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Casos de Uso – Gestão de Serviços de Limpeza

Casos de Uso – Gestão de Serviços de Limpeza

De forma geral, o serviço de limpeza em grandes organizações é feito por terceirizados. Mas como a empresa que presta o serviço pode garantir a qualidade do trabalho de seus funcionários?

Distantes do cliente, não há garantias se os horários estão sendo cumpridos ou se o serviço atende às expectativas e exigências da empresa contratante.

Um sistema de rastreamento pode auxiliar em todos esses pontos cegos.

 

DEFINIÇÃO DE PROBLEMA

 

Quem vive a rotina de uma empresa que oferece gestão de facilities não tem uma tarefa fácil. Os principais ativos do negócio são justamente os funcionários. São eles os responsáveis por mostrar a qualidade do serviço prestado e alavancar a empresa.

Mas, uma vez que o serviço é realizado no espaço físico do cliente, é difícil para o gestor ter pleno controle sobre as ações dos funcionários. Eles fazem paradas desnecessárias? Percorrem rotas longas ou indesejadas? Usam os equipamentos adequados?

Justamente por não ter esse controle, é complicado para o gestor criar um plano de limpeza coerente. Ele não tem dados suficientes para saber quanto tempo leva uma limpeza em cada local e nem a quantidade de funcionários necessária para cada serviço.

 

SOLUÇÃO

 

Por meio de um sistema de geolocalização indoor, é possível rastrear a movimentação dos funcionários ao longo do dia. Isso permite que o gestor entenda quanto tempo cada colaborador está demorando em cada tarefa, o que é essencial para encontrar possíveis problemas de produtividade ou entender se falta demanda para algum serviço específico.

Tendo em mãos um histórico da movimentação de funcionários, o gestor consegue entender muito bem como funciona cada processo. Isso será essencial para ele ter uma melhor previsão de demanda e realocar sua equipe da maneira mais eficiente. Sem falar na possibilidade de acompanhar e comparar o desempenho de cada funcionário.

Além disso, é possível ter os dados de localização em tempo real. Se houver um planejamento de tarefas a serem cumpridas por diversos funcionários, o gestor acompanha se os trabalhadores estão cumprindo o cronograma estabelecido.

Por fim, decisões instantâneas podem ser tomadas. Por exemplo, se as análises de movimentação mostrarem que um funcionário está ocioso, ele pode ser transferido para um outro local que tenha maiores demandas.

Através da tecnologia da Novidá, tudo isso é bem simples de ser colocado em prática: basta que cada colaborador utilize um beacon (tag emissora de bluetooth) no formato de crachá. Sensores instalados no ambiente do cliente vão receber esse sinal e apontar a localização precisa de cada tag em tempo real. Em uma plataforma em nuvem, o gestor tem os dados de movimentação e relatórios personalizados na palma das mãos.

Uma outra alternativa para os crachás é fazer o rastreamento pelos smartphones dos colaboradores, desde que eles tenham um aplicativo com a tecnologia Novidá embarcada. Essa opção é ainda mais interessante, pois o app pode servir como um canal de comunicação entre gestores e funcionários, além da possibilidade de incluir opções como um checklist de produto, lista de tarefas executadas, etc.

Portanto, as possibilidades de otimizações de processos e ganho de produtividade para empresas de facilities são enormes. Em alguns meses, o investimento na tecnologia será recuperado com a redução de custos obtida por essas análises.

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