dos utensílios, que devem ser fornecidos aos trabalhadores de forma gratuita, seja para protege-los de acidentes ou de doenças ocupacionais.

 

Função da empresa e manutenção de EPI

Por mais que o ambiente seja seguro, não se pode bobear! Os riscos existem em qualquer lugar e é muito melhor prevenir do que ter que enfrentar uma crise.

Entretanto, são muitos tipos e modelos desenvolvidos para as mais diversas tarefas, que vão desde funções corriqueiras da empresa até um serviço na rede elétrica.

Logo, o primeiro passo é mapear o local e elaborar um estudo de riscos. Isso facilita a redução de áreas perigosas e ajuda a empresa saber quais equipamentos fundamentais para seus funcionários.

Depois, é preciso garantir que os EPIs tenham um Certificado de Aprovação, que mostra a conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho.

O local de armazenamento também é um ponto essencial a ser pensado. Eles devem ser mantidos em ambientes apropriados e em boas condições, geralmente contendo o nome de cada funcionário.

Caso sejam danificados ou perdidos, é função da empresa repô-los imediatamente para que o trabalhador não fique em perigo.

 

Principais EPIs

 

 Proteção da cabeça

– Capacetes com aba

– Capacetes com viseira

 

Proteção do rosto

– Protetores auriculares

– Máscaras

– Aparelhos filtrantes

– Óculos de proteção e viseiras

 

Proteção dos membros superiores e inferiores

– Botas

– Luvas

– Avental

 

Proteção contra quedas

– Cintos de segurança

– Trava-quedas

– Talabartes

 

Como a Novidá pode te ajudar

Garantir a proteção dos funcionários é fundamental não só para a equipe, como para a empresa. Por isso, todo cuidado é pouco!

Pensando em facilitar os mais diversos tipos de operações, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que pode contribuir muito para a segurança dos trabalhadores.

Isso porque, através de nossa tecnologia baseada na Internet das Coisas e RTLS, você pode criar checklists automatizados com todos os pré-requisitos para que cada funcionário saiba o que precisa para realizar as tarefas adequadamente, incluindo EPIs. Se o perigo for iminente, o sistema enviará alertas, possibilitando que medidas essenciais sejam tomadas com rapidez.

Se você acha que os benefícios acabam por aí, se engana! Além da tecnologia possibilitar a realização de uma excelente gestão de pessoas, ela também ajuda a entender como funciona a movimentação de materiais em seu chão de fábrica!

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo