x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Inventário em Tempo Real
7 de maio 2018

Inventário em tempo real: otimize sua auditoria

Já parou para pensar no quanto um inventário em tempo real pode ser útil para sua empresa?

Muitas companhias já solucionaram problemas graves com o auxílio da tecnologia, como é o caso da Zion Medical Center. Ao perceber a incompatibilidade entre o número de colchonetes comprados e em estoque, a empresa decidiu investir no acompanhamento em tempo real. Graças a ideia dos gestores, o hospital se livrou dos prejuízos e pôde resolver o problema na gestão de estoque.

Confira abaixo algumas vantagens de se fazer um inventário em tempo real e analise qual o melhor método para você!

 

Vantagens de fazer inventário em tempo real

– Destacar itens que estão em alta demanda e a que hora do dia

– Eliminar situações de falta de estoque ou estoques excessivos

– Evitar erros de processamento de pedidos e fornecer ao cliente a disposição real de seus pedidos

– Identificar gargalos no fluxo do inventário

– Criar relatórios detalhados para auxiliar na auditoria, tributação e requisitos de qualidade

 

Que método utilizar?

 

Bluetooth Low Energy

O excelente custo/benefício é marca garantida do BLE. Além de rápido para detectar dispositivos, o protocolo tem sua fama no baixo uso de energia, que permite vida útil de suas baterias em torno de 1,5 a 6 anos.

Sensores são espalhados pela planta e os beacons – ou tags – são acopladas nos objetos do inventário. A partir de então, é possível saber sua localização a qualquer momento e em tempo real.

Devido a sua versatilidade, pode estar presente na maioria dos modelos de negócio e atuar com perfeição no rastreamento de ativos, já que o protocolo forma uma espécie de bolha de sinal ao redor do dispositivo emissor, diminuindo a estrutura física necessária para atuar como RTLS.

 

RFID

Embora existam dois modelos de tag RFID – ativa e passiva – somente a primeira fornece dados em tempo real. Para colocar o sistema em funcionamento, basta ter uma antena, que funciona como receptor, e tags ativas, que acompanham o elemento rastreado dentro do estoque.

Entretanto, o RFID tem melhor desempenho em processos que seguem uma trilha ou percurso definido, já que se propaga apenas de forma direcional, sem formar a “bolha” que o BLE emite.

Por isso, o sistema sai caro e nem sempre o RFID é a melhor opção na indústria. Dependendo de como você procura rastrear seus elementos, talvez precise de portais de antenas para cobrir o ambiente todo.

Além disso, o protocolo pode apresentar mal funcionamento quando em superfícies metálicas, então é importante estar atento e verificar se é de fato a escolha certa.

Apesar dessas fraquezas, quando bem aplicado, o RFID oferece excelente precisão e rapidez na detecção de tags.

Se seu estoque tem pouca movimentação e você não precisa de um acompanhamento em tempo real, o RFID passivo pode ser uma boa opção.

 

Imagem

Através do reconhecimento de padrões ou QR Codes, os ativos poderão ser rastreados em tempo real e com muita praticidade!

O sistema consiste na análise imagética de galpões para complementar as tecnologias que se utilizam de radiofrequência na análise 360º da movimentação dos ativos.

Isso permitirá eficiência e tranquilidade para os responsáveis pelo inventário da empresa.

 

Como a Novidá pode ajudar você

O sistema de geolocalização indoor e outdoor da Novidá garante precisão e flexibilidade na hora de rastrear ativos, máquinas e pessoas.

Além de se utilizar de protocolos como BLE e WiFi, a empresa já está desenvolvendo um sistema de imagem que promete entregar inovação e resultado de forma simples e prática.

Saiba mais sobre nosso trabalho e entenda como podemos te ajudar a fazer um inventário em tempo real de qualidade!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo