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Melhoria da Qualidade Hospitais
31 de outubro 2018

A importância da tecnologia na melhoria da qualidade dos hospitais

O cotidiano das organizações de saúde é sempre agitado. Diferentemente de outros tipos de empresas, essas organizações não costumam encerrar suas atividades no final do dia. Como o fluxo de pacientes é intenso, os processos que ocorrem em torno de seus atendimentos e procedimentos também são. Dessa forma, a contínua melhoria da qualidade dos hospitais por meio da tecnologia se mostra essencial.

Imagine realizar todos os agendamentos de um hospital em arquivos de papel? Ou, até mesmo, manter registros dos clientes em milhares de arquivos e tabelas perdidos em pastas de computadores. Qual a chance de que os procedimentos ocorram com a rapidez necessária que tanto marca o dia a dia desse ambiente? Não há qualquer chance de isso ocorrer.

Atualmente, todo empresário reconhece que as inovações tecnológicas vieram para facilitar a prestação de quaisquer tipos de atividades e serviços. E toda empresa (independentemente do setor e de seu porte) precisa se alinhar a essas novidades. Caso contrário, será difícil sobreviver em um ambiente mercadológico com uma concorrência cada vez mais acirrada.

Por isso, em um contexto no qual o emprego da tecnologia não é só um diferencial, mas uma necessidade, é preciso conseguir acompanhar as tendências e identificar ferramentas capazes de garantir um maior poder competitivo no mercado.

Assim, não basta apenas utilizar computadores em vários processos de seu hospital e considerar que está acompanhando os avanços tecnológicos. É preciso enxergar a gestão da organização sob um outro viés, mais amplo e que dê uma visão do todo. Além disso, é essencial contar com tecnologias que otimizem as demandas!

 

O que são as certificação e acreditações para hospitais?

Quando o assunto é qualidade na área da saúde, a certificação e a acreditação são dois conceitos que todo gestor desse ramo precisa considerar. Esses dois instrumentos acabam sendo complementares e irão simbolizar que a instituição avaliada está em conformidade com certas leis, regulamentos e normas técnicas determinadas pelos órgãos certificadores.

Assim, eles têm a função de apontar que o hospital está oferecendo serviços de alta qualidade e segurança a seus pacientes. Mas, além de “protegerem” esses pacientes por meio desse atestado de qualidade, os diferentes tipos de certificação e acreditação têm outra função. Eles também podem ser encarados como agentes de criação de uma importante vantagem competitiva para essas instituições perante o mercado.

Afinal, ter a qualidade de sua organização comprovadamente atestada por órgãos competentes é um grande diferencial. Possuir uma certificação ou acreditação traz como consequência a elevação do hospital a um patamar diferenciado perante seus concorrentes.

Vale ressaltar que existem pequenas diferenças entre uma certificação e uma acreditação, como:

 

Certificação

Na certificação, um determinado órgão de caráter imparcial e que tem elevado reconhecimento público irá confirmar por escrito que os produtos, sistemas de qualidade e processos de uma organização estão em conformidade com os padrões especificados. O responsável por definir a abrangência do que será avaliado é a própria instituição. Ou seja, o próprio hospital irá apontar se serão mensurados todos os seus processos ou apenas alguns deles, por exemplo.

 

Acreditação

Já na acreditação há também um reconhecimento formal e escrito, por meio de um órgão acreditado, que simboliza que uma instituição está apta a reproduzir determinadas atividades, seguindo requisitos pré-definidos. Na acreditação, quem define o escopo daquilo que será analisado e avaliado é a Norma de Acreditação. Ela é a mesma para todos os acreditados.

Saiba aqui o que é acreditação ONA e como se enquadrar nessa certificação hospitalar

 

Como a tecnologia pode ajudar a obter certificações hospitalares?

As certificações e acreditações influenciam diretamente na qualidade dos processos e serviços de uma organização. E, definitivamente, quando tratamos de saúde, o reconhecimento da qualidade de serviços oferecidos é decisivo na hora dos pacientes escolherem qual hospital irão frequentar.

Por isso, essas certificações resultam em um destaque competitivo frente à concorrência. E, num mercado acirrado, esta vantagem se mostra como algo muito essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Assim, as instituições não apenas precisam se adequar aos padrões de qualidade exigidos por órgãos de referência nacional e internacional. Eles também precisam manter tais adequações para garantir a continuidade da vigência desses instrumentos.

Para que isso possa ocorrer, é imprescindível ter um sistema de gestão de qualidade altamente eficiente. Nesse contexto, o uso dos avanços tecnológicos é também imprescindível. É importantíssimo contar com um sistema de automação de processos internos, já que isso tornará mais eficiente não somente o alcance de metas estabelecidas pela instituição, mas os processos de gestão como um todo, o controle e a melhoria contínua.

 

Texto escrito por Luiza Andrade, produtora de conteúdo da Siteware

 

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