Blog

Futuro do Supply Chain: o que está por vir?

Futuro do Supply Chain: o que está por vir?

Certamente você se lembra da crise de 2008. Embora a economia tenha sido bastante afetada, ela não foi a única. Os problemas financeiros invadiram as indústrias e criaram um ambiente de incertezas com relação aos processos, por isso é fundamental analisar uma das cadeias mais críticas e pensar no que está por vir. Afinal, o que o futuro do Supply Chain tem a oferecer?

Uma pesquisa realizada pela Robert Half mostrou que 76% dos profissionais de supply chain acreditam que a área só tem a crescer, mas ainda assim, em especial no Brasil, a tecnologia começou a engatinhar não faz muito tempo.

Por isso, para sair na frente e bater a concorrência, é preciso ampliar o leque de opções e saber exatamente que passos tomar em busca da inovação. Confira abaixo dicas para se reinventar e entenda o que está por vir no futuro do Supply Chain.

 

1 – Reformule o Supply chain

Para lidar com o novo cenário em que a área se encontra, muitas empresas estão apostando em novas técnicas de reorganização.

O primeiro ponto é imaginar o supply chain como uma rede de abastecimento digital que une não só os fluxos físicos, como também talentos, informações e finanças, para então ter uma visão holística do que a cadeia representa.

Dividir os supply chains tradicionais e criar estruturas menores e mais ágeis também é uma excelente estratégia, pois dessa maneira, essas estruturas estarão bem mais preparadas para gerenciar e agir em altos níveis de complexidade, além de economizar recursos financeiros e melhorar o atendimento aos consumidores.

Para que tudo funcione como o planejado, é essencial saber como fazer essa divisão de categorias, por isso fique atento! Analise não só os termos de custo e distribuição, mas os trade-offs.

Dependendo da estratégia aplicada, você será capaz de até mesmo usar modelos que permitam retardar a produção, ou seja, em vez de prever os pedidos com muita antecedência, será possível produzir em momentos mais próximos da demanda real e reduzir custos.

 

2 – Otimize!

Para que você seja capaz de otimizar os processos industriais e o supply chain de acordo com o que falamos no item anterior, é interessante agrupar seus produtos com base na volatilidade da demanda e no volume total.

Um bom jeito de fazer essa análise, é começar pela volatilidade da demanda do consumidor e seu histórico de volumes de produção, para então comparar os resultados com o custo final nas diferentes regiões.

Esses dados podem inclusive te ajudar a definir os segmentos do supply chain.

 

3 – Internet das Coisas na indústria

Como sempre, nós não poderíamos deixar de falar dela! A maior promessa de tecnologia se encontra dentro do mundo do IoT, e é fundamental estar por dentro de tudo que ele oferece.

Na área do supply chain, é importante que as empresas estejam preparadas para adotar um controle mais rígido na cadeia de processos e se abrir à realidade do estoque zero, além de saberem que será a Internet das Coisas que guiará as atualizações na indústria.

 

4 – Nuvem!

Mais uma tendência aguarda o supply chain do futuro.

Não só a rede comercial poderá ser baseada na nuvem, como também sistemas de armazenamento e gerenciamento de transportes.

Com ela, a comunicação poderá ser estabelecida em tempo real, o que possibilita maior controle dos processos e economia de tempo.

 

5 – Trabalhadores qualificados e robótica

Podem parecer opostos, mas a realidade é que as máquinas e a qualificação do chão de fábrica são essenciais para uma boa gestão em qualquer área, inclusive a do supply chain.

Ter uma equipe bem estruturada é fundamental para enfrentar todos os desafios que estão por vir, portanto, é necessário investir em capacitação, bônus e treinamentos.

 

6 – Mais complexidade

Conforme a indústria e o mercado crescem, maior a demanda fica.

Atualmente, os consumidores buscam cada vez mais produtos voltados às suas necessidades específicas e personalizados para o uso, portanto, é necessário ter em mente que a diversidade é importante.

Por conta disso, é provável que você enfrente maior complexidade na área e tenha que trabalhar mais para atender às exigências mais diferenciadas de clientes.

Esteja preparado para isso!

 

Como a tecnologia pode ajudar o supply chain no futuro

Muitos dos planejamentos de controle ainda dependem de uma ferramenta bem simples: O Excel.

Certamente você já o utilizou ou o utiliza ainda, mas saiba que, apesar de ser intuitiva e conhecida pela maioria dos atuantes na área, ela não oferece a melhor experiência quando comparada a outras tecnologias.

Por isso, procure sistemas ERP que permitam a integração de todo sistema e viabilize ainda mais a nuvem na sua gestão.

Outro tipo de ferramenta interessante para ser pensada é as que realizam cotação online dos produtos e oferecem grande diferencial para ampliar a produtividade e otimizar o tempo de forma inteligente.

Mais uma dica: Não se esqueça do monitoramento. Quando realizado em tempo real, permite maior controle por parte do responsável pelo supply chain e possibilita que decisões estratégicas sejam tomadas a partir de observações holísticas.

Para esse fim, conte com a tecnologia da Novidá! Através de um  sistema de geolocalização indoor e outdoor que une inovação e flexibilidade, é possível ter total controle da planta e da área logística, seja no rastreamento de funcionários, máquinas ou veículos, além de possuir sistema analytics que analisa de forma integrada os dados coletados.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil