Blog

Lean Manufacturing: Como aplicar no seu negócio!

Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing é uma metodologia voltada para a otimização da produção ao máximo e empresas de sucesso em todo o mundo como a Dell e até a Embraer aplicam com sucesso. No português traduzido como Manufatura Enxuta, impacta numa mudança na forma de se pensar a linha de produção, entregando muito mais eficiência.

Hoje o Lean Manufacturing já até se expandiu para outras áreas além das linhas de produção e fábricas tradicionais, permitindo que inclusive algumas variações e combinações com outras metodologias entreguem resultados ainda melhores. E mesmo entendendo os benefícios, algumas empresas ainda carecem de exemplos práticos e de um entendimento completo do a aplicação desta metodologia representa para o seu negócio.

Continue acompanhando a nossa publicação e entenda mais sobre o Lean Manufacturing, indo desde a motivação do seu surgimento e até como implementar corretamente na sua empresa.

 

 

A história do Lean Manufacturing

 

O termo Lean Manufacturing foi primeiro citado num livro do ano de 1990 de três autores americanos que estavam descrevendo os métodos de trabalho aplicados e os conceitos por trás do Sistema Toyota de Produção, ou STP. E entender esse contexto é a melhor forma de compreender a importância do Lean Manufacturing e o seu surgimento alguns anos atrás no Japão.

A década de 50 era um período conturbado para o sistema de produção japonês. Todo o país estava passando por um período difícil no pós guerra e tanto socialmente, politicamente e economicamente estava com a moral devastada. Alinhado a isso, a demanda por diversos produtos vitais para reconstrução do país estava em alta, como materiais de construção, peças de roupa e outros itens importantes.

 

O Lean Manufacturing e a busca por eficiência

 

Juntamente com a demanda de itens para reconstrução nacional, o setor de transporte também demandava um alto volume de produção – e é aí que a Toyota entra em cena. Com uma dependência alta de estoques e pouco espaço disponível no país, o estilo tradicional fordista não era uma opção para o setor japonês.

Assim, a busca por eficiência se tornou um padrão no sistema produtivo da Toyota e consequentemente em todo o sistema produtivo do Japão. Com isso, implementaram um fluxo de caixa mais rápido e que conseguisse atender as diferentes demandas para a reconstrução do país, com produtos personalizados.

E então surgia o sistema de manufatura enxuta, ou Lean Manufacturing. As atividades que não agregavam valor ao processo foram eliminadas e a Toyota se destacou como exemplo de empresa eficiente no setor automotivo e até em outros segmentos. Com a evolução dos conceitos, foi definido ainda outros pontos como a redução dos desperdícios em paralelo com o aumento da produtividade e da qualidade do que é fabricado.

 

 

A aplicabilidade do Lean Manufacturing

 

Num primeiro momento, pode-se parecer fácil ou até simples aplicar o Lean Manufacturing em qualquer tipo de negócio. Reduzir desperdícios, aumentar produtividade em conjunto com a evolução contínua da qualidade são pontos importantes para qualquer empresa que queira crescer e se manter a frente da concorrência.

E é aí que entra um conhecimento prático aplicado de acordo com cada negócio. Para começar, o próprio sistema de manufatura enxuta destaca sete pontos principais de atenção para identificar os desperdícios na empresa:

 

  • Defeitos, como qualquer erro nos materiais, produtos ou processos;
  • Excesso de produção, tanto adquirir mais materiais do que a real necessidade como produzir além da demanda;
  • Estoques, armazenar produtos que são consequência do excesso de produção;
  • Processos desnecessários, que não geram valor ao cliente;
  • Movimento desnecessário na planta de produção e que impacta na eficiência dos colaboradores;
  • Transporte desnecessário decorrido do movimento desnecessário;
  • E até a espera ou pausas causadas por quebras, falhas e processos desnecessários.

 

Uma empresa que se preocupa com a manufatura enxuta mas ainda possui diversos processos desnecessários para o controle de um grande estoque já está cometendo duas grandes falhas segundo o conceito do Lean Manufacturing. E essa análise deve ser realizada em todos os locais, com o foco sempre de reduzir os desperdícios. 

 

 

Algumas ferramentas para aplicação do Lean Manufacturing

 

Uma ótima forma de entender os impactos positivos e os benefícios do Lean Manufacturing é por meio de alguns exemplos reais da sua aplicação e obtenção de bons resultados. E algumas ferramentas conseguem entregar uma melhor experiência na hora de visualizar os benefícios da manufatura enxuta.

O Kanban é um ótimo sistema de comunicação, controle e integração de diferentes áreas para e demonstra informações importantes para a área. Os cartões de sinalização se tornaram uma apresentação da produção puxada Just in Time e facilita o planejamento entre setores. Um ótimo exemplo seria o time de manutenção que utiliza o Kanban para controle de tarefas de cada colaborador, além do estado atual de cada uma delas. 

 

A padronização e o 5S

 

Outras ferramentas importantes para transformar uma organização e o seu sistema de produção num formato enxuto são a padronização e o 5S. Padronizar não significa estagnar, já que o Lean preza pela constante evolução. Neste caso, os padrões são utilizados para manter a qualidade e a estabilidade, incentivando a manutenção de boas práticas e incorporando-as na cultura organizacional.

Já o 5S define algumas boas práticas de acordo com a cultura do Lean, incentivando a melhoria contínua seguindo 5 palavras japonesas ou os 5 senso:

 

  • O Seiri ou senso de utilização, para a utilização inteligente dos materiais;
  • O Seiton ou senso de organização, incentivando a organização do espaço e ferramentas utilizadas;
  • O Seiso ou senso de limpeza, para incentivar que o ambiente esteja sempre limpo e organizado; 
  • O Seiketsu ou senso de padronização, seguindo a ferramenta de padronização e incentivando a continuidade dos bons costumes;
  • O Shitsuke ou senso de disciplina, para a autogestão e o empenho de manter o 5S em constante aplicação na organização.

 

Um ótimo exemplo das duas ferramentas do Lean Manufacturing é novamente num setor de manutenção. A padronização pode ser aplicada nas ferramentas corretas para o trabalho de cada técnico e o 5S pode ser aplicado no próprio setor em si, com todos os equipamentos organizados e bem limpos.

A tecnologia também pode ser um ótimo fator para impulsionar o sucesso do Lean Manufacturing na linha de produção. Um case de sucesso da Novidá é na gestão de Staff na fábrica do Grupo Boticário. Ao gerir a equipe na linha de produção, conseguiu-se diminuir o tempo perdido devido a realocação entre as diferentes ordens, evitando longas paradas.

 

CTABlog_GestãoDeProcessos_Boticário

 

A importância de aplicar o Lean Manufacturing na sua empresa

 

O Lean Manufacturing permite que a empresa se desenvolva de uma maneira eficiente, fazendo com que os recursos sejam utilizados sem qualquer tipo de desperdício. A diminuição do tempo de espera é um dos grandes causadores de desperdício, tanto de material quanto de tempo para a linha de produção.

Com isso, a manufatura enxuta entrega mais eficiência nos processos, melhora o fluxo de informação e impactam até no transporte correto de cargas e produtos. Assim, a empresa ganha muito indicadores positivos com essa metodologia.

Outro ponto importante de se aplicar o Lean Manufacturing é na busca constante pela melhoria contínua. Essa visão faz com que os colaboradores se interessem e apliquem novas soluções em busca de mais eficiência no seu trabalho. Um ótimo exemplo de filosofia que pode convergir com o Lean Manufacturing nesse sentido é o Karakuri ao aplicar soluções simples para tarefas do dia a dia na operação. 

 

Saiba mais!

 

A Novidá pode proporcionar as melhores aplicações de tecnologia para que a empresa consiga entender o seu panorama de atuação das equipes e buscar por melhores indicadores de eficiência. Com isso, ao transformar a gestão dos processos e melhorar o poder de decisão sobre o negócio a Novidá é o parceiro ideal, inclusive para aplicar os conceitos do Lean Manufacturing.

Entre em contato com o nosso time de atendimento e fale com um de nossos especialistas!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil