x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Localização de mercadorias
5 de outubro 2018

Casos de Uso – Localização de Mercadorias em operação logística

De forma geral, uma operação logística envolve um centro de distribuição de grande área para suportar todas as atividades que acontecem ali. Em muitos casos, a operação não é tão organizada e localizar uma mercadoria pode representar uma grande dificuldade

 

Definição de Problema

Depois de passar por várias etapas, o produto final é armazenado em um local apropriado dentro da operação. Porém, imagine que nesse mesmo galpão tenha milhares de outras mercadorias, que muitas vezes são parecidas entre si e, portanto, não são de fácil identificação.

Quando um funcionário precisa localizar uma determinada mercadoria para despachar o pedido, ele pode enfrentar grandes dificuldades e demorar para encontrar o produto certo. Isso pode atrasar toda a operação e, ao fim das contas, ser um problema até para o cliente final.

 

Solução

A solução da Novidá para rastreamento de ativos é perfeita para solucionar esse desafio. Nesse caso, beacons (pequenas tags emissoras de bluetooth) são acopladas às mercadorias. Sensores espalhados por todo o centro de distribuição recebem esses sinais e conseguem identificar, com precisão de menos de 1 metro, onde está cada ativo.

Em uma plataforma web ou aplicativo, o funcionário consegue visualizar em tempo real onde está o produto desejado. Dessa forma, ele não perderá mais tempo procurando mercadorias e otimizará suas tarefas do dia-a-dia.

Vale ressaltar que os beacons podem ser acoplados em qualquer local. Caso você tenha muitas mercadorias, o ideal é instalar a tag em pallets, caixas ou algo que agrupe um lote de produtos.

Com essa solução, o gestor da operação também pode acompanhar o histórico de movimentação dos ativos, entendendo quanto tempo a mercadoria passa em cada etapa e identificando gargalos para otimização de processos.

Dessa forma, é possível fazer uma gestão 360º da operação logística e ter um negócio muito mais eficiente.

Quer entender melhor como a Novidá pode aumentar a produtividade no seu negócio? Marque uma conversa conosco!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo