x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Gestão de Staff
18 de janeiro 2018

Gestão de Staff: Você sabe como é a movimentação dos seus funcionários?

Quando falamos em gestão de staff, logo nos vem à cabeça temas como delegação de tarefas, estruturação de equipe e comunicação interna. São assuntos fundamentais no gerenciamento de pessoas e que exigem jogo de cintura dos profissionais envolvidos. Porém, raramente lembramos de um outro fator que pode fazer diferença: a movimentação dos funcionários.

 

Um gestor que lidera uma grande equipe em um amplo espaço tem desafios cruciais relacionados a movimentação de pessoas. Seja em uma indústria, em uma empresa de logística ou até mesmo em um hospital, existe um constante deslocamento de funcionários que precisa ser compreendido e analisado.

 

Mas afinal, quais são as vantagens de saber qual é o caminho percorrido por cada colaborador ao longo da jornada de trabalho? Fundamentalmente, estamos falando de otimização de processos. Abordaremos na sequência alguns insights interessantes que podem ser observados por meio da análise da movimentação de colaboradores.

 

 

Otimização de rotas

 

Imagine uma grande fábrica onde o trabalhador diariamente vai do ponto A ao ponto C passando pelo ponto B. Ao ter consciência desse deslocamento, o gestor pode buscar alternativas para eliminar a necessidade desse colaborador passar pelo ponto B. Dessa forma, ele economiza tempo e pode ser mais produtivo em suas tarefas.

 

Outra situação possível é o cruzamento de rotas. Tendo o completo controle da movimentação de funcionários, o gestor evita que duas ou mais pessoas façam o mesmo percurso ao longo do dia, a não ser que a tarefa realmente exija mais de um trabalhador.

 

 

Distribuição de tarefas

 

Ao identificar situações como essa de rotas cruzadas, o gestor pode realocar funcionários para outros setores mais carentes dentro da operação.

 

A própria jornada dos trabalhadores deve orientar quais áreas demandam mais pessoas. Observando a movimentação de seus funcionários, o gestor pode perceber que alguns deles passam muito tempo em uma única área. Isso pode ser um indício de um gargalo no processo produtivo, por exemplo.

 

 

Controle de horários

 

Saber exatamente quais funcionários estão trabalhando em quais turnos pode ajudar o gestor a entender melhor o seu negócio. Ter esse controle é importante até para evitar problemas trabalhistas, já que por lei o trabalhador deve ter um intervalo de pelo menos 11 horas entre um turno e outro.

 

Sem o controle dessa movimentação de pessoas, principalmente considerando negócios que operam 24h por dia, os processos podem ser prejudicados.

 

 

Entendimento de processos

 

Com uma boa gestão de staff e análise da movimentação de colaboradores, o gestor automaticamente ganha maior entendimento dos processos de seu negócio. Afinal, ele passa a entender qual é a sequência de atividades que cada funcionário executa, identifica quais são os setores com maior demanda, observa os principais gargalos e, com uma boa análise, consegue encontrar oportunidades de melhoria.

 

Dessa forma, ele tem em mãos muito mais controle sobre sua operação e deixa de guiar suas decisões com base na intuição ou em dados que podem não ser precisos por erro humano.

 

 

Tecnologia para monitoramento de staff

 

A essa altura você deve ter entendido a importância de coletar informações sobre a jornada do trabalhador dentro do negócio. Porém, como ter esse controle?

 

Certamente, é algo impossível de colocar em prática de forma manual. Um gestor não consegue fiscalizar o deslocamento de centenas de funcionários. Porém, a tecnologia pode ser um grande auxílio nesse sentido.

 

Sistemas de geolocalização de precisão como o da Novidá conseguem trazer esses dados em tempo real. Para isso, basta colocar tags (beacons) nos crachás de funcionários e sensores no local a ser monitorado. Essas tags emitem sinais bluetooth que são recebidos pelos sensores, codificados por algoritmos próprios e determinam a localizam de cada funcionário.

 

Dessa forma, o gestor tem na palma das mãos informações sobre toda a jornada de trabalho dos seus funcionários e consegue tomar decisões mais assertivas no planejamento e controle de produção. Conheça melhor nossa tecnologia!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo