x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Casos de Uso - Aeroporto
5 de novembro 2018

Casos de Uso – Monitoramento de veículos e equipamentos em um aeroporto

Em grandes aeroportos, é normal haver dezenas de veículos internos e equipamentos para movimentação de cargas, bagagens e demais ativos. Por ser uma área grande e com bastante fluxo de pessoas, é difícil ter pleno controle sobre tudo que acontece no local.

 

Definição de Problema

A rotina de um aeroporto é intensa: milhares de passageiros, funcionários, veículos e equipamentos estão circulando diariamente. Como há uma intensa movimentação nas pistas e no saguão do aeroporto, é normal que os operadores não saibam onde estão cada um dos ativos, como eles se movimentam e de que maneira estão sendo utilizados.

Dessa forma, não há um controle total sobre os processos realizados ali, o que gera redução de eficiência e, consequentemente, leva a administração do aeroporto a perder tempo e dinheiro em questões essenciais.

 

Solução

Através da tecnologia de geolocalização indoor disponibilizada pela Novidá, é possível criar um sistema de rastreamento em tempo real para monitorar veículos e equipamentos.

Para isso, beacons (pequenas tags emissoras de bluetooth) são acopladas nos ativos que devem ser monitorados. Além disso, sensores são espalhados por todo o aeroporto. Esses sensores identificam o sinal emitido pelas tags e, por meio de nossos algoritmos, conseguem definir exatamente onde está o recurso rastreado.

A solução pode ser aplicada em qualquer equipamento móvel, motorizado ou não. Por exemplo, caminhões de combustível, ônibus, carregadores, degraus de passageiros, veículos de segurança, máquinas de limpeza e carrinhos de bagagem.

Dessa foma, é possível localizar em tempo real onde está cada um desses ativos. Assim, o gestor tem mais visibilidade sobre sua operação, identifica na hora se algo está fora do planejado e consegue resolver possíveis imprevistos mais rapidamente.

Além disso, ele tem acesso a todo o histórico de movimentação desses equipamentos. Com isso, é possível fazer uma análise de rota, entender como melhorar esse fluxo, identificar os principais gargalos de toda operação e, consequentemente, otimizar processos.

Vale lembrar que a solução da Novidá combina o uso de beacons para ambiente interno e GPS para a parte externa do aeroporto. Assim, há um acompanhamento completo dos veículos que são monitorados.

Com a Novidá, a gestão do aeroporto tem controle total sobre a movimentação interna, evita qualquer problema com perda de ativos e garante uma melhor experiência a quem passa por ali.

Quer entender melhor como nosso sistema pode te ajudar? Agende um bate-papo com nossa equipe!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo