Blog

ISO 9000 – Aplicando as normas de gestão da qualidade

ISO 9000 – Aplicando as normas de gestão da qualidade

Garantir a qualidade do produto produzido é fundamental para qualquer empresa. Para isso, é fundamental que os processos produtivos também sejam desempenhados com qualidade. A ISO 9000 foi criada justamente para auxiliar as empresas a garantir que os processos sejam desempenhados da melhor forma possível.

 

O que é ISO 9000?

A ISO 9000 é um conjunto de normas técnicas que regulamentam um modelo de gestão da qualidade, podendo ser aplicada em empresas de qualquer segmento.

Vale ressaltar que o objetivo das normas é garantir a execução dos processos de forma correta, e não orientar as atividades relacionadas ao produto em si. Ou seja, uma empresa que está dentro dessas normas não necessariamente tem qualidade garantida, mas é garantido que seus processos serão executados sempre com a mesma qualidade.

Quando falamos em ISO 9000, estamos nos referindo principalmente às normas ISO 9001, ISO 9004 e ISO 9011:

ISO 9001 – Aqui estão reunidas as normas referentes a garantia da qualidade em processos de produção, desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. É uma das normas mais específicas e que indica como cada processo deve ser executado.

ISO 9004 – Norma que oferece uma espécie de guia de sucesso para as empresas, mostrando regras básicas para implementar um sistema de gestão de qualidade.

ISO 9011 – Oferece diretrizes para organizações realizarem auditorias em sistemas de gestão. Também estabelece requisitos para avaliar um auditor ou uma equipe de auditoria.

 

CTABlog_AutomaçãoIndustrial_Experimente

 

Benefícios do ISO 9000

De forma geral, obter a certificação do ISO 9000 ajuda sua empresa a melhorar a reputação diante dos seus principais públicos. Ou seja, as principais vantagens são:

 

Aumente a satisfação do cliente

O público mais importante de qualquer empresa é o cliente. Investir na qualidade do produto ou serviço significa ter processos bem definidos e, por consequência, melhorar o produto final. Assim, naturalmente a experiência do seu cliente será melhor.

 

Abra as portas para novos negócios

Muitas vezes fornecedores e outras empresas só fazem negócios com organizações que tenham determinadas certificações. Portanto, obter o ISO 9000 significa explorar mercados que antes não podiam ser alcançados.

 

Mantenha colaboradores motivados

Os funcionários da empresa – outro público importante para qualquer organização – também se sentem mais confiantes de trabalhar em um local que busca esse tipo de certificação. Além disso, o fluxo dos processos fica muito mais organizado com o ISO 9000, o que também melhora a rotina desses colaboradores.

 

Como implantar o ISO 9000

Ficou interessado e quer tirar a certificação ISO 9000? O primeiro passo é adquirir a norma no site da ABNT. Leia atentamente o documento e comece um planejamento para entender quais mudanças você precisará realizar na sua empresa.

Em seguida, realize as mudanças necessárias. Designe um grupo de colaboradores responsáveis por isso ou até verifique a possibilidade de contratar uma consultoria.

Depois de estudar a norma e otimizar seus processos, é hora de buscar a certificação. Para isso, será preciso contratar um órgão certificador independente, que realizará uma auditoria no seu negócio.

A auditoria vai verificar se sua empresa realiza o que consta na norma. O Auditor terá em mãos os processos da empresa e vai verificar através de documentos, assinaturas e registros se ele é feito exatamente dessa forma.

 

 

Novidá e a Gestão da Qualidade

Se você está pensando em implementar a ISO 9000 em sua empresa, certamente você entende a importância da gestão da qualidade. Na Novidá, desenvolvemos um software que ajuda a organizar e otimizar os seus processos.

Através da nossa solução de geolocalização, acompanhamos a movimentação de pessoas e equipamentos dentro da sua operação. Dessa forma, você pode entender exatamente quanto tempo dura cada atividade, extrair insights relevantes e assertivos, identificar gargalos e otimizar processos.

Quer entender como a Novidá pode ajudar sua empresa a obter êxito em qualidade? Agende uma conversa com nossos especialistas!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil