Blog

Gestão à vista: como a tecnologia ajuda nesse processo?

Gestão à vista: como a tecnologia ajuda nesse processo?

Você sabe o que é gestão à vista? Trata-se de uma forma de disponibilizar para toda a corporações informações, KPIs e relatórios importantes na tomada de decisão diária de forma simples, ágil e confiável.

O método é bastante utilizado por empresas que buscam obter e disponibilizar informações relevantes a toda a corporação de modo claro e objetivo.

Além de organizar as tarefas e o andamento dos processos, o método facilita o acompanhamento de dados atualizados, permitindo que decisões estratégicas sejam tomadas rapidamente e possibilitando o aumento da produtividade com a equipe conectada.

Na indústria, fica muito mais fácil acompanhar o andamento do Planejamento e Controle de Produção (PCP) e o desempenho geral do Gemba com um método de gestão à vista.

 

O que é gestão à vista?

Basicamente, como adiantado brevemente acima, a gestão à vista é uma metodologia de gerenciamento e uma ferramenta de administração para garantir mais transparência e visibilidade dos processos realizados na empresa.

Para isso, é preciso disponibilizar de forma aberta informações para todos os colaboradores da empresa, para que toda a equipe visualize indicadores e entenda quais pontos precisam ser melhorados. Isso facilita a comunicação e permite que todo time esteja envolvido na melhoria contínua de processos.

Abaixo iremos detalhar um pouco mais os principais modelos de gestão a vista, seus impactos e como a tecnologia já tem apoiado empresas a aplicar, de forma escalável, modelos de gestão à vista em suas operações.

 

Exemplos de gestão à vista

Kanban

Implementar o sistema é muito fácil, já que ele se utiliza de cartões de sinalização constantemente atualizados.

Pode ser implantando na gestão de estoques, por exemplo, já que possibilita uma reposição ágil dos produtos e garante que os gestores acompanhem a quantidade disponível.

Demais sistemas envolvidos, de forma direta ou indireta na produção, como picking e gestão de OFR em operações logísticas, gestão de atividades de equipes de manutenção, ordens de serviço de produção e diversos outros processos podem ser organizados, no seu dia a dia, pelo Kanban.

 

Dashboards

O papel dos também chamados painéis de gestão é indicar os resultados que a empresa vem obtendo em cada processo ou setor.

As informações podem ser atualizadas em tempo real ou com uma periodicidade definida, como a cada manhã por exemplo, mas o importante é que elas não fiquem velhas e percam valor, aí que os novos sistemas integrados à internet começam a sanar o problema da obsolescência dos dados.

O importante aqui é que a equipe tenha acesso fácil as informações vitais para a tomada de decisão diária na operação.

 

Como implementar a gestão à vista

Treine sua equipe

É extremamente importante que todos os funcionários saibam interpretar os dados disponibilizados.

Separe um tempo para treiná-los, explicar como o método adotado funciona e como tirar insights a partir dele.

Garanta que os líderes mantenham os padrões alimentados e coletem todas as informações com responsabilidade.

 

Defina os indicadores

Cuidado para não ir com muita sede ao pote.

Adote um método de cada vez para testar o quão relevante ele é na sua empresa e certifique-se de que ele funcionará em sua capacidade máxima.

Lembre-se de que o mais importante é levar a informação até seus funcionários, então pense se o viável é ter um modelo fixo, como um quadro, ou algo que possibilite acompanhamento dos resultados em qualquer local, como um software.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial estão aí para te ajudar neste desafio!

Informações coletadas por sistemas inteligentes podem analisar grandes quantidades de dados de forma veloz e identificar padrões ignorados pela análise manual.

Aposte em dispositivos móveis e Sistemas de Localização em Tempo Real (RTLS) para integrar todos os setores de sua empresa e garantir visibilidade dos processos.

 

Principais benefícios da gestão à vista

Mas afinal, porque gastar tempo e recursos com essa metodologia de gestão? Confira algumas vantagens que o método pode trazer:

Maior controle sobre o negócio

Com informações sobre tudo que acontece na empresa, a visibilidade do negócio se torna muito maior. O gestor passa a entender quais são os processos críticos, identifica os principais gargalos e pode traçar planos de melhoria contínua.

 

Difusão do espírito de dono

Com a transparência proporcionada pela gestão à vista, todos os colaboradores acompanham o desempenho e os resultados da equipe, o que faz cada um sentir que é parte daquele negócio. Isso é ótimo para que o funcionário se sinta motivado e visualize os frutos do seu trabalho.

 

Gestão com base em dados

A empresa que adota essa metodologia, aos poucos, cria uma cultura de análise de dados. Dessa forma, as decisões não são mais tomadas com base na intuição e passam a ser frutos de insights analisados por meio dos painéis de gestão à vista. Assim, a tendência é ter soluções muito mais assertivas.

 

Como a Novidá pode ajudar a implementar a gestão à vista

A Novidá e o modelo de Gestão à vista são interligados, pois criamos uma solução que está em sua essência a entrega de resultados operacionais continuamente ao nosso cliente, em tempo real.

Desenvolvemos uma solução focada no entendimento e melhoria de processos operacionais focado nas pessoas e suas atividades operacionais, sozinhas na sua operação ou no comando de equipamentos, como veículos internos, empilhadeiras, pontes rolantes, etc.

Através de um conjunto de tecnologias proprietárias que envolvem Geolocalização indoor e outdoor (RTLS), Internet das Coisas e Inteligência Artificial, entregamos aos nossos clientes um entendimento holístico destes processos, permitimos a medição de dados confiáveis e o controle integral – em tempo real – de diversos indicadores críticos sobre sua operação como os tempos e movimentos, os riscos de segurança e trabalhistas e as diversas análises de desperdício das metodologias Lean 6 Sigma,onde já geramos impactos consistentes nas operações de nossos clientes, na ordem milhões de reais ao ano, com ROI médio de 14x o valor investido!

Através da gestão à vista, a Novidá gerou essa visibilidade de operações para o Grupo Boticário, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, ao trazer dados sobre a operação da fábrica, a alocação eficiente de recursos em cada etapa da produção.

Para visualizar o case completo e verificar os resultados surpreendentes, clique aqui!

Ou então, conheça um pouco mais sobre nosso trabalho e entenda como podemos ajudar você!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil