x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Logística Lean

Logística Lean: o que você precisa saber

Em um momento de grandes transformações em praticamente todos os segmentos, negócios de todos os tipos precisam se reinventar para continuar crescendo. A logística é uma das principais áreas de qualquer empresa, portanto, toda otimização aplicada a ela pode gerar grande impacto. É nesse contexto que entra a Logística Lean.

 

O que é Logística Lean?

A Logística Lean (ou logística enxuta) faz parte do modelo de gestão “Lean”, de onde também nasceu o Lean Manufacturing. Portanto, o princípio das duas filosofias é o mesmo: identificar atividades que agregam valor e eliminar os desperdícios do processo.

Mesmo dentro do contexto da logística, a busca pela eficiência pode estar em diferentes partes do processo, como na recepção, armazenagem, expedição, transporte, entre outros.

O fundamental é mapear cada um desses setores, analisar onde estão possíveis gargalos, aplicar mudanças para aumentar a eficiência e mensurar o resultado delas. Na prática, estamos rodando um ciclo PDCA com foco em eliminação de desperdícios.

Vale lembrar que esse é um processo de melhoria contínua, ou seja, é preciso verificar constantemente quais são as oportunidades de melhoria na área logística.

 

Fundamentos da Logística Lean

Para colocar a logística enxuta em prática, existem 3 pilares fundamentais que sustentam a metodologia:

 

1) Estoque Reduzido

Ter um grande volume de estoque parado acarreta custos. O ideal é ter no galpão apenas aquilo que será usado. É aí que entra a metodologia do Just in Time, método que prega a produção sob demanda.

Vale a pena também negociar com fornecedores para que a chegada da matéria-prima seja feita sempre em pequenos lotes e frequentemente, ao invés de receber grandes lotes uma vez por mês, por exemplo.

 

2) Sincronia nos Processos

Para que um estoque menor seja eficiente, é preciso que todas as partes da cadeia de suprimentos estejam em sincronia. Hoje já existem softwares para interligar essas áreas e garantir esse alinhamento.

Isso é essencial para evitar gargalos, afinal, se há algum imprevisto em uma parte da operação, todo o ciclo vai atrasar e o estoque vai se acumular.

 

3) Otimização de processos

Os processos logísticos de inbound e outbound precisam ser melhorados constantemente para reduzir desperdícios desnecessários e maximizar lucros

Por isso vale a pena mapear e revisitar cada processo para entender quais pontos podem ser aprimorados.

 

Benefícios da Logística Lean

A sua empresa tem muito a ganhar ao adotar a metodologia lean em sua operação logística.

O ganho mais evidente é a maximização dos lucros. Afinal, a ideia é diminuir gastos desnecessários e aumentar a produtividade. Naturalmente, isso leva a maiores ganhos ao longo do tempo.

Além disso, os gestores passam a ter muito mais controle sobre o negócio ao adotarem a metodologia lean. Isso auxilia na tomada de decisões e guia os líderes às mudanças constantes que todo negócio moderno precisa passar.

 

A tecnologia e a Novidá na Logística Lean

Colocar todas essas ideias em prática, não é uma tarefa fácil. Porém, existem algumas tecnologias que podem auxiliar nesse processo.

Softwares ERP, por exemplo, conseguem fazer toda a gestão de estoque, custos, processos, finanças, logística e muito mais de forma automatizada e integrada. Lembre-se que gerenciar dados é uma das premissas mais importantes para colocar a metodologia lean em jogo.

A Novidá também desenvolveu uma solução que pode ajudar nessa tarefa. Nosso sistema de geolocalização indoor acompanha a jornada de trabalhadores e equipamentos ao longo do dia, levantando dados reais sobre a movimentação desses recursos.

Dessa forma, os gestores conseguem localizar, em histórico ou tempo real, funcionários e equipamentos móveis. Isso ajuda a entender melhor como funcionam os processos da empresa, identificar possíveis gargalos e otimizar processos.

Quer entender melhor como funciona nossa tecnologia? Entre em contato conosco!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo