Blog

Microlocalização: o segredo para entender seu negócio

Microlocalização: o segredo para entender seu negócio

O GPS possibilitou o surgimento de inúmeros aplicativos e mudou a forma como nos comunicamos, nos relacionamos e até fazemos negócios. Da mesma maneira, a microlocalização também está proporcionando grandes transformações, principalmente no mundo dos negócios.

 

O que é microlocalização?

Como o próprio nome sugere, microlocalização é a identificação do local de forma precisa, com pequena margem de erro, geralmente utilizada em ambientes fechados. Nesse caso, não é possível trabalhar com GPS, já que ele tem precisão de aproximadamente 20 metros e só funciona em áreas abertas.

É por isso que quem deseja localizar recursos (sejam pessoas ou objetos) dentro de ambientes de negócio precisa utilizar uma tecnologia de geolocalização indoor, idealizada especificamente para obter localizações com alta precisão.

 

Tecnologias de microlocalização

As tecnologias de posicionamento indoor funcionam basicamente de uma mesma maneira: um dispositivo (o beacon, por exemplo) envia sinais de radiofrequência constantemente. Sensores recebem esse sinal e, através da frequência e de uma inteligência de algoritmos, conseguem definir onde está o objeto monitorado.

Apesar do BLE – Bluetooth Low Energy – ser um dos protocolos mais utilizados para esses sistema, existem diversas tecnologias que trabalham dessa forma: Wi-fi, Zigbee e UWB são alguns exemplos. Cada um tem sua especificidade, alcance, capacidade de transmissão e, consequentemente uma aplicação ideal.

Se você quiser entender melhor sobre esses protocolos, temos um post sobre o assunto ou um e-book completo!

 

Aplicações e benefícios da microlocalização

A microlocalização exige um sistema de certa forma robusto e complexo. Ainda assim, empresas de diferentes setores tem apostado nessa tecnologia para conseguir vantagens importantes nos seus negócios.

A seguir, detalharemos algumas das principais aplicações de microlocalização e os benefícios trazidos por elas:

 

Marketing

Imagine que você pode localizar seus clientes dentro do seu negócio e enviar – por smartphones – promoções exclusivas quando eles entrarem na sua loja. Isso já é possível utilizando beacons e operando em um aplicativo embarcado no smartphone do cliente.

O relacionamento com o consumidor passa a ser muito mais próximo e personalizado, o que é essencial para aumentar as vendas.

 

Indústria

As tecnologias de geolocalização podem trazer grandes benefícios a indústria. Talvez o principal seja a mensuração de produtividade dos colaboradores. Ter uma visualização das rotas percorridas pelos funcionários durante o dia é essencial para identificar gargalos, realocar equipes e otimizar processos.

Além disso, a localização em tempo real ainda ajuda a resolver rapidamente situações de manutenção e até evitar problemas de segurança.

 

Logística

Ao acompanhar tempos e movimentos de equipamentos (empilhadeiras, caminhões ou carros internos), o gestor também consegue entender melhor os processos realizados por seus funcionários. Assim, ele identifica as melhores rotas e calcula o tempo padrão de cada atividade.

O mesmo sistema também pode ser usado para localização de objetos, o que permite fazer uma melhor gestão de estoque e inventário, por exemplo.

 

Saúde

Quem já visitou um hospital sabe que se trata de uma operação muitas vezes desorganizada, sempre com urgência e trabalhando na base do improviso. Com um sistema de microlocalização, os gestores podem entender melhor as rotinas do seu hospital, onde estão os maiores gargalos e onde há a necessidade de mais médicos.

Nesse sentido, vale a pena acompanhar médicos (por crachás, por exemplo) e pacientes (com pulseiras ou mesmo pelos seus smartphones). Ainda existe a possibilidade de localizar equipamentos (como cadeiras de rodas ou eletrocardiogramas) com rapidez.

 

O poder dos dados

A verdade é que o grande benefício gerado em todas as aplicações é a geração de dados relevantes sobre o negócio ou sobre os clientes. Vivemos em uma era em que a tomada de decisão não pode mais se basear apenas na intuição dos gestores. Cada vez mais é preciso ter visão analítica para criar estratégias que façam o negócio crescer.

Trata-se de um momento novo, que chegou simultaneamente para todos os setores. A transformação digital transformou o modo como produzimos, nos relacionamos e fazemos negócios e esse é um caminho sem volta.

 

Como a Novidá pode te ajudar

A Novidá desenvolveu um sistema proprietário de microlocalização para acompanhar a movimentação de pessoas e equipamentos em qualquer ambiente. Seja qual for o segmento do seu negócio, se houver movimentação de recursos nós podemos te gerar insights relevantes para aumentar sua produtividade.

Quer saber como nossa solução pode se encaixar para sua empresa? Agende uma conversa com nosso time de especialistas.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil