x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Gestão Remota
27 de agosto 2018

Gestão Remota: como liderar equipes à distância

É essencial para o bom andamento dos processos que os gestores estejam sempre a par de todas as situações dentro da empresa. Entretanto, seja por causa de um home office, uma viagem a trabalho ou qualquer outra situação, nem sempre é possível estar ao lado dos funcionários a todo instante. Por esse motivo, aprender a fazer uma boa gestão remota é prioridade número um!

Ainda que não seja uma missão impossível, é comum que muitos gestores não se sintam confortáveis em debater sobre o assunto. Liderar equipes à distância pode parecer, para alguns, uma tarefa complexa, ineficiente e perigosa.

Porém, com estratégias bem definidas, comunicação assertiva e tecnologia, os desafios caem por água abaixo, e gerir equipes remotamente se torna algo fácil, em especial quando são utilizados os métodos certos para garantir a eficiência de todo projeto.

Se você deseja saber como garantir uma gestão remota eficiente, confira nesse blog post alguns passos essenciais!

 

Estipule metas sólidas

Seja em um modelo presencial ou não, todas as empresas devem apresentar planos de metas estruturados e mensuráveis.

No caso da gestão remota, devido à ausência física do gestor – ou do funcionário – e à dificuldade em estabelece uma comunicação mais direta, é fundamental que os colaboradores estejam a par de tudo que acontece e quais são os objetivos a serem atingidos.

Esse detalhe irá gerar um senso de equipe e comprometimento, incluindo todos dentro de um plano de trabalho, além de permitir que os funcionários participem ativamente do dia a dia da empresa.

 

Esteja atento aos prazos

Um dos grandes problemas que pode acontecer quando a gestão remota não é realizada da forma correta é a perda de competitividade por conta de fatores internos. Dentre eles, encontra-se entregas atrasadas, gargalos no processo e perda de agilidade.

Para que isso não aconteça, fique ligado em tudo que acontece no e monitore os resultados. A gestão à vista, inclusive, pode te ajudar muito nessa tarefa! Conte com métodos como Kanban, planilhas e outras formas de controle para não perder tudo que acontece.

 

Foco na comunicação

A impossibilidade em estar frente a frente com o funcionário enquanto ele fala não torna o diálogo impossível. Atualmente, dispomos de diversos meios de comunicação, e cabe a empresa definir qual o que faz mais sentido dentro do dia a dia.

A dica aqui é escolher modelos estáveis para que o contato seja estabelecido facilmente e sem demoras. Procure adotar apenas alguns meios, pois a tarefa se torna complicada quando cada um tem um método de se comunicar.

Outro ponto importante a ser pensado é a questão da comunicação empresarial, ou interna. Quando bem feita, tem o poder de estimular os funcionários, reforçar a cultura da empresa e gerar ainda mais comprometimento com as metas estabelecidas.

 

Reforce os valores

Por falar em cultura empresarial, aqui vai uma dica: procure estimular os funcionários divulgando resultados positivos, avanços recentes e comemorando conquistas.

Esses pequenos atos são extremamente importantes para mostrar aos colaboradores a importância que eles têm na empresa e garantir que se orgulhem de seus esforços, já que, por conta da gestão remota, muitos acabam se desestimulando e esquecendo os valores do local.

 

Invista em tecnologia!

Quando o assunto é fazer uma boa gestão de pessoas, a tecnologia pode ser a maior aliada no processo! Por isso, busque sistemas que te auxiliem a liderar à distância com precisão, como o método de geolocalização indoor.

Através das RTLS, você é capaz de rastrear seus funcionários e saber exatamente onde cada um está e o que está fazendo. Dessa forma, é possível medir a produtividade dos colaboradores, realocar equipes para suprir a falta de mão de obra em alguma posição e cortar custos com aumento de staff, tudo isso à distância!

 

Como a Novidá pode te ajudar

Já pensou como seria se você pudesse saber até mesmo quando cada funcionário chegou e saiu do cliente? Com nossa tecnologia isso é possível!

Além de todos os benefícios citados, o sistema de geolocalização indoor e outdoor da Novidá também é capaz de monitorar ativos, máquinas e materiais de forma flexível, segura e em tempo real para que sua gestão de processos seja excelente!

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo