x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Gestão por resultados

Gestão por Resultados: passo a passo para implementar

Estar no comando de uma equipe não é uma tarefa fácil. Toda decisão influencia diretamente nos resultados do negócio e na rotina das pessoas. Em busca de promover o crescimento da empresa e garantir que todo o time reme para o mesmo lado, algumas metodologias de liderança foram desenvolvidas ao longo do tempo.

A gestão por resultados é uma dessas alternativas. Ao contrário do modelo tradicional, que foca nos processos, essa metodologia está totalmente voltada para o cumprimento de objetivos e metas.

 

O que é gestão por resultados?

Foi o austríaco Peter Ducker que utilizou a expressão “gestão por resultados” pela primeira vez na década de 50. Nesse tipo de gestão, a prioridade de todas as ações são os resultados, independentemente do setor ou do processo.

A busca prioritária pelo melhor desempenho do negócio traz algumas características especiais para a empresa. Primeiramente, cria-se um senso de responsabilidade coletivo, afinal, todos os funcionários serão responsáveis pelos resultados gerados pela empresa. Dessa forma, também todos os colaboradores devem ser reconhecidos caso os objetivos sejam cumpridos.

Justamente por isso, é importante que haja maior integração entre as áreas da empresa. Diferentes equipes devem trabalhar juntas em prol de um objetivo comum. Isso ajuda a ter uma maior troca de informações e a aproximar a liderança dos colaboradores.

Por fim, uma vez que há metas claras a serem alcançadas, os processos ficam em segundo plano. Ou seja, não importa como você irá realizar determinada atividade. O foco sempre será os resultados que serão alcançados. É por isso que empresas que adotam esse modelo costumam ser bem flexíveis nas rotinas do dia-a-dia, mas mais rigorosas no cumprimento de metas.

 

Como colocar a Gestão por Resultados em prática?

Mas afinal, como colocar em prática toda essa metodologia? Preparamos um passo a passo para você seguir:

 

1- Definição dos objetivos da empresa

O primeiro passo é fazer (ou refazer) o planejamento estratégico da empresa. É preciso criar metas globais para a organização, que envolvam o esforço de diferentes áreas. Nesse momento, é muito importante definir objetivos concretos, com entregáveis e prazos claros.

 

2- Definição dos objetivos dos times

Baseando-se nos objetivos gerais da empresa, essa é a hora de definir as metas de cada time, ou ainda de cada colaborador, a depender do nível de detalhamento que é possível atingir. São esses números que vão guiar o a rotina de trabalho de cada profissional.

 

3- Monitoramento do processo

Talvez essa seja a etapa mais importante da gestão por resultados. É fundamental acompanhar como está a evolução dos números de cada colaborador, time e da empresa como um todo, antes mesmo de finalizar um ciclo.

Nesse sentido, vale a pena fazer reuniões com os líderes de diferentes áreas para avaliar como está o andamento dos resultados e quais ações podem ser tomadas para otimizá-las.

Para isso, é muito importante ter mecanismos que permitam fazer a mensuração desses resultados e trazer números claros para mesa.

 

4- Avaliação de Desempenho

Ao fim do ciclo definido, as metas dos funcionários, equipes e do negócio como um todo serão avaliadas. Nesse momento, os líderes vão recapitular os objetivos estipulados no primeiro passo e definir quais foram alcançados ou não.

 

5- Recompensas

Outro ponto muito importante desse modelo são as recompensas que a empresa vai oferecer pelos resultados atingidos. Uma meta só faz sentido se ela estiver atrelada a algum tipo de bonificação. Caso contrário, fica muito difícil engajar os funcionários a perseguirem os objetivos propostos.

É importante que, todos sejam premiados nas metas definidas como coletivas. Afinal, cada funcionário foi responsável para o cumprimento dos resultados definidos para a empresa.

 

Como a Novidá promove a gestão por resultados?

Cada vez mais empresas estão adotando a gestão por resultados para comandas suas equipes. Em um mundo dinâmico e competitivo, a busca por melhores resultados é mais acirrada.

No entanto, uma das grandes dificuldades das organizações tem sido mensurar o desempenho de seus colaboradores, o que é parte fundamental da gestão por resultados.

Pensando nisso, a Novidá desenvolveu um sistema de tracking de pessoas que monitora a movimentação de colaboradores e equipamentos dentro do ambiente de trabalho. Dessa forma, o gestor consegue medir tempos e movimentos, acompanhar as tarefas realizadas, identificar gargalos produtivos e medir individualmente a performance de cada colaborador.

Aplicamos nossa solução em empresas como Gerdau, Solvay, FCA, entre outras. Você pode baixar gratuitamente todos esses cases de sucesso.

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo