Blog

OFR (Order Fill Rate) – Como medir o seu?

OFR (Order Fill Rate) – Como medir o seu?

Para manter os clientes satisfeitos e ganhar vantagens competitivas no mercado, é necessário focar na gestão de processos como um todo e prestar atenção nas demandas. Entretanto, nem todas as empresas estão atentas aos detalhes, o que provoca grandes atrasos e gera muitas dores de cabeça. Para salvar sua companhia desses problemas, leve sempre em consideração o OFR.

Também conhecido como Taxa de Atendimento do Pedido, o Order Fill Rate tem a missão de medir a porcentagem de pedidos atendidos nos itens e quantidades solicitados pelo cliente. O KPI é fundamental para aqueles que buscam otimizar o inventário, gerir o estoque com qualidade e estar por dentro do tempo de processamento de um pedido, desde a solicitação até o despacho.

Por sorte, a conta é bem fácil de ser realizada, pois a recomendação é que o indicador seja medido com frequência diária, semanal ou mensal, separada por cliente, linha de produto ou total. Para que atrasos sejam evitados, é importante deixar a taxa o mais alta possível.

 

 

Como medir o OFR?

A fórmula é simples, basta dividir o número total de pedidos atendidos pelo total de pedidos expedidos e multiplicar por 100.

Logo, se você atendeu 1.400 demandas em um cenário de 1.600 pedidos, a conta será:

OFR = 1.400/1.600

OFR = 0,875

OFR = 0,875 x 100

OFR = 87,5%

 

É importante lembrar que, se o cliente tiver solicitado 10 itens e você enviar 6 em um dia e os outros 4 alguns dias depois, o pedido terá atendimento de apenas 60%, pois apenas os produtos despachados no primeiro envio contam no OFR.

 

 

Como a Novidá pode te ajudar

Saber tudo sobre a movimentação de materiais pode ajudar – e muito – na tomada de decisões estratégicas para melhorar o desempenho logístico de sua empresa.

Além de você estar por dentro de como funcionam os processos da companhia, ter esses dados ajuda a otimizar operações, reduzir custos e enxugar espaços.

Por isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que te entrega em tempo real todas as informações sobre pessoas, ativos e máquinas rastreados.

Com base na Internet das Coisas e nas RTLS, o sistema te permite remanejar equipes, economizar tempo e ser muito mais produtivo.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil