x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Manufatura Aditiva
26 de novembro 2018

Manufatura Aditiva: entenda melhor o conceito

Se você nunca ouviu falar em manufatura aditiva, saiba que chegou a hora de conhecer esse pilar da Indústria 4.0. Só em 2015, a tecnologia cresceu mais de US$5,1 bilhões no mundo e tem tudo para otimizar a forma com que objetos são gerados.

A ideia dessa disrupção é bem simples, e vai contra o modelo tradicional de produção, que costuma usar uma grande quantidade de material, posteriormente esculpido no produto desejado. Isso produz uma grande quantidade de resíduos descartados, e a manufatura aditiva veio para acabar com isso.

Nela, os objetos são produzidos por meio de um software de desenho tridimensional, que, como o próprio nome já diz, adiciona camada por camada dos materiais necessários para compor o produto, como plástico, metal, cerâmica, etc. Dessa forma, eles são 100% aproveitados e só é usado o que é necessário. Para que isso seja possível, a presença do laser no processo é fundamental.

 

Benefícios em adotar a manufatura aditiva

– Eliminação de resíduos

– Facilidade de fabricar objetos com geometrias complexas

– Aumento significativo da qualidade

– Possibilidade de corrigir defeitos antes da finalização do produto

– Aumento da produtividade

 

Onde aplicar

Por conta da geometria flexível, a manufatura aditiva é bastante útil para inúmeras indústrias, em especial a odontológica.

Áreas automotivas e aeroespaciais também são beneficiadas, já que a tecnologia consegue produzir peças funcionais e, no caso das aeronaves, reduzir o peso das máquinas, que minimiza a necessidade de combustível.

Além disso, arquitetos, joalheiros e produtores de entretenimento podem – e devem – adotar essa inovação, uma vez que a disrupção facilita a produção de itens complexos e personalizados.

 

Como a Novidá pode te ajudar

Estar por dentro dos benefícios que as novas tecnologias da era 4.0 oferecem é o primeiro passo para aumentar a competitividade no negócio e se tornar referência no mercado.

Por isso, com a missão de ajudar as empresas a otimizar a gestão de processos e reduzir custos, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor de precisão, capaz de monitorar equipes, ativos e equipamentos.

Isso só é possível graças à Internet das Coisas que, ligada às RTLS e Inteligência Artificial, garante um sistema flexível, que te entrega todas as informações em tempo real e permite realocar funcionários de forma a aumentar a produtividade do negócio.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo