x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

MRP

MRP – O que é Material Resources Planning?

A organização é um dos atributos necessários para qualquer indústria crescer. Em tempos de Lean Manufacturing, em que qualquer desperdício deve ser evitado pois pode trazer grandes prejuízos, é preciso fazer uma boa gestão de todos os recursos da empresa.

Quando falamos de matéria-prima, a situação é a mesma. Idealmente, as indústrias precisam obter os materiais na quantidade correta, sem sobras ou excessos, atendendo as demandas do mercado. Quem vai garantir que isso ocorra é justamente o MRP – Material Resources Planning.

 

O que é o MRP?

Em português, a sigla significa Planejamento de Necessidades Materiais e trata-se de um sistema que auxilia no cálculo de recursos para atender uma demanda específica da produção.

O conceito surge no fim da década de 50, com a retomada dos países após o período pós-guerra. Com um mundo mais fortalecido, a demanda por produtos básicos diminuiu, já que não havia uma “correria” do mercado por qualquer tipo de insumo.

Assim, as empresas começaram a gerenciar melhor o PCP para eliminar desperdícios e excessos, estimando melhor a procura por cada item e o orçamento inicial de cada ordem de produção. Isso gerou o surgimento de diversas técnicas e metodologias, como o próprio MRP.

Com o tempo, a ferramenta se tornou mais completa e surgiu então o MRP II (Manufacturing Resources Planning) e depois o ERP, que é bem mais amplo e tem o objetivo de integrar diversos setores do negócio

 

Como funciona o MRP?

O MRP trabalha tomando como base o planejamento do produto pronto e, a partir de então, volta de etapa em etapa para determinar prazos, materiais e quantidades necessárias em cada fase.

Hoje em dia, isso é tudo feito de forma automatizada, através de um software MRP. A empresa só precisa fornecer alguns dados iniciais e plataforma gera uma projeção de quantidade e alocação de materiais.

Ou seja, para cada etapa, o MRP verifica se existe estoque e indica quais materiais precisam ser comprados para atingir a produção desejada. Ele também determina os subprodutos que serão fabricados, sempre com o objetivo de não gerar excesso e nem escassez de materiais.

 

Benefícios do MRP

Mas afinal, por que trabalhar com um Sistema MRP? Em primeiro lugar, isso certamente evitará desperdícios, já que você eliminará os estoques excessivos e compra de matéria prima. Existe a situação oposta também: a tendência é nunca faltar produtos e tornar a experiência do cliente mais satisfatória.

Além disso, o gestor passa a ter um controle mais integrado da fábrica. Entende quais processos estão funcionando melhor, por que um processo pode estar “travando outro” e tudo isso com um acompanhamento em tempo real.

Existe também toda uma otimização de tempo, afinal, antes do MRP tudo era feito em forma de planilhas ou anotado em documentos, deixando todos os processos mais desorganizados.

Por fim, há uma redução até de falhas humanas, já que existe um controle muito maior sobre quais são os materiais necessários e onde eles estão, o que diminui a ocorrência de imprevistos.

 

Como a Novidá pode ser um complemento ao MRP?

A Novidá desenvolveu uma plataforma de geolocalização de precisão que acompanha a movimentação de funcionários e equipamentos dentro do ambiente de negócio. Por meio de beacons ou smartphones, monitoramos a rotina de trabalho medindo tempos e movimentos de execução.

Isso dá ao gestor uma visão muito mais ampla sobre seu negócio, podendo identificar os principais gargalos, realocar sua equipe e entender de fato como estão os seus processos.

Somado a um sistema de MRP, ele passa a ter essa visão integrada de pessoas, equipamentos e materiais, o que permite ser muito mais assertivo em suas decisões e ter uma gestão lean.

Quer saber mais como a Novidá pode trazer melhorias operacionais para sua empresa? Agende uma conversa com um de nossos especialistas!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo