x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Innovation Day
8 de novembro 2018

Evento reúne profissionais para debater sobre inovações na indústria

Na última terça-feira (6), foi realizado o Innovation Day – Produção & Fábrica, evento promovido pela Novidá em parceria com o CUBO, voltado exclusivamente para mantenedores do coworking. A proposta do evento era reunir startups, profissionais de operação, especialistas em TI e demais agentes do ecossistema para discutir as principais tendências relacionadas à Indústria 4.0 e fomentar novos negócios.

Flávio Pripas, diretor do CUBO, abriu o evento com o Talk “Inovação Disruptiva e Mentalidade Empreendedora”. Pripas explicou como funciona a inovação e apresentou alguns cases de empresas que revolucionaram seus segmentos de atuação. Em seguida, Fábio Rodrigues, CEO da Novidá, apresentou o tema “Novas tecnologias aliadas à produtividade industrial”. O empreendedor explicou o contexto em que vive a indústria nos tempos atuais e mostrou como a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, a Realidade Virtual e outras tecnologias estão trazendo mais produtividade para o chão de fábrica.

“O grande desafio é encontrar a tecnologia que melhor se adeque ao contexto da sua empresa e entender como ela pode trazer um bom ROI em curto prazo. Não adianta escolher a tecnologia pela tecnologia, é preciso avaliar as dores e os processos da sua indústria”, comentou Rodrigues durante a apresentação.

Na sequência, Cristiano dos Anjos da Schneider Electric foi ao palco apresentar sua visão sobre a Indústria 4.0, algumas tendências tecnológicas do momento e como sua empresa está promovendo a transformação digital dentro da fábrica. Para encerrar a programação da parte da manhã, 4 startups foram convidadas para realizarem um pitch aos profissionais da indústria presentes: a Novidá contou sobre sua solução de geolocalização indoor, a Birmind falou sobre sua plataforma de Industrial Analytics, a Beenoculus explicou suas aplicações de RV para treinamentos da indústria e a Peerdustry apresentou suas soluções de manufatura compartilhada.

Quem também palestrou no evento foi Cristina Gavazza, responsável pelo setor de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios na TIM. Cristina falou sobre um dos maiores desafios de quem quer digitalizar a indústria hoje: a conectividade. Fora isso, também explicou algumas tendências para os próximos anos e defendeu que os agentes do ecossistema devem se unir para concretizar novas soluções. Em seguida, Bruno Zarpellon, diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, mostrou um histórico da Indústria 4.0 e relatou como a Alemanha foi pioneira nesse processo e como o país vem enfrentando os principais desafios.

“Uma das grandes preocupações para promover essa revolução industrial na Alemanha foram as PMEs. Diferente de grandes corporações, muitas vezes este grupo de empresas acaba por ter dificuldade financeira, técnica e cultural para adoção de novas tecnologias e sistemas. Portanto, a Alemanha criou uma série de iniciativas, como centros de competências e espaços para testes, além de incentivos específicos, para minimizar os obstáculos enfrentados pelas PMEs”, comentou Zarpellon.

Houve também um momento para apresentações de cases de sucesso da Indústria 4.0. Martti Mendes, responsável por projetos industriais na PSA, mostrou um case de realidade virtual usado para capacitar colaboradores nas fábricas, reforçando a necessidade investir em tecnologias para a educação de profissionais. Já Thiago Nakata, Gerente de Manutenção da Gerdau, apresentou algumas aplicações tecnológicas que a siderúrgica vem implementando nos últimos anos, com destaque para o case da Novidá, que monitorou equipes de manutenção na fábrica e ajudou a Gerdau a controlar melhor os tempos gastos em cada etapa de sua operação.

Para finalizar, Gustavo Queiroz, Gerente de Informações Gerenciais da BRMalls, também fez uma rápida apresentação no evento. Mesmo distante do tema “Produção e Fábrica”, ele conseguiu compartilhar insights interessantes de como deve ser o relacionamento de uma grande empresa com uma startup, dando sugestões para que os dois lados se adequem a esse novo relacionamento.

O evento ainda contou com uma roda de conversas com Fábio Rodrigues, Bruno Zarpellon, Martti Mendes, Thiago Nakata e Gustavo Queiroz, que debateram junto ao público os principais desafios que indústrias e startups enfrentam no momento.

“Foi um evento de altíssimo valor agregado, que com certeza gerou insights tanto para as startups quanto aos profissionais da indústria. É importante sempre fomentarmos iniciativas como essas para que mais projetos sejam colocados em prática e a Indústria 4.0 decole de vez no país”, concluiu Rodrigues.

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo