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Gemba
2 de julho 2018

Gemba: o que é e como aplicar?

Você já ouviu a expressão “ir ao Gemba”? O conceito é simples, mas muito interessante para aqueles que buscam constantes melhorias na gestão de processos.

Isso porque Gemba, palavra de origem japonesa, significa “verdadeiro lugar” e, dentro do cenário empresarial, pode ser definida como o local onde as coisas realmente acontecem. Assim, ao falarmos de uma indústria, o Gemba seria o chão de fábrica.

Aí você pergunta: mas por que ela pode ajudar os negócios? Fácil! A expressão acima é literal. Ir ao Gemba é caminhar pela área não apenas para conhecê-la, mas para retirar valor e insights ao analisar a forma com que os processos são realizados, como é possível resolver problemas ou até mesmo para fazer uma auditoria do trabalho.

Muitos gestores permitem que gargalos no processo apareçam justamente por não conversarem com quem trabalha efetivamente no Gemba e ignorarem informações importantes sobre assuntos que variam desde movimentação de materiais até o nível de qualidade do produto final.

Para que você não corra esse tipo de risco, acompanhe o artigo e saiba como usar o conceito em seus negócios!

 

Como aplicar o Gemba

 

Converse com seu time

É fundamental manter bons relacionamentos com suas equipes e estar sempre próximo a elas. Por ficarem constantemente no ambiente, seus funcionários poderão identificar melhor as necessidades e ter ideias diferentes das suas.

Mantenha-os engajados em todo o processo para que o time esteja verdadeiramente alinhado com a proposta de melhoria contínua para otimizar os processos e impossibilitar dores de cabeça.

 

Acompanhe de perto o que acontece em seu Gemba

Atualmente, diversos softwares possibilitam que você tenha informações em tempo real sobre seu negócio, o que permite acompanhamento constante e boa visualização de todo o processo.

Um exemplo é o sistema de rastreamento, que possibilita fazer à distância uma boa gestão de pessoas e monitorar a produtividade de sua equipe.

 

Não economize nas perguntas

Dica: quanto mais abertas elas forem, melhor! Procure questionar coisas simples com os famosos “o que”, “através do que”, “quando”, para conseguir informações mais amplas sobre o que acontece de verdade.

Se você focar em perguntas do tipo “por que” ou “como”, é provável que elas venham carregadas do juízo de valor de quem as responde e reflitam apenas um ângulo da situação.

 

Vá atrás do Gemba

Não adianta achar o conceito sensacional se não colocar os pés na massa. Vá regularmente até o Gemba, caminhe, observe e analise. Ao reservar um tempinho para essa tarefa, logo você estará apto a reconhecer a forma com que os processos operam, como são gerenciados, quais tipos de problema ocorrem, entre outros diversos detalhes que passarão a ser facilmente reconhecidos.

Não se esqueça de que assim que surgir um problema, o primeiro passo é correr até o Gemba! Busque também realizar ações temporárias no ambiente para identificar máquinas quebradas e mercadorias devolvidas, por exemplo.

 

Por dentro da rotina

Há duas atividades principais que visam garantir o QDC (Qualidade, Custo e Entrega, em inglês):

Manutenção: estabeleça os padrões e analise constantemente se estão sendo seguidos. Caso contrário, convoque sua equipe e viabilize a realização daquilo que foi combinado.

Kaizen: os padrões estabelecidos, além de estarem em vigor, devem ser otimizados sempre que possível. A missão do Kaizen é garantir essa melhoria através de três pilares: padronização, eliminação do desperdício e 5S. Esse último é uma sigla que identifica o padrão de qualidade com cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina.

 

Como a Novidá pode te ajudar com a aplicação do Gemba

Para que tudo funcione corretamente, é essencial que alguém esteja acompanhando os processos e ter informação em tempo real é a grande chave para o sucesso.

Por isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e de precisão para auxiliar na gestão de ativos, pessoas e máquinas através do rastreamento.

Graças à tecnologia, você se torna capaz de visualizar tudo que está acontecendo em seu Gemba, podendo ter insights poderosos para aumentar a produtividade, realocar equipes, economizar tempo e cortar gastos na compra de materiais extras.

Tudo isso com um sistema prático, personalizado e seguro, que se utiliza do poder da Internet das Coisas e das RTLS em forma de tag, como os beacons.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

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