x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Linha de Produção
29 de outubro 2018

Linha de Produção: Como torna-la mais eficiente?

linha de produção é o coração de qualquer indústria!

É lá que os produtos são fabricados e que os operadores passam a maior parte do tempo. É também na linha de produção que podemos encontrar as maiores possibilidades de otimização de processos e ganho de eficiência operacionais.

Porém, a linha de produção também é um dos lugares mais desafiadores para encontrar oportunidades de melhoria. Isso porque trata-se de um espaço amplo, com forte interferência humana e que nem sempre tem todas as suas tarefas mapeadas e analisadas.

Apesar dos desafios de entendimento e gestão já existem formas bem populares no meio para se aumentar o controle e gestão, e as novas tecnologias chegaram para auxiliar nessa elevação dos níveis de gestão, segurança e qualidade.

E se você acha que essas ações para aumentar a produtividade demanda altos investimentos, está enganado! Com algumas dicas para otimizar a linha de produção, você consegue tornar sua empresa mais competitiva e reduzir custos significativos.

Confira!

 

Utilize metodologias de gestão Lean

Vivemos um momento em que negócios de todos os setores procuram ser o mais enxuto possível. O mercado demanda eficiência e agilidade e quem não se adaptar pode ficar para trás.

Por isso, estude o sistema Lean Manufacturing e crie métodos para colocá-lo de fato em prática. Conheça também metodologias como o Kaizen, o just in time e o Kanban e, mesmo que demandem algum esforço inicial, as aplique no seu dia a dia!

A união desses conceitos vai te ajudar a entender como aproveitar melhor os recursos disponíveis sendo mais produtivo e gastando menos.

Hoje falamos muito das novas tecnologias e Industria 4.0, mas nos esquecemos das metodologias e modelos já consagrados e de resultado comprovado, mas que muitas vezes são negligenciados no dia a dia.

 

Contrate os melhores fornecedores

O ganho de eficiência começa antes mesmo do material chegar a linha de produção. Dedique tempo e paciência para pesquisar os melhores fornecedores, que aliem bom preço, qualidade e rapidez.

Lembre-se que nem sempre é o preço que deve ser levado em conta aqui. Ter fornecedores confiáveis pode valer muito mais a pena financeiramente do que aqueles mais baratos.

 

Invista na comunicação

Ruídos na comunicação interna podem causar grandes mal-entendidos, além de provocar atrasos na produção caso os procedimentos não estejam bem explicados.

Por isso, certifique-se de que as informações estão sendo passadas de forma transparente e para todos funcionários, sem exceção.

 

Mapeie

Entender como a linha de produção funciona é essencial para a organização da empresa.

Com os processos bem mapeados, é possível evitar gargalos, gerenciar o tempo e otimizar os processos de forma estratégica.

Este é um dos pilares onde as novas tecnologias hoje conseguem dar alto suporte as empresas, principalmente com tecnologias como Internet das Coisas.

 

Faça cronogramas

Tarefas e prazos bem definidos auxiliam na fluidez da linha de produção, e não é nada complicado disponibilizar uma agenda para seus funcionários!

Você pode criar cronogramas pelo Excel ou utilizar ferramentas que o próprio Google oferece. Assim, os deadlines serão sempre respeitados e a equipe se manterá em dia com tudo que é necessário fazer.

 

Aposte na gestão da qualidade

Hoje em dia, a competitividade no mercado não permite alto índice de erros, então esteja sempre de olho na gestão da qualidade.

Com ela, você é capaz de especificar padrões e visualizar relatórios sobre o funcionamento das tarefas em alguns passos simples, mas essenciais para otimizar os processos.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Automatize ao máximo as tarefas de gestão no chão de fábrica.

É impossível controlar manualmente tudo que acontece na linha de produção, portanto, não deixe de utilizar tecnologias que possam te ajudar nesse sentido.

Já ouviu falar do sistema MES? O Manufacturing Execution System tem a missão de monitorar os detalhes relacionados à gestão dos processos em tempo real. Esse sistema é capaz de informar quais máquinas dão mais problema, como elas estão operando e se há gargalos no processo.

Entretanto, ele não é a única opção para quem deseja automatizar a linha de produção!

As novas tecnologias advindas da Industria 4.0 conseguem trazer um nível de informações jamais visto até hoje, de forma simples e em tempo real.

Explorar possibilidades destas novas tecnologias é fundamental na gestão da produção, mas tome cuidado! Foque sempre e apenas na resolução de seus problemas principais, naqueles que o fizeram buscar de fato uma solução.

Pois nada sobrevive a um retorno de investimento ruim!

 

Como a Novidá pode te ajudar

Otimizar a linha de produção requer muito comprometimento por parte dos gestores, mas com algumas ferramentas, a tarefa pode ficar muito mais simples!

Pensando nisso, desenvolvemos uma solução focada no entendimento e melhoria de processos operacionais focado nas pessoas e suas atividades operacionais, sozinhas na sua operação ou no comando de equipamentos

Através de um conjunto de tecnologias proprietárias que envolvem Geolocalização indoor e outdoor (RTLS), Internet das Coisas e Inteligência Artificial, entregamos aos nossos clientes um entendimento holístico destes processos, permitindo a medição de dados confiáveis e o controle integral – em tempo real – de diversos indicadores críticos sobre sua operação

Como resultado, já geramos impactos consistentes nas operações de nossos clientes, na ordem milhões de reais ao ano, com ROI médio de 14x o valor investido!

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e confira!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo