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Just in Time
4 de julho 2018

Just in Time: entenda o que é e sua importância

Se você pensa em otimizar sua gestão de processos, reduzir estoque e acabar de vez com o desperdício, o Just in Time pode ser a opção ideal para você!

O conceito, que em português significa “na hora certa”, nasceu na década de 1950, no Japão, e a primeira empresa a adotar o modelo foi a Toyota Motor Company, que até hoje ainda utiliza o método. O sistema, fundamental para que o país se reerguesse após a II Guerra Mundial, se tornou uma filosofia baseada na produção sob demanda, na qual o produto só é fabricado depois de ter sido vendido.

Isso possibilita que tudo tenha um destino final imediato e não haja sobra de estoque, inclusive com relação à matéria prima, que só chega à fábrica no momento em que é necessária. Dessa forma, o modelo, que vai contra a ideia de produção em massa, passa a utilizar minimamente seus equipamentos, instalações e equipes.

Para colocar o Just in Time em funcionamento, é necessário ter muita disciplina e organização, mas algumas metodologias entram em campo para auxiliar na tarefa, como por exemplo, o Kanban.

Excelente exemplo de gestão à vista, o sistema conta com três etapas bem definidas do processo: a fazer, fazendo e feito. Dentro de um cenário Just in Time, ele oferece uma visão holística e transparente do que está acontecendo para que tudo seja realizado no momento certo.

Se você se interessou pelo conceito, conheça um pouco mais sobre suas vantagens e confira dicas sobre como aderir ao modelo!

 

 

Principais benefícios do Just in Time

 

Otimização dos processos

Por operarem sob demanda, os processos se tornam muito mais rápidos e enxutos, conferindo maior produtividade à companhia.

Além disso, a qualidade do produto é altamente visada, o que torna a empresa mais competitiva no mercado.

 

Redução de custos

Já imaginou não precisar fazer gestão de estoque? Ou nunca mais se preocupar com o inventário? Esses são exemplos do quanto o Just in Time é capaz de reduzir o ambiente, ficando apenas com espaços necessários para a produção e entrega do produto.

Por não armazenar matéria prima, tudo que é comprado é utilizado, então diga adeus aos desperdícios e às sobras!

 

Flexibilidade

Diferentemente do fordismo, que produz em massa um tipo padronizado de produto, o JIT traz uma proposta mais flexível e que confere maior diversidade à mercadoria.

Esse é um ponto extremamente positivo, pois permite que o cliente personalize sua encomenda.

 

Qualidade

Uma vez que você trabalhará com o mínimo de estoque necessário, existe uma atenção redobrada na gestão da qualidade. É natural que exista um esforço para eliminar ao máximo os problemas e defeitos durante a produção, ou seja, a diminuição do estoque gera um ciclo positivo de busca constante por melhoria contínua.

 

Como implementar o Just in Time?

 

1 – Repense o layout industrial

Para adotar o JIT, é necessário mudar todo o modelo de produção em sua empresa. Abdique espaços e crie um novo layout que possibilite o atendimento rápido aos pedidos de seus clientes.

 

2 – Pense na organização

Está aí uma característica que não pode faltar dentro do modelo Just in Time!

Procure entender as diferentes metodologias que podem ser aplicadas em seu negócio e esteja antenado nas novas tecnologias.

Um tipo de sistema que pode aumentar ainda mais a produtividade das equipes é o de monitoramento em tempo real, já que com ele você tem total controle sobre o que acontece no chão de fábrica e pode fazer uma excelente gestão de pessoas a distância, realocando funcionários conforme necessário e evitando perda de tempo.

 

3 – Treine sua equipe

Mudar para um novo modelo requer disciplina e esforços conjuntos. Por isso, garanta que seu time receba todas as instruções necessárias para encabeçar o novo método de primeira, esteja disponível para acompanhar os processos no Gemba e esclareça possíveis dúvidas.

 

4 – Seja sincero com os clientes e fornecedores

É importante estabelecer um diálogo com todos para que a metodologia esteja sempre alinhada.

Converse com seus fornecedores para que a matéria prima sempre chegue no momento certo e esclareça as mudanças para seus clientes. Dessa forma, vocês poderão firmar bons acordos para ambas as partes com relação à demanda e prazo de entrega.

 

5 – Reorganize as metas

O foco agora não é vender, mas sim projetar encomendas. Por não ter mais necessidade de estoque, sua estratégia deve ser voltada a atrair clientes, e não se livrar de produtos.

 

Como a Novidá pode ajudar na implementação do modelo Just in Time

 

Perder tempo não é uma opção para aqueles que acreditam no grande potencial do Just in Time. Por isso, é essencial saber tudo que acontece em sua empresa e se for em tempo real, melhor ainda!

Pensando nisso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que permite rastrear pessoas, ativos e máquinas com a praticidade dos beacons.

Desenvolvido com base na Internet das Coisas, o sistema garante a visualização de todas as operações de modo claro, a fim de que você possa reorganizar equipes, encontrar ativos com facilidade e reduzir custos por compreender melhor como funcionam os seus processos.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar nessa empreitada? Clique aqui e confira!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

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