x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Operações subterrâneas

Casos de Uso – Acompanhamento de staff em operações subterrâneas

A construção de túneis é uma operação extremamente delicada e que exige diversos cuidados no quesito segurança. Conseguir localizar os funcionários em uma situação de emergência pode ser crucial para salvar vidas nesse tipo de contexto.

 

Definição de Problema

Infelizmente não é tão raro a ocorrência de acidentes em construção de túneis subterrâneos. Trata-se de um projeto de alto risco, onde trabalhadores enfrentam diversas condições adversas, como baixa luminosidade, entradas e saídas com difícil acesso e risco de incêndio.

É por isso que é importante conseguir evacuar rapidamente os funcionários caso algum fator saia do controle. Para isso, é essencial localizar onde está cada um dos colaboradores na operação, o que é inviável de ser feito sem o auxílio da tecnologia, já que muitas vezes as áreas construídas são muito grandes.

 

Solução

Através de um sistema de geolocalização indoor, é possível monitorar em tempo real onde está cada um dos funcionários na estação subterrânea.

Para isso, basta que cada um deles tenha um beacon acoplado no crachá ou em um equipamento como o capacete. Esse aparelho irá emitir sinais bluetooth constantemente, que serão recebidos por sensores espalhados no local. Por meio desses sinais, a Novidá consegue apontar onde está cada operador e trazer um histórico de movimentação deles.

Essa medição pode ser feita com a frequência desejada (a cada 2, 10, ou 60 segundos por exemplo). Dessa forma, é possível acompanhar toda rotina do trabalhador, além de localizá-lo rapidamente no caso de algum problema de segurança. Também é possível emitir alertas caso algum operador esteja em uma área de risco ou que ele não esteja autorizado.

Mas o monitoramento não se restringe apenas as questões de segurança: acompanhar a movimentação da operação permite entender melhor como está cada processo, identificar possíveis gargalos e coordenar melhor a quantidade de recursos necessários nesse projeto.

O mais interessante é que o gestor tem acesso a todas essas informações de forma remota, ou seja, sem que ele também precise estar na operação. Em um dashboard personalizado, ele acessa nossa plataforma web e terá os dados em tempo real e com um histórico das horas e dias anteriores.

Pensando em uma operação ainda mais expandida, é possível incluir nessa operação subterrânea o monitoramento de equipamentos móveis, dando mais insumos para que o gestor controle tudo o que acontece no projeto.

Quer saber mais sobre como podemos garantir segurança, compliance e maior otimização de processos para sua empresa? Marque uma conversa com a gente!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo