Blog

Monitoramento em tempo real na logística: entenda os benefícios

Monitoramento em tempo real na logística: entenda os benefícios

O avanço da tecnologia está causando grandes transformações em setores como indústria e logística. O futuro do supply chain prevê processos cada vez mais automatizados e baseados em dados reais do que acontece na fábrica. Para viabilizar essa coleta de informações, o monitoramento em tempo real na logística é fundamental.

Hoje, já é possível ter pleno controle do que acontece em uma operação logística. Através dos RTLS (Real Time Location Systems), o gestor consegue rastrear staff, equipamentos e, dessa forma, otimizar processos.

Para entender melhor quais são os benefícios de adotar uma solução de monitoramento em tempo real, listamos algumas vantagens desses sistemas divididos em três grandes vertentes: gestão de ativos, controle da jornada de funcionários e segurança do trabalho.

 

Gestão de Ativos

Por meio da tecnologia, o gestor consegue fazer o rastreamento de ativos na fábrica, localizando praticamente qualquer tipo de objeto em seu ambiente de trabalho. Por exemplo, quem trabalha com grandes centros de distribuição não terá mais problemas em encontrar uma empilhadeira ou algum outro ativo perdido, dando mais agilidade à toda operação.

Monitorar empilhadeiras e outros equipamentos móveis também permite um maior controle sobre o que acontece na fábrica. É possível fazer a gestão em tempo real das rotas, identificar os principais gargalos e entender como é possível otimizar os caminhos percorridos por esses equipamentos.

Por fim, todo esse sistema pode ser integrado com ordens de serviço mais inteligentes. Por exemplo, se algum trabalho precisa ser feito no setor X, o gestor envia uma ordem de serviço que será automaticamente recebida pela empilhadeira que estiver mais próxima daquele local.

 

Controle da jornada de funcionários

Através de smartphones ou tags instaladas em crachás, é possível fazer o monitoramento em tempo real de colaboradores. Entender a movimentação de cada funcionário ajuda na gestão de staff, já que ganha-se mais controle sobre o que acontece na operação logística.

Uma vez que você tem informações de todo trajeto percorrido por cada membro da equipe, criam-se oportunidades de realocação de pessoal. Por meio de análises e mapa de calor, interpreta-se quais áreas estão gerando mais demanda e identifica-se locais onde há um número maior de funcionários do que o necessário.

O monitoramento de colaboradores ainda é uma ferramenta que ajuda a avaliar a eficiência de cada funcionário. Em meio a diversas tarefas do dia-a-dia, faltam informações para o gestor compreender como é o desempenho de cada colaborador. Com esse monitoramento, é possível saber efetivamente quanto tempo cada profissional levou em determinada tarefa.

 

Segurança do Trabalho

O monitoramento de ativos e staff ainda traz um ponto importantíssimo que é a segurança do trabalho. Um sistema de localização indoor pode evitar a colisão entre pessoas e empilhadeiras, por exemplo. Basta emitir um sinal para uma das partes quando os dois estiverem próximos.

Outra vantagem interessante é o envio de um checklist com equipamentos de segurança quando um funcionário for executar determinada tarefa. Ou seja, ele recebe no smartphone a ordem de serviço – baseada na sua localização – e um guia com todos os equipamentos que ele precisa ter.

Caso o trabalhador esteja em área de risco, existe a possibilidade de envio de um alerta ao funcionário para que ele deixe o local imediatamente. Em caso de acidentes, o sistema ainda pode ser usado para saber onde está cada funcionário e garantir que todos estejam em segurança.

 

Como viabilizar o monitoramento em tempo real?

Vimos que o monitoramento em tempo real na logística traz uma série de benefícios. Para colocar isso em prática, existem algumas tecnologias disponíveis no mercado.

A mais conhecida talvez seja o RFID. Ela atende uma parte das possibilidades que colocamos aqui e é recomendada caso você queira rastrear uma operação sem grandes movimentações, apenas com pontos específicos. Em situações mais complexas, como o monitoramento de staff, essa tecnologia pode ser inviável.

É aí que entram em cena o sistema da Novidá. Através de beacons ou smartphones, é possível rastrear cada momento da jornada do colaborador ou da rota de um equipamento. Isso traz um volume de informações e insights muito maiores e permite colocar em prática todas as estratégias que citamos nesse texto.

Assim, você tem na palma das mãos um software que ajudará a otimizar processos, reduzir custos e rapidamente aumentar a eficiência da operação.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil