x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Geolocalização Indoor
6 de agosto 2018

Geolocalização Indoor: Conheça as aplicações

Se seu objetivo é otimizar operações, reduzir custos, garantir segurança e ganhar uma boa vantagem competitiva no mercado, vale a pena entender os benefícios da geolocalização indoor.

Sua principal missão é possibilitar o acesso, em tempo real, à localização de máquinas, ativos e pessoas que você queira monitorar para que, com base no cruzamento e análise de dados, sua equipe tome decisões estratégicas e possa implementar a cultura lean e de melhoria contínua.

Para entrar em funcionamento, a geolocalização indoor se utiliza da Internet das Coisas e das RTLSbeacons, WiFi, ZigBee e outros protocolos -, o que torna o sistema bastante flexível e adaptável para os mais diversos ambientes e necessidades.

Embora possa estar presente em praticamente qualquer aplicação, listamos as principais para mostrar quais as vantagens da tecnologia e como elas podem ser úteis no dia a dia.

Confira!

 

Onde aplicar a geolocalização indoor?

 

Indústria

Se seu objetivo é rastrear pessoas, o monitoramento possibilita realocar equipes, enviar comandos em tempo real ao chão de fábrica e garantir a segurança dos colaboradores com um checklist automatizado contendo todas as informações necessárias para que eles saibam exatamente como realizar uma tarefa.

Além disso, você estará por dentro de toda a movimentação de materiais e máquinas, podendo traçar rotas estratégicas e mais eficientes para que a operação seja otimizada.

 

Hospitais

Uma das grandes vantagens aqui é a redução de custos com materiais extras. Por exemplo: um eletrocardiograma é um equipamento móvel muito caro, mas fundamental para hospitais. Por estar cada hora em um andar, é de difícil localização e requer cópias.

Com a possibilidade de rastreá-lo, você reduz custos e diminui significativamente o tempo de espera para consegui-lo em uma situação de emergência, já que saberá, em tempo real, onde a máquina estará.

Além disso, com a tecnologia, sua equipe consegue identificar as jornadas dos pacientes, entender em quais ambientes a demanda por recursos físicos e humanos é maior e onde estão localizados os principais gargalos.

 

Logística

Uma das áreas mais importantes para o bom desenvolvimento da empresa! Na logística, a geolocalização pode facilitar muito o trabalho e permitir que oportunidades sejam identificadas.

Você pode, por exemplo, rastrear um caminhão e saber exatamente quando ele chega e sai. Ou então monitorar equipamentos de movimentação interna, como empilhadeiras, e otimizar suas rotas.

A tecnologia também possibilita que as operações sejam realizadas com maior qualidade e eficiência, desde a acuracidade do inventário até a distribuição de tarefas entre os funcionários.

 

Facilities

Ficou surpreso? Pois é, a geolocalização também pode ajudar – e muito – no gerenciamento das operações de facilities.

Isso porque você terá controle total de tudo que acontece e poderá designar recursos de acordo com as demandas, além de controlar todas as equipes, desde manutenção até limpeza.

Aqui, é uma boa ideia também investir no monitoramento de staff para saber quando cada funcionário chegou ou saiu do cliente, melhorando sua gestão de pessoas.

 

Como a Novidá pode te ajudar?

Com apenas alguns exemplos, já foi possível notar como a geolocalização pode gerar vantagens significativas dentro do negócio e otimizar as operações de forma holística.

Para te ajudar a abraçar essa tecnologia, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor de precisão, funcionando a base de diferentes protocolos e garantindo segurança, praticidade e flexibilidade.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e descubra como podemos te ajudar!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo