x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Movimentação de Cargas

Movimentação de Cargas – O que você precisa saber

A logística é um dos setores mais estratégicos de grandes empresas e pode representar um importante diferencial competitivo. Quando falamos em logística interna, ou seja, todo o fluxo de pessoas e recursos que acontece dentro da fábrica, um dos principais pilares é a movimentação de cargas, que precisa ser bem planejada para agilizar a operação e evitar acidentes.

 

O que é movimentação de cargas?

A movimentação de cargas é a técnica utilizada para içar ou transportar determinado ativo, geralmente com o auxílio de máquinas ou equipamentos. O grande objetivo é facilitar o armazenamento e a movimentação de cargas, otimizando processos na operação.

Essa técnica também está essencialmente ligada à diminuição ou eliminação de riscos ergonômicos (esforço físico, atividades repetitivas, transporte de peso, etc).

São diferentes tipos de equipamentos que podem atender essa demanda, de simples andaimes até guindastes robustos, por exemplo. É por isso que, escolher as máquinas corretas pode ser um grande desafio. Uma decisão errada pode acarretar em ineficiência no processo, ociosidade dos equipamentos e desperdício de recursos.

Assim, é fundamental fazer um estudo de logística, analisando qual tipo de produto precisa ser movimentado e qual é a área disponível para isso. Só assim é possível garantir eficiência para a empresa e boas condições para os funcionários.

 

Garantindo segurança na movimentação de cargas

O uso de equipamentos de movimentação na indústria auxilia na agilidade e produtividade de toda a operação. No entanto, ele traz também alguns riscos de segurança. Se os devidos cuidados não forem tomados, aumentam a chance de ocorrer acidentes de trabalho.

Para evitar esse tipo de problema, listamos aqui alguns cuidados que toda empresa precisa ter:

 

Previna os riscos

Não espere acontecer algum acidente para tomar as primeiras providências de segurança. Pelo contrário, analise como é o dia-a-dia, verifique a movimentação dos equipamentos, identifique onde estão os principais riscos e tome decisões para mitiga-los.

 

Use Equipamentos de segurança

Quando falamos de movimentação de materiais, existem alguns equipamentos fundamentais para que as cargas se mantenham fixadas aos veículos. Fitas, ganchos para amarração de cargas e correntes são alguns dos exemplos.

 

Capacite os trabalhadores

Como já falamos, existem vários produtos que garantem que as cargas não se desprendam dos veículos. Porém, também existe uma técnica correta de fixação, que precisa ser respeitada. Assim, os colaboradores devem ser capacitados para utilizar corretamente os equipamentos de movimentação e todos os riscos devem ser previamente alertados.

 

Atente-se à manutenção dos equipamentos

Fazer uma boa gestão da manutenção é ideal em todos os setores da indústria. Com equipamentos de movimentação não é diferente: regularmente, avalie se os seus veículos estão funcionando da forma esperada e não apresentam defeitos. Opte sempre pela manutenção preventiva, evitando ter que resolver o problema apenas quando houver falhas.

Por fim, lembre-se de checar frequentemente os acessórios de segurança para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.

 

Novidá e a tecnologia na movimentação de cargas

Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas precisam olhar para suas operações, identificar onde estão os principais gargalos e encontrar oportunidades de melhoria em seus processos.

Quando falamos em movimentação de equipamentos, existe aí uma grande chance de estarmos desperdiçando recursos. Afinal, nem sempre empilhadeiras e pequenos veículos percorrem as melhores rotas. Ou muitas vezes o layout da planta não é o melhor possível.

Como avaliar e identificar essas questões? A tecnologia pode ser a solução: a Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização indoor que monitora a movimentação de equipamentos e pessoas na planta.

Dessa forma, é possível mensurar com assertividade os tempos e movimentos de todas as tarefas desempenhadas por sua equipe, o que permite entender se os seus equipamentos estão sendo utilizados da forma mais otimizada possível.

Quer saber mais sobre como a Novidá pode te ajudar no monitoramento dos seus equipamentos? Agende um bate-papo com nossa equipe!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo