x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Casos de Uso - Localização de Veículos
12 de setembro 2018

Casos de Uso – Localização de veículos em fábricas automobilísticas

Na fabricação de automóveis, tratores, caminhões ou qualquer outro veículo, o produto final tem grande valor agregado. Ainda assim, a produção é feita em massa e, todos os veículos precisam ser estacionados em um pátio depois que ficam prontos.

 

Definição de Problema

Em meio aos inúmeros veículos estacionados, os operadores têm dificuldades em localizar exatamente o automóvel que passará para as próximas etapas. O fato de cada veículo ser muito parecido, dificulta ainda mais o processo.

Encontrar o veículo desejado, que atenda a certos critérios (modelo, motorização, características internas, etc) pode ser um desafio de longo prazo. Isso pode acarretar em atrasos na produção e no uso ineficiente da mão-de-obra, já que o colaborador poderia usar seu tempo em outras tarefas.

 

Solução

Através de uma solução de geolocalização indoor como a da Novidá, é possível ter dados precisos sobre a posição de cada veículo. Para isso, beacons (pequenas tags emissoras de Bluetooth) são instalados em todos os automóveis. Sensores espalhados pelo pátio recebem esse sinal e, por meio de nossos algoritmos, identificam a localização de cada veículo.

A solução funciona para ambientes indoor e outdoor, tem precisão de até 1 metro e ainda conta com a possibilidade de reutilizar a tag. Ou seja, depois que o automóvel sair para a venda, basta retirar o beacon e colocar em um novo veículo fabricado.

O gestor ou qualquer outro funcionário habilitado pode ter acesso às informações de localização de cada ativo em tempo real. Dessa forma, ele não terá mais problemas em identificar o veículo que precisa dentro do pátio.

Além disso, o histórico de movimentação de cada veículo também fica disponível, o que dá mais controle sobre a operação e ajuda a identificar possíveis gargalos nessa movimentação.

Para ter um cenário completo do que acontece na fábrica, os operadores logísticos também podem ser monitorados. Basta que eles usem um aplicativo com a tecnologia Novidá embarcada em um smartphone corporativo. Os mesmos sensores vão identificar cada colaborador e analisar sua movimentação.

Por meio de nossa solução para gestão de ativos, você tem na palma da mão um recurso para aumentar a produtividade do seu negócio e otimizar processos. Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa? Agende uma conversa com a Novidá!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo