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Gestão por competencias

Gestão por Competências – O que é e como implementar

Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas de diferentes setores precisam bater metas rigorosas para manter o crescimento. Em busca desse objetivo, diversos aspectos do negócio podem ser estudados, reestruturados e otimizados.

Uma das peças mais importantes dessa engrenagem é justamente o funcionário. Extrair o máximo de cada colaborador e desenvolver suas habilidades são tarefas fundamentais de qualquer organização.

É aí que nasce a gestão por competências, um modelo que propõe a priorização das qualidades de cada colaborador em cada processo de recursos humanos.

 

O que é Gestão por Competências?

As competências são os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) que alguém precisa ter para realizar uma determinada tarefa. Trata-se, portanto, de um conjunto de valores e crenças que vão direcionar as decisões tomadas por um profissional.

Quando falamos em gestão por competências, estamos nos referindo a uma visão do departamento de RH que busca estimular os colaboradores a desenvolver suas competências técnicas e comportamentais. De acordo com esse modelo, isso é essencial para atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Por exemplo, ao contratar um funcionário, uma empresa que preza pela gestão por competência vai avaliar, principalmente, se existe um alinhamento entre as habilidades técnicas e comportamentais do candidato e as expectativas da organização para um profissional que vai ocupar aquele cargo.

Nesse caso, alguns fatores como experiências anteriores ou formação profissional podem ser menos importantes do que as habilidades propriamente ditas.

 

Tipos de Competências

Quando falamos em competências profissionais, geralmente dividimos em três tipos:

 

Organizacionais

Essas são as competências que fazem uma empresa se destacar em relação à concorrência. Ou seja, é o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes desenvolvidos para que uma empresa se torne mais competitiva no mercado.

 

Técnicas

As competências técnicas são as habilidades adquiridas pelo colaborador ao longo de sua formação. Seja em graduação, cursos de idiomas ou conhecimentos complementares, são essas técnicas que vão contribuir para que o profissional realize suas atividades com excelência.

 

Comportamentais

Aqui entra as habilidades relacionadas à personalidade. Ou seja, como o colaborador se comporta em diferentes tipos de situações que podem ocorrer em um ambiente profissional. Motivação, equilíbrio emocional, paciência, jogo de cintura são algumas das competências importantes para o funcionário.

 

Como aplicar a gestão por competências

Mas afinal, como colocar isso em prática? Trouxemos algumas dicas básicas para seguir esse modelo:

 

Diagnóstico da equipe

É importantíssimo conhecer sua organização e os profissionais que fazem parte dela. Para isso, a primeira etapa é levantar dados: fazer questionários e produzir relatórios para entender o perfil dos colaboradores e quais são as competências que eles possuem.

Isso ajuda a identificar gargalos, avaliando quais habilidades ainda precisam ser aprimoradas para que a empresa cumpra seus objetivos.

 

Alteração nos critérios de avaliação

Tanto na hora de recrutar novos talentos, quanto na hora de avaliar o desempenho dos funcionários, os critérios devem ser um pouco diferentes.

A equipe de RH deve verificar se o candidato tem as habilidades necessárias para preencher aquela vaga. No caso dos atuais colaboradores, a preocupação deve ser em identificar quais competências precisam ser desenvolvidas para que as tarefas sejam realizadas com mais excelência.

 

Foco em treinamentos e qualificação

Uma das principais características da gestão por competência é a preocupação da empresa em desenvolver seus colaboradores. A partir do diagnóstico da equipe, é possível entender quais são as habilidades que precisam ser promovidas.

Além de treinamentos, também é possível incentivar a equipe a se qualificar com parcerias com instituições de ensino, bolsas de estudos, etc.

 

Reconhecimento por competências

Nesse modelo, as promoções e remunerações também são baseadas nas competências. Assim, os profissionais que desenvolverem mais habilidades alinhadas ao que a empresa procura devem ser valorizados.

Dessa forma, as pessoas mais aptas tendem a ocupar cargos mais importantes na hierarquia da empresa.

 

Como a Novidá ajuda na gestão por competências

Entender quais são as principais habilidades dos colaboradores é um dos maiores desafios para as empresas. Isso é fundamental para remanejar funcionários e aproveitar o máximo de sua equipe.

Pensando nisso, a Novidá desenvolveu um sistema de localização indoor, que acompanha a movimentação dos funcionários dentro do ambiente de trabalho.

Dessa forma, o gestor consegue medir tempos e movimentos de forma automatizada, o que permite identificar os principais gargalos da operação, realocar a equipe e fazer uma avaliação de desempenho mais consistente.

Quer entender melhor como a Novidá pode ajudar sua empresa? Agende um bate-papo com nosso time de especialistas!

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