Blog

Gestão de equipes na era 4.0: como fazer?

Gestão de equipes na era 4.0: como fazer?

Já parou para pensar na quantidade de novas tecnologias que surgiram com a Revolução 4.0? São tantas opções que dá até vontade de implementar uma a uma para ter um gostinho dos benefícios que podem trazer. Entretanto, mesmo que as inovações sejam fundamentais nessa era, muitas empresas estão esquecendo do principal: a gestão de equipes.

Essa nova forma de relacionamento entre gestores e funcionários tem tudo a ver com as grandes mudanças trazidas pela época em que estamos. Hoje, o trabalho deve ser mais colaborativo, tecnológico, ágil e produtivo. Já se foi o tempo em que os trabalhadores eram meramente vistos como mão de obra; agora, são eles as estratégias centrais e o motor que move a Indústria 4.0.

Por isso, por mais que você seja apaixonado por tecnologia e esteja por dentro de tudo que surge nesse mundo, deixe para trás os conceitos antigos sobre como gerir equipes e dê boas-vindas aos novos modos de liderança. Confira algumas dicas!

 

Como fazer uma boa gestão de equipes na era 4.0?

 

Faça com que seu time abrace as transformações

Antigamente, quando alguma mudança era adotada pelos gestores, os trabalhadores tinham duas opções: ou abraçar a transformação e se adaptar logo a ela, ou perder o emprego.

Essa metodologia conferia um poder quase absoluto aos gestores, que apenas visavam o negócio, sem levar em consideração as opiniões e anseios dos funcionários.

Agora imagine se isso fosse adotado atualmente, em uma época em que as mudanças ocorrem a todo instante e de forma muito rápida. Trocar direto de mão-de-obra não parece ser uma boa ideia, certo? Ainda mais quando devemos lidar com a falta de trabalhadores qualificados no mercado.

Por isso, a chave para o sucesso é fazer com que os colaboradores abracem as mudanças necessárias e estejam engajados no processo. Busque desenvolver os chamados “change champions”, funcionários com a mente aberta para inovações e que, geralmente, possuem conhecimento em tecnologia e são capazes de influenciar seus colegas de trabalho para que todos adotem as transformações.

 

Engaje!

E por falar em engajar funcionários, aqui vai mais uma dica: certifique-se de que todos estão por dentro de tudo que ocorre na empresa e naveguem junto com você em busca do sucesso.

Não entende por que isso é tão importante? Pois saiba que, de acordo com uma pesquisa da DDI, as empresas que possuem funcionários engajados têm até nove vezes mais chances de superar seus concorrentes.

Então não perca tempo e invista em sua equipe! Procure dar feedbacks, incentivar o trabalho, inspirar paixão pelo negócio e construir times alinhados e preparados para trabalhar em equipe.

 

Saiba liderar

Esqueça aquele passo a passo ensinado por seu antigo chefe sobre como se tornar um líder de primeira. As épocas mudaram e muito do que era feito caiu por terra devido às transformações pelas quais passamos.

Por isso, busque sempre desenvolver suas habilidades e unir conhecimentos tanto no meio online quanto no dia a dia da sua empresa.

Esteja sempre por dentro de tudo que acontece no seu negócio para que você possa fazer uma excelente gestão de pessoas com base nos conceitos de lean e obter, dessa forma, maior produtividade de suas equipes.

 

Mude sua fórmula de recrutamento e seleção

Tradicionalmente, os candidatos que apresentassem maior conhecimento e experiência levavam para a casa a boa noticia de ter conseguido uma vaga. Nessa era 4.0, essas características não fazem parte, obrigatoriamente, da fórmula para o sucesso.

Isso porque vivemos em um ambiente cercado pela velocidade, transformação e tecnologia. Portanto, busque pessoas com ampla sede de conhecimento, proativas, capazes de resolver problemas e que valorizem o trabalho ágil e em equipe. Só não se esqueça de desenvolver essas características na sua força de trabalho existente!

 

Como a Novidá pode te ajudar

Vimos que, em um cenário 4.0, a tecnologia não é a única peça chave para o sucesso da empresa. Por isso, é fundamental que os gestores saibam administrar suas equipes e estar por dentro de tudo que elas fazem.

Para que isso seja possível, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor de precisão capaz de monitorar máquinas, ativos e pessoas em tempo real.

Com ele, você consegue enxergar exatamente o que seus times estão fazendo, podendo realoca-los de acordo com a necessidade e medir a produtividade de cada um.

Dessa forma, além de construir uma equipe altamente eficaz, você impede que tarefas desnecessárias sejam realizadas e que haja gargalos no processo por falta de mão-de-obra.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil