x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Telefone

    +55 11 4431-8580

  • Endereço

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Otimização de processos no hospital
14 de Maio 2018

Dicas para alcançar otimização de processos no hospital

Que hospital não deseja ver seu paciente sair satisfeito após uma excelente experiência com médicos, procedimentos e serviços? Graças ao avanço da tecnologia, foi possível inovar em muitas áreas, mas ainda existe uma pergunta-chave: como vencer os obstáculos rumo à otimização de processos no hospital?

A resposta você confere neste blog post. Acompanhe:

 

Por que otimizar?

Toda empresa que preze por sua reputação deve tomar cuidado com a visão que imprime nos que adentram o local. No caso dos hospitais, o cuidado é redobrado: as pessoas estarão vulneráveis por dores ou doenças e seus acompanhantes preocupados. Por isso, o primeiro passo é saber como fazer um bom atendimento.

Além de ganhar a confiança dos pacientes, implantar uma metodologia na hora de fazer a gestão hospitalar ajuda a:

– Aumentar a produtividade e eficiência operacional

– Melhorar a qualidade de atendimento

– Aprimorar a segurança para funcionários e pacientes

– Ampliar lucros e cortar gastos

– Obter maior eficiência no controle de estoque e marcação de consultas

 

Como posso otimizar?

É necessário definir um padrão para acompanhar todas as equipes durante o expediente, e para isso, é importante considerar as seguintes etapas para conseguir gerenciar tudo com facilidade:

 

Não tenha medo de planejar

É fundamental que você tire um tempo neste primeiro momento para sentar e conversar com sua equipe sobre o andamento dos processos.

Juntos, vocês analisarão quais são os principais gargalos no processo, se há problemas na gestão de estoque, atrasos no atendimento ou no agendamento de pacientes.

Analise cada procedimento desde o começo até o final e desenhe metas para cada um deles.

 

Mapeie os fluxos operacionais

Depois de ter analisado cada processo, está na hora de descrevê-lo com detalhes.

Reveja o papel de cada funcionário e de suas responsabilidades, apontando todas as tarefas que devem ser feitas ao longo dos dias.

 

Simule

Essa etapa é importante para que você saiba como anda a comunicação dentro de seu hospital e se há atendimento às regras.

Como fazer isso? Simulando em um ambiente teste o desempenho de cada área e equipe.

É importante lembrar que, para que você obtenha esses dados facilmente, uma boa opção é investir em soluções que oferecem dados em tempo real.

 

Aplique e monitore

Depois de testadas e otimizadas, as áreas contarão com o Procedimento Operacional Padrão (POP), que relata todas as atividades e passo-a-passos a serem tomados para não haver desvios na metodologia escolhida.

Evitar que ela caia na mesmice e se torne obsoleta também é necessário, por isso monitore sempre por meio de indicadores e esteja aberto para mudar quando novas oportunidades aparecerem na sua frente.

 

Como a tecnologia pode te ajudar na otimização de processos no hospital

A adoção de novas tecnologias para a saúde pode ser útil quando falamos em inovar, mas é através de métodos como o lean healthcare – cuja linha de pensamento é a mesma do lean manufacturing – que você será capaz de cortar efetivamente custos e enxugar processos.

Há também disponível no mercado uma ampla variedade de softwares e dispositivos móveis para auxiliar na comunicação entre equipes, fundamental na hora de alinhar os processos e evitar perda de tempo.

Vale a pena também investir em ferramentas de geolocalização indoor. Com elas, você tem na palma de sua mão todas as informações sobre movimentação de equipes e máquinas, podendo realocar pessoas e localizar ativos com facilidade.

Se você procura uma solução IoT, personalizada e com excelente custo/benefício, confira o que o sistema de geolocalização de precisão indoor e outdoor da Novidá tem a te oferecer. Para saber mais sobre nossa solução para hospitais, clique aqui!

 

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo