Blog

Kanban em Vendas: Uma nova visualização para o funil

Kanban em Vendas: Uma nova visualização para o funil

Já foi falado aqui no blog sobre o Kanban, que é um facilitador no planejamento e controle da produção. Ele permite visualizar facilmente o status das tarefas, assim o time pode controlar melhor o andamento das demandas.

Quando analisamos o setor comercial, o especialista em vendas tem inúmeras atividades a realizar no dia a dia para conseguir que uma venda seja realizada. Sem um processo que permita visualizar o que está acontecendo, algumas etapas podem ser esquecidas ou um deal pode ficar perdido no processo.

É nesse cenário, em que o vendedor deve ter controle sobre o seu processo, que o kanban em vendas pode ajudar a entender o que está acontecendo e a ter previsibilidade sobre o funil de vendas.

 

O Kanban em vendas é eficaz?

A princípio, a ideia de construir um quadro para organizar as tarefas nas colunas “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”, pode parecer besteira, ou até desperdício de tempo. Porém, esse método funciona, e vem sendo utilizado há mais de 50 anos.

Mais de 50 anos?

Isso mesmo! Sabemos que o mundo mudou e que hoje não fazemos as mesmas coisas que fazíamos há 50 anos.

Hoje temos a tecnologia ao nosso lado, o que facilita muitos processos. Além da praticidade, a tecnologia também trouxe um excesso de informações e um grande volume de trabalho.

Se o seu líder te perguntar sobre um determinado cliente, quanto tempo você levaria para levantar todas as informações sobre o status dele?

E se, ao invés de consultar uma planilha, ou um email, ou até mesmo um caderno, você simplesmente olhasse para o seu quadro de kanban e visualizasse as informações necessárias?

Seria um pouco mais fácil, certo?

Ao usar o Kanban, fica claro o que está acontecendo nas etapas do processo. A equipe e o gestor conseguem compreender o todo, quais são as próximas tarefas a serem realizadas e o que ou quem deve ser priorizado.

 

Qual é a estrutura ideal para um kanban em vendas?

O kanban é uma ferramenta que pode ser facilmente adaptada, tanto para vendas enterprise ou SMB. Porém, não existe um modelo que vá funcionar em todas as empresas.

Ao construir o kanban para sua empresa você deve pensar nas etapas que são mais importantes no seu processo de vendas e em quais são os pontos que você precisa ter alinhados com o lead para que ele esteja apto para a próxima etapa.

Quando pensamos em um processo de vendas para uma empresa que trabalha especificamente com o mercado B2B, uma proposta para as etapas do kanban pode ser:

Prospecção > Qualificação por perfil > Qualificação por maturidade  > Apresentação da Solução > Envio de Contrato > Cliente

 

Olhar do gestor sobre o kanban

A visibilidade que o kanban traz para o funil de vendas permite que o gestor consiga entender claramente onde os integrantes da sua equipe estão com dificuldades e o que deve ser aperfeiçoado.

Coaching: Ao analisar o kanban, você pode visualizar em qual etapa um vendedor está com dificuldades e, assim, ajudá-lo a alcançar o próximo nível.

Processo: Entender quais melhorias devem ser feitas, o que pode ser eliminado e o que pode ser melhorado.

Previsibilidade: Acompanhe o seu ciclo de vendas e quantos prospects estão em cada etapa do funil.

 

Conclusão

A técnica do kanban não requer mudanças no modo de trabalho de uma equipe e, na maioria das vezes, é simples de ser adotada.

Para conseguir os melhores resultados envolva toda a equipe no processo. O kanban só trará resultados se todos estiverem engajados, souberem como utilizar e enxergarem valor na ferramenta.

O grande valor do Kanban para o time passa a ter uma comunicação mais transparente, onde todos enxergam o seu papel no processo comercial de maneira efetiva.

Escolha uma plataforma, física ou digital, que seja de fácil acesso. Dessa forma você evita atrito para que as pessoas utilizem a técnica no seu dia a dia.

 

*Guest post produzido por Nayara Medeiros, Inbound Analyst do Outbound Marketing

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil