x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Gestão da Qualidade
20 de julho 2018

Gestão da Qualidade – Entenda sua importância

“Fulano morre ao ingerir alimento contaminado de empresa X”, é a manchete do jornal. Parece assustador? Agora imagine se fosse o nome da sua companhia estampado na notícia. Toda imagem, credibilidade e esforços vão por água abaixo e isso porque faltou um detalhezinho importante dentro do processo produtivo: gestão da qualidade.

O conceito deve ser colocado como prioridade número um por empresas de todos os ramos que ofertam produtos ou serviços. Fundamental para impedir catástrofes como a que colocamos no exemplo, a gestão da qualidade é excelente aliada na hora de seu negócio se posicionar no mercado, se tornar mais competitivo, fidelizar clientes e alavancar estratégias para lucrar mais.

Por isso, ela trabalha como uma fiscal, atenta a todos os processos, desde o início da fabricação até a distribuição. E claro, por melhor que seu produto seja, sempre dá para melhorar! Pensando nisso, a estratégia anda de mãos dadas com a cultura de melhoria contínua, visando sempre otimizar a gestão de processos e tornar o atendimento ao cliente uma ferramenta capaz de gerar insights através das vozes e expectativas daqueles que utilizam o serviço da empresa.

Outra possibilidade é adquirir certificações de qualidade, o que aumenta a credibilidade da empresa. Entretanto, a gestão não te obriga a tê-las, mas sim focar em um trabalho mais eficiente, disciplinado e proveitoso para quem usufrui dos resultados finais.

 

Como pôr em prática a gestão da qualidade?

 

Comece mapeando

Para saber o que está dando errado ou como melhorar algum processo, é importante estar ciente do modo com que as etapas funcionam e interagem entre si.

Por isso, mapeie cada área detalhadamente, converse com os gestores e analise em quais pontos você deve apostar.

 

Utilize metodologias novas

Se a ideia é ter maior consciência sobre o que deve ser feito, utilize a matriz SWOT, fundamental para ajudar a definir quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.

Você pode também pensar em métodos como o PDCA, para garantir um ciclo de melhoria, ou adotar sistemas de gestão à vista, como o Kanban.

Não se esqueça de que a tecnologia também estará sempre à disposição para te ajudar na gestão dos processos da companhia, e o rastreamento de pessoas, ativos e máquinas pode ser uma excelente opção para quem deseja ter o poder de remanejar equipes com facilidade e eliminar a perda de tempo dentro das áreas.

 

Não modifique tudo de uma vez

Já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição? O ditado popular se aplica bem aqui, portanto, não queira alterar todos os parâmetros de um dia para o outro.

Comece com testes, analise com calma, obtenha opiniões e, aos poucos, vá adotando novas soluções.

 

Foque no consumidor

Obter feedbacks é a forma mais eficaz para saber se está agradando. Por isso, ouça seus clientes, pergunte e garanta bom atendimento para todos que entrarem em contato.

Isso vai te ajudar a mensurar os resultados e a escolher os melhores caminhos para garantir a qualidade de seus produtos.

 

Aposte na equipe

Sempre pense no preparo de seu time para encarar as diversas situações que acontecem no Gemba. Eles estão capacitados? Todos têm conhecimento técnico suficiente? Os funcionários estão engajados no processo?

Certifique-se que as perguntas acima tenham respostas positivas e, caso contrário, invista em treinamentos e cursos para desenvolver aqueles que constroem junto com você o nome da companhia.

 

Como a Novidá pode te ajudar a fazer uma excelente gestão da qualidade

Graças a Internet das Coisas e às RTLS, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que te permite monitorar equipes, ativos e máquinas no PCP de forma prática, personalizada e segura.

Com todas as informações na palma da mão e em tempo real, você consegue tornar a gestão de pessoas mais ágil, produtiva e eficaz com o remanejamento de funcionários, além de eliminar perda de tempo no processo e reduzir custos.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo