x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

eSocial: o que é e o que você precisa saber

O eSocial é um programa do governo federal instituído em 2014 com o objetivo de integrar informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas de todo país, armazenando todos os dados em um sistema virtual e único.

A ideia desse processo é simplificar o modo como as empresas enviam as informações relacionadas aos vínculos de seus trabalhadores. Não se trata, portanto, de uma mudança uma mudança nas leis ou de uma nova obrigação tributária, é apenas uma nova maneira de cumprir as obrigações trabalhistas.

 

Quais informações devem ser enviadas?

São 15 itens que estão inclusos no eSocial. A ideia é justamente substituir todas essas guias e em um único documento virtual.

Confira a relação de informações que você precisa reunir:

  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Folha de Pagamento
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
  • Guia da Previdência Social (GPS)
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Livro de Registro de Empregados (LRE)
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  • Comunicação de Dispensa (CD)
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)

 

Quem precisa se adequar ao eSocial?

Praticamente todas as empresas brasileiras que tenham funcionários precisam enviar as informações dos seus colaboradores para o eSocial. Ou seja, isso inclui empresas privadas, micros e pequenas empresas, MEI (microempresário individual) com empregados e órgãos públicos.

Dessa forma, todo empresário precisa entender quais são os dados que ele precisa reunir, se organizar e planejar o trabalho da equipe para que todas as informações (como horários, aviso prévio de licenças, férias, etc) sejam documentadas. Isso dará mais segurança a empresa e evitará problemas com o governo.

O prazo para a entrega das informações varia de acordo com o porte da empresa e com o tipo de dado a ser enviado. Porém, ele já está em vigor e, se você está atrasado, pode já sofrer os encargos por perder o prazo. Portanto, regularize sua situação o quanto antes.

Segue abaixo as datas de entrega em cada situação.

 

 

Mas afinal, para que foi criado o eSocial?

Muitos empresários estão com o cabelo em pé e acreditam que o eSocial só serviu para atrapalhar e confundir ainda mais as coisas.

De fato, a curto prazo, os departamentos financeiro e de RH estão sofrendo para se adequar ao novo sistema. No entanto, a ideia é justamente desburocratizar o processo e simplificar o envio de informações ao Governo Federal.

Depois que as empresas já estiverem mais habituadas ao sistema, os empresários enxergarão vantagens nessa centralização de dados, que vai garantir mais agilidade à prestação de contas e evitar problemas de duplicidade de informação, por exemplo.

Além disso, ele também é uma importante ferramenta para o Governo Ferderal, já que combate a sonegação fiscal, dando maior segurança e transparência das informações.

 

Como a Novidá pode te ajudar nas questões do eSocial?

Organizar os dados de todos os colaboradores não é uma tarefa fácil. Principalmente em empresas grandes, com diferentes turnos, nem sempre todas as informações de horários e atividades são bem gerenciadas.

O sistema de geolocalização indoor da Novidá vem para ajudar nesse sentido. Usando uma tecnologia de IoT, acompanhamos a jornada do colaborador durante todo seu dia de trabalho.

Assim, além de gravar horários de entrada e saída, o gestor ainda terá em mãos informações valiosas sobre o tempo de execução de cada atividade, um mapa de calor que mostra onde os colaboradores passam a maior parte do tempo e muitos outros dados relacionados a movimentação de pessoas.

Quer entender como aumentar a produtividade da sua empresa, ter maior controle sobre o seu negócio e ainda ter informações corretas para o eSocial? Agende um bate papo conosco!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo