x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Melhoria Contínua
29 de agosto 2018

Melhoria Contínua: como usar a tecnologia para aplica-la

Toda empresa tem como meta ampliar a qualidade de seus produtos e, com algumas técnicas, é possível fortalecer a presença no mercado ao passo que os custos caem e a produtividade aumenta. Para que isso aconteça, é fundamental aplicar as práticas da melhoria contínua.

Ao contrário do que muitos pensam, essa filosofia pode ser implementada desde pequenas empresas a grandes corporações. Por visar aperfeiçoar constantemente a gestão de processos, a melhoria contínua analisa todas as atividades, buscando gargalos, atrasos e desperdícios que podem ser solucionados.

A implementação, entretanto, deve seguir quatro passos básicos:

 

– Pense em quais pontos você deseja melhorar

– Busque ferramentas para medir os resultados

– Padronize a forma com que os processos são realizados

– Coloque em prática as técnicas desejadas

 

Principais técnicas de melhoria contínua

 

Six Sigma

Visa representar uma escala de qualidade que vai do um ao seis, na qual 1-Sigma Sigma é o nível que contempla a maior quantidade de defeitos. Dessa forma, aqueles que alcançam o 6-Sigma possuem uma produção praticamente sem erro e de altíssima qualidade.

 

PDCA

Tem a missão de estruturar os processos para que saiam do papel de forma cuidadosa, assertiva e estratégica. Por isso, o PDCA segue quatro passos obrigatórios: planejar, fazer, checar e agir. Quando aplicado de forma correta e contínua, o método é extremamente eficaz e pode trazer excelentes resultados para a empresa.

 

Lean Manufacturing

A manufatura enxuta, ou Lean Manufacturing, tem uma missão bem definida: garantir a eficiência dos processos com o gasto da menor quantidade possível de recursos. Dessa forma, é fundamental que todos os desperdícios sejam eliminados.

 

Como a Tecnologia pode ajudar a implementar a melhoria contínua

 

Automatize os processos

Por mais que a mão de obra humana seja a principal dentro das empresas, processos realizados manualmente costumam estar sujeitos a falhas e erros.

Assim, a alternativa é buscar continuamente soluções que automatizem procedimentos e sejam capazes de implementar a cultura de melhoria contínua.

Atualmente, dispomos de diversos softwares que detectam gargalos, sistemas de Inteligência Artificial que apontam e solucionam problemas, além de ERPs que podem otimizar toda a produção.

Vale a pena investir!

 

Monitore

Os sistemas de geolocalização indoor podem ser extremamente eficazes quando falamos em melhorar continuamente os processos.

Isso porque sua capacidade de rastrear tudo que faz parte do chão de fábrica permite ao gestor ter uma visão holística de todas as tarefas em tempo real, o que leva à tomada de decisões estratégicas baseadas em dados sólidos.

É como se fosse um grande tabuleiro de xadrez, no qual o responsável visualiza onde cada peça do sistema se encontra, podendo troca-las de lugar conforme a necessidade.

Além de aumentar a produtividade da empresa, o rastreamento reduz custos com maquinário, garante segurança e agilidade em todos os setores.

 

Sempre pense nos dados

Em época de Indústria 4.0, é praticamente loucura fechar os olhos para a quantidade de tecnologias promissoras disponíveis no mercado. Uma das mais comentadas, inclusive, é a Internet das Coisas.

Entretanto, de nada adianta investir pesado em técnicas de melhoria contínua se você não souber analisar e reter dados importantes.

Por isso, esteja atento e busque métodos que te auxiliem a tomar decisões estratégicas com base nas informações disponíveis.

 

Como a Novidá pode te ajudar

Aumentar a produtividade da sua empresa de forma contínua é nossa meta principal, por isso, desenvolvemos um software de geolocalização indoor e outdoor de precisão ideal para quem deseja melhorar a gestão de pessoas, reduzir custos e estar por dentro de tudo que ocorre na empresa.

Com base na Internet das Coisas e nas RTLS, o sistema te permite rastrear ativos, máquinas e equipes para melhorar a eficiência dos processos, reduzir custos com equipamentos extras, remanejar pessoas de modo estratégico e evitar a perda de tempo graças à localização fácil de qualquer objeto rastreado.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e confira!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo