x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Gestão a vista
28 de junho 2018

Gestão à vista: como a tecnologia ajuda nesse processo?

Você sabe o que é gestão à vista? Trata-se de uma forma de disponibilizar para toda a corporações informações, KPIs e relatórios importantes na tomada de decisão diária de forma simples, ágil e confiável.

O método é bastante utilizado por empresas que buscam obter e disponibilizar informações relevantes a toda a corporação de modo claro e objetivo.

Além de organizar as tarefas e o andamento dos processos, o método facilita o acompanhamento de dados atualizados, permitindo que decisões estratégicas sejam tomadas rapidamente e possibilitando o aumento da produtividade com a equipe conectada.

Na indústria, fica muito mais fácil acompanhar o andamento do Planejamento e Controle de Produção (PCP) e o desempenho geral do Gemba com um método de gestão à vista.

 

O que é gestão à vista?

Basicamente, como adiantado brevemente acima, a gestão à vista é uma metodologia de gerenciamento e uma ferramenta de administração para garantir mais transparência e visibilidade dos processos realizados na empresa.

Para isso, é preciso disponibilizar de forma aberta informações para todos os colaboradores da empresa, para que toda a equipe visualize indicadores e entenda quais pontos precisam ser melhorados. Isso facilita a comunicação e permite que todo time esteja envolvido na melhoria contínua de processos.

Abaixo iremos detalhar um pouco mais os principais modelos de gestão a vista, seus impactos e como a tecnologia já tem apoiado empresas a aplicar, de forma escalável, modelos de gestão à vista em suas operações.

 

Exemplos de gestão à vista

Kanban

Implementar o sistema é muito fácil, já que ele se utiliza de cartões de sinalização constantemente atualizados.

Pode ser implantando na gestão de estoques, por exemplo, já que possibilita uma reposição ágil dos produtos e garante que os gestores acompanhem a quantidade disponível.

Demais sistemas envolvidos, de forma direta ou indireta na produção, como picking e gestão de OFR em operações logísticas, gestão de atividades de equipes de manutenção, ordens de serviço de produção e diversos outros processos podem ser organizados, no seu dia a dia, pelo Kanban.

 

Dashboards

O papel dos também chamados painéis de gestão é indicar os resultados que a empresa vem obtendo em cada processo ou setor.

As informações podem ser atualizadas em tempo real ou com uma periodicidade definida, como a cada manhã por exemplo, mas o importante é que elas não fiquem velhas e percam valor, aí que os novos sistemas integrados à internet começam a sanar o problema da obsolescência dos dados.

O importante aqui é que a equipe tenha acesso fácil as informações vitais para a tomada de decisão diária na operação.

 

Como implementar a gestão à vista

Treine sua equipe

É extremamente importante que todos os funcionários saibam interpretar os dados disponibilizados.

Separe um tempo para treiná-los, explicar como o método adotado funciona e como tirar insights a partir dele.

Garanta que os líderes mantenham os padrões alimentados e coletem todas as informações com responsabilidade.

 

Defina os indicadores

Cuidado para não ir com muita sede ao pote.

Adote um método de cada vez para testar o quão relevante ele é na sua empresa e certifique-se de que ele funcionará em sua capacidade máxima.

Lembre-se de que o mais importante é levar a informação até seus funcionários, então pense se o viável é ter um modelo fixo, como um quadro, ou algo que possibilite acompanhamento dos resultados em qualquer local, como um software.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial estão aí para te ajudar neste desafio!

Informações coletadas por sistemas inteligentes podem analisar grandes quantidades de dados de forma veloz e identificar padrões ignorados pela análise manual.

Aposte em dispositivos móveis e Sistemas de Localização em Tempo Real (RTLS) para integrar todos os setores de sua empresa e garantir visibilidade dos processos.

 

Principais benefícios da gestão à vista

Mas afinal, porque gastar tempo e recursos com essa metodologia de gestão? Confira algumas vantagens que o método pode trazer:

Maior controle sobre o negócio

Com informações sobre tudo que acontece na empresa, a visibilidade do negócio se torna muito maior. O gestor passa a entender quais são os processos críticos, identifica os principais gargalos e pode traçar planos de melhoria contínua.

 

Difusão do espírito de dono

Com a transparência proporcionada pela gestão à vista, todos os colaboradores acompanham o desempenho e os resultados da equipe, o que faz cada um sentir que é parte daquele negócio. Isso é ótimo para que o funcionário se sinta motivado e visualize os frutos do seu trabalho.

 

Gestão com base em dados

A empresa que adota essa metodologia, aos poucos, cria uma cultura de análise de dados. Dessa forma, as decisões não são mais tomadas com base na intuição e passam a ser frutos de insights analisados por meio dos painéis de gestão à vista. Assim, a tendência é ter soluções muito mais assertivas.

 

Como a Novidá pode ajudar a implementar a gestão à vista

A Novidá e o modelo de Gestão à vista são interligados, pois criamos uma solução que está em sua essência a entrega de resultados operacionais continuamente ao nosso cliente, em tempo real.

Desenvolvemos uma solução focada no entendimento e melhoria de processos operacionais focado nas pessoas e suas atividades operacionais, sozinhas na sua operação ou no comando de equipamentos, como veículos internos, empilhadeiras, pontes rolantes, etc.

Através de um conjunto de tecnologias proprietárias que envolvem Geolocalização indoor e outdoor (RTLS), Internet das Coisas e Inteligência Artificial, entregamos aos nossos clientes um entendimento holístico destes processos, permitimos a medição de dados confiáveis e o controle integral – em tempo real – de diversos indicadores críticos sobre sua operação como os tempos e movimentos, os riscos de segurança e trabalhistas e as diversas análises de desperdício das metodologias Lean 6 Sigma,onde já geramos impactos consistentes nas operações de nossos clientes, na ordem milhões de reais ao ano, com ROI médio de 14x o valor investido!

Através da gestão à vista, a Novidá gerou essa visibilidade de operações para o Grupo Boticário, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, ao trazer dados sobre a operação da fábrica, a alocação eficiente de recursos em cada etapa da produção.

Para visualizar o case completo e verificar os resultados surpreendentes, clique aqui!

Ou então, conheça um pouco mais sobre nosso trabalho e entenda como podemos ajudar você!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo