x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Telefone

    +55 11 4431-8580

  • Endereço

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Estratégia IoT
26 de junho 2018

Como implementar uma estratégia IoT no seu negócio

Mais de 300 bilhões de dólares. É essa a previsão de renda gerada por fornecedores de produtos e serviços com base na Internet das Coisas daqui alguns anos. Devido a esse enorme potencial disruptivo, as empresas estão antenadas e muitas já começaram a implementar uma estratégia IoT em seus negócios.

A competitividade, obviamente, é um dos principais pilares a serem trabalhados, já que é impossível fechar os olhos para a transição de cenário em que vivemos. Com o advento da Indústria 4.0, cada vez mais companhias buscam soluções alternativas e os dados não mentem: seis dos dez participantes de pesquisa realizada pela Mckinsey afirmam estar preparados para adotar as inovações que vem por aí.

Se você não faz parte desse grupo, é hora de repensar o modelo de negócio o mais rápido possível! Por isso, preparamos um guia prático com os principais passos para implementar uma estratégia IoT e colocar sua empresa no topo.

Confira!

 

Defina suas prioridades

Um grande erro que muitas empresas cometem e acaba comprometendo os negócios é querer investir em soluções variadas de uma vez só.

A melhor alternativa é concentrar os esforços em apenas uma alavanca por vez e, para defini-la, é importante saber quais as demandas do ambiente e qual ponto principal atacar.

Por isso, observe todo o cenário e junte o máximo de informações possível sobre sua empresa, estude o mercado e faça uma análise SWOT.

 

Identifique os fatores externos

Para ter uma noção mais ampla sobre como a IoT pode melhorar sua atuação no mercado e otimizar os processos, procure estudar os concorrentes da sua empresa e verifique como eles estão se beneficiando da tecnologia.

Saiba sobre os clientes de cada companhia e estude seus próprios para entender quais necessidades já estão sendo atendidas e onde há lacunas.

 

Avalie a melhor forma de implantar uma estratégia de IoT

O primeiro ponto a ser pensado é a segurança. Muitas empresas não tomam os devidos cuidados e sofrem com ataques e produtos fora das normas.

Nem precisamos comentar sobre a dor de cabeça que isso traz, certo?

Por isso, esteja atento e realize uma auditoria completa para avaliar esse tipo de questão e também entender qual a melhor infraestrutura de rede, os tipos de acesso, as dificuldades de conectividade e quais os possíveis riscos.

 

Pense na implantação

Uma vez que você já pensou em como começar a aplicação da IoT, esboce projetos e protótipos para testar suas ideias. Monte um FAQ com as principais dúvidas sobre o plano e escreva uma carta de projeto para facilitar a compreensão das equipes.

 

Verifique suas capacidades técnicas

Esse passo é fundamental para compreender quais os benefícios da solução tanto para a empresa como para os clientes.

Assim, faça um questionário sobre seu plano e aborde questões relativas à implementação, desempenho e recomendações.

Exemplo:

– Qual o problema que minha solução resolve?

– Quais dados precisam ser coletados?

– O quão complexos são os algoritmos?

– O que pode acontecer caso os dados não sejam transmitidos?

 

Construa uma equipe forte

A tecnologia é viva, a cada dia surge algo novo e é essencial desenvolver uma mentalidade aberta à mudança e à experimentação para acompanhar as transformações.

Formar equipes multifuncionais dedicadas a impulsionar a inovação é um ponto a ser fortemente trabalhado, inclusive para tornar possível o desenvolvimento de capacidades internas e permitir que a empresa consiga resolver seus problemas com agilidade e talento.

 

Como a Novidá pode te ajudar a implantar uma estratégia IoT

Coletar dados estratégicos é uma das principais vantagens da Internet das Coisas, ainda mais quando eles ajudam a tomar decisões e a resolver problemas dentro da empresa.

Por isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que utiliza o melhor da IoT em conjunto com a Inteligência Artificial para garantir o monitoramento completo de pessoas, ativos e máquinas em tempo real.

Se você pensa em adotar a tecnologia com segurança, praticidade e personalização, clique aqui e saiba como podemos te ajudar!

 

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo