x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Inteligência Artificial
21 de junho 2018

Inteligência artificial aplicada à gestão de processos

Certamente você já ouviu falar sobre Inteligência Artificial. Considerada uma das tecnologias de maior potencial disruptivo, a IA está literalmente dando o que falar e, segundo um relatório da Accenture, até 2035 a produtividade no trabalho pode aumentar em 38% graças a ela.

A proposta é um tanto intrigante, já que a ideia é fazer com que computadores e robôs pensem de maneira semelhante à mente humana. Assim, os dispositivos terão capacidade de realizar tarefas que antes necessitariam de pessoas, só que sem a possibilidade de erro.

O resultado: tomada de decisões estratégicas, resultados baseados em data intelligence, informações precisas e aumento da produtividade.

Junto com a Internet das Coisas, essa tecnologia é capaz de revolucionar a gestão de processos e pode ser aplicada não só no chão de fábrica, como também na área de logística, vendas, RH, facilities e em praticamente todos os outros setores.

Confira alguns exemplos de como aplicar a Inteligência Artificial na gestão de processos:

 

Gerenciamento de Informações

A palavra-chave aqui é estratégia. Ao analisar e aproveitar vários dados ignorados pelos gestores, a IA é capaz de transformá-los em gatilhos para potenciais mudanças e inovações.

Com essas informações, praticamente impossíveis de serem verificadas em processos manuais, os softwares podem projetar cenários e consequências de decisões a serem tomadas, além de apontar em que pontos deve-se investir ou reduzir a quantidade de gastos.

 

Cadeia de produção

Aplicando a IA na cadeia de produção da indústria, não haverá necessidade de nenhum controle manual.

A tecnologia entrega todos os dados na sua mão sobre a matéria prima que entrou, o quanto foi vendido, como anda a gestão de estoque e ajuda a otimizar todo o processo!

Todas as informações são integradas no sistema, acabando com a perda de tempo e reduzindo erros que podem ser fatais para o bom desempenho da empresa.

 

Contato com o consumidor

Calma, não é bem isso que você está pensando. Obviamente, nenhum robô atenderá fornecedores ou clientes, mas ajudará a saber o que eles estão pensando.

Isso porque, através da análise de dados, é possível traçar tendências de consumo e identificar quais tipos de produtos e serviços são mais buscados, o que auxilia na hora de inserir a marca na mente do consumidor e antecipar o comportamento deles.

 

Delegação de tarefas

Se a função da IA é pensar igual aos humanos, então nada melhor do que aumentar a produtividade utilizando essa inteligência ao máximo!

De que maneira? Delegando tarefas mais simples ou de menor valor à IA. Dessa forma, mais mãos livres surgirão e menos funcionários estarão propensos a desempenhar funções mecânicas, podendo colocar toda criatividade em prática.

 

Como a Novidá te ajuda a implantar a Inteligência Artificial nos seus negócios

Algumas das vantagens em trabalhar com a IA é ter, em todos os processos, agilidade, assertividade e otimização.

Com esses três pilares, a empresa é capaz não só de reduzir custos, mas tornar todo o projeto mais inovador e preparado para os desafios de mercado.

Para ajudar nessa tarefa, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor de precisão que une a tecnologia da Internet das Coisas com a Inteligência Artificial.

A partir dele, você poderá monitorar suas equipes, ativos e máquinas em tempo real e tomar decisões estratégicas com base na visibilidade da operação e em indicadores confiáveis.

Mais do que isso, o próprio sistema analisa os dados coletados para recomendar quais ações você deveria tomar para aumentar a eficiência do seu negócio.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e descubra!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo