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Just in Time

Just in Time: entenda o que é e sua importância

Se você pensa em otimizar sua gestão de processos, reduzir estoque e acabar de vez com o desperdício, o Just in Time pode ser a opção ideal para você!

O conceito, que em português significa “na hora certa”, nasceu na década de 1950, no Japão, e a primeira empresa a adotar o modelo foi a Toyota Motor Company, que até hoje ainda utiliza o método, e é um dos alicerces do que ficou conhecido como Toyotismo

O sistema, fundamental para que o país se reerguesse após a II Guerra Mundial, se tornou uma filosofia baseada na produção sob demanda, na qual o produto só é fabricado depois de ter sido vendido.

Isso possibilita que tudo tenha um destino final imediato e não haja sobra de estoque, inclusive com relação à matéria prima, que só chega à fábrica no momento em que é necessária. Dessa forma, o modelo, que vai contra a ideia de produção em massa, passa a utilizar minimamente seus equipamentos, instalações e equipes.

Para colocar o Just in Time em funcionamento, é necessário ter muita disciplina e organização, mas algumas metodologias entram em campo para auxiliar na tarefa, como por exemplo, o Kanban.

Excelente exemplo de gestão à vista, o sistema conta com três etapas bem definidas do processo: a fazer, fazendo e feito. Dentro de um cenário Just in Time, ele oferece uma visão holística e transparente do que está acontecendo para que tudo seja realizado no momento certo.

Se você se interessou pelo conceito, conheça um pouco mais sobre suas vantagens e confira dicas sobre como aderir ao modelo!

 

Principais benefícios do Just in Time

 

Otimização dos processos

Por operarem sob demanda, os processos se tornam muito mais rápidos e enxutos, conferindo maior produtividade à companhia.

Além disso, a qualidade do produto é altamente visada, o que torna a empresa mais competitiva no mercado.

 

Redução de custos

Já imaginou não precisar fazer gestão de estoque? Ou nunca mais se preocupar com o inventário? Esses são exemplos do quanto o Just in Time é capaz de reduzir o ambiente, ficando apenas com espaços necessários para a produção e entrega do produto.

Por não armazenar matéria prima, tudo que é comprado é utilizado, então diga adeus aos desperdícios e às sobras!

 

Flexibilidade

Diferentemente do fordismo, que produz em massa um tipo padronizado de produto, o just in time traz uma proposta mais flexível e que confere maior diversidade à mercadoria.

Esse é um ponto extremamente positivo, pois permite que o cliente personalize sua encomenda.

 

Qualidade

Uma vez que você trabalhará com o mínimo de estoque necessário, existe uma atenção redobrada na gestão da qualidade. É natural que exista um esforço para eliminar ao máximo os problemas e defeitos durante a produção, ou seja, a diminuição do estoque gera um ciclo positivo de busca constante por melhoria contínua.

 

Como implementar o Just in Time?

Organizamos a implementação em 5 grandes etapas, que julgamos como as críticas para o funcionamento adequado de um sistema just in time:

 

1) Repense o layout industrial

Para adotar o JIT, é necessário mudar todo o modelo de produção em sua empresa. Abdique espaços e crie um novo layout que possibilite o atendimento rápido aos pedidos de seus clientes.

 

2) Pense na organização

Está aí uma característica que não pode faltar dentro do modelo Just in Time!

Procure entender as diferentes metodologias que podem ser aplicadas em seu negócio e esteja antenado nas novas tecnologias.

Um tipo de sistema que pode aumentar ainda mais a produtividade das equipes é o de monitoramento em tempo real, já que com ele você tem total controle sobre o que acontece no chão de fábrica e pode fazer uma excelente gestão de pessoas a distância, realocando funcionários conforme necessário e evitando perda de tempo.

 

3) Treine sua equipe

Mudar para um novo modelo requer disciplina e esforços conjuntos.

Por isso, garanta que seu time receba todas as instruções necessárias para encabeçar o novo método de primeira, esteja disponível para acompanhar os processos no Gemba e esclareça possíveis dúvidas.

 

4) Comunicação transparente

É importante estabelecer um diálogo com todos para que a metodologia esteja sempre alinhada.

Estabeleça com seus fornecedores para que a matéria prima sempre chegue no momento certo e esclareça as mudanças para seus clientes. Garanta tudo isso em um sistema integrado de gestão, com KPIs claros e bem definidos ao longo de todo o processo.

Dessa forma, vocês poderão firmar bons acordos para ambas as partes com relação à demanda e prazo de entrega.

 

5) Reorganize as metas

O foco agora não é vender, mas sim projetar encomendas.

Por não ter mais necessidade de geração de estoque, sua estratégia deve ser voltada a atrair clientes e garantir encomendas em um volume que mantenha a fábrica em bons níveis de produção ao longo do ano.

Saímos de uma estratégia de produção empurrada para uma estrategia de produção puxada.

 

Material Bônus

 

 

 

Como a Novidá pode ajudar na implementação do Just in Time

Perder tempo não é uma opção para aqueles que acreditam no grande potencial do Just in Time. Por isso, é essencial saber tudo que acontece em sua empresa e se for em tempo real, melhor ainda!

Pensando nisso, desenvolvemos uma solução focada no entendimento e melhoria de processos operacionais focado nas pessoas e suas atividades operacionais, sozinhas na sua operação ou no comando de equipamentos

Através de um conjunto de tecnologias proprietárias que envolvem Geolocalização indoor e outdoor (RTLS), Internet das Coisas e Inteligência Artificial, entregamos aos nossos clientes um entendimento holístico destes processos, permitindo a medição de dados confiáveis e o controle integral – em tempo real – de diversos indicadores críticos sobre sua operação

Como resultado, já geramos impactos consistentes nas operações de nossos clientes, na ordem milhões de reais ao ano, com ROI médio de 14x o valor investido!

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