Blog

Otimização de processos industriais: o papel da tecnologia

Otimização de processos industriais

O setor industrial tem passado por grandes transformações nos últimos anos. O aumento da competitividade e o avanço da tecnologia forçam as empresas a buscar cada vez mais eficiência em suas operações. Apoiadas no conceito de Lean Manufacturing, a ideia é que a otimização de processos industriais seja a saída para crescer e destacar-se em relação aos concorrentes.

É esse cenário que permite o desenvolvimento da Indústria 4.0, onde a tecnologia assume papel de protagonista da digitalização e integração de todos os processos. Atualmente, é inevitável falar de otimização na indústria sem adentrar o campo da tecnologia. Afinal, chegamos a um ponto em que uma máquina consegue desenvolver diversas atividades melhores e mais rápido do que um ser humano. E fazer melhor e em menos tempo é justamente o foco da otimização de processos industriais.

A tecnologia pode ser aplicada de diversas formas e em setores distintos. A quarta revolução industrial é sustentada por pilares como Internet das Coisas, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Big Data, Cloud Computing, etc. E cada uma dessas tecnologias contribui na otimização de processos de diferentes áreas.

É por isso que Indústria 4.0 também significa integração entre diferentes setores da empresa. Afinal, a digitalização vai acontecer da compra de matéria-prima até o pós-venda. Para mostrar como a tecnologia contribui para a otimização de processos, selecionamos algumas vertentes em que ela pode atuar:

 

 

Monitoramento dos colaboradores

Você sabe dizer exatamente qual é a movimentação dos funcionários durante sua jornada de trabalho? Através da Internet das Coisas, hoje isso já é possível: sensores são espalhados pela planta, beacons emissores de sinais são instalados nos crachás dos funcionários e o gestor tem todos os dados na palma da mão.

Mas o que isso tem a ver com otimização de processos? As análises desses dados podem gerar diversos insights. Elas ajudam o gestor a entender como otimizar rotas, se os funcionários estão bem alocados, quanto tempo eles passam em cada processo, entre outras informações.

Por meio dessa análise, é possível criar novas diretrizes, averiguar a necessidade de contratações (ou demissões) e realocar pessoas para outras áreas a fim de aproveitar melhor os recursos humanos disponíveis.

 

CTABlog_Desperdícios_PaulWurth

 

Gestão de Processos

Uma das maneiras mais simples de otimizar processos é através da organização. Ter documentado tudo que acontece dentro da indústria é essencial para encontrar gargalos e oportunidades de melhoria.

Nesse sentido, um software de ERP pode ser uma alternativa interessante para empresas que procuram organizar seus processos. Por meio dele, são integrados dados de diferentes setores do negócio, o que dá ao gestor um maior controle sobre a operação.

Além disso, a mesma lógica dos sistemas de geolocalização indoor do item anterior pode ser usada para monitorar equipamentos na planta. Assim, é possível reduzir gastos com máquinas alugadas, localizar rapidamente equipamentos perdidos e otimizar a rota de empilhadeiras e outros equipamentos móveis.

 

Controle Avançado de Processos

Cada processo industrial é guiado por uma série de variáveis. Gerenciar todas essas variáveis para encontrar o ponto ótimo da operação é um dos maiores desafios dentro da fábrica. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada. O controle avançado de processos é uma técnica preditiva, ou seja, um sistema capaz de prever as variáveis do processo e fazer os ajustes automaticamente.

Usando complexos modelos matemáticos e técnicas de inteligência artificial, o gestor tem em mãos um poderoso sistema onde o operador não precisa colocar apenas o set point (definições iniciais de variáveis), mas ele ajusta os limites de operação e o sistema com seus algoritmos entende como alcançar aquelas configurações.

Trata-se de uma tecnologia atrelada a um hardware robusto, já que é necessária uma grande carga computacional para o processamento matemático. Mas, como vivemos um período de crescimento na potência de processamento, essa é uma tecnologia que será cada vez mais difundida.

 

Gestão de Estoque

Os profissionais responsáveis pela gestão de estoque precisam ser capazes de prever demandas, monitorar a quantidade de matéria-prima disponível e se atentar a capacidade do armazém para receber todos esses bens.

Essa tarefa pode ser feita de forma manual, com pessoas checando cada uma dessas etapas. Porém, isso certamente exigirá um número alto de horas trabalhadas, o que significa aumento no custo da operação.

A tecnologia mais uma vez auxilia a otimizar esse processo. Hoje, soluções como o RFID ou sensores de geolocalização ajudam a saber exatamente qual é o estoque e onde está cada item. Essa informação pode ser comparada ao número registrado no software de gestão para entender a acuracidade do inventário, que é um dos principais indicadores de desempenho logístico, por exemplo

 

 

Controle de Qualidade

Com uma exigência cada vez maior do mercado, entregar produtos sem defeitos é obrigação de qualquer negócio. A tecnologia facilita esse trabalho de diferentes formas. Por exemplo, hoje existem sensores que conseguem identificar se uma máquina precisa de manutenção ou passou a operar em uma temperatura errada, o que prejudicaria o produto final. Um sistema que organize inspeções e auditoria e faça revisões periódicas dos produtos também auxilia nesse processo.

O controle de qualidade também pode ser visto sob a ótica de cada etapa da produção. Ou seja, como cada processo está sendo realizado. Nesse caso, mais uma vez é possível buscar a otimização através de softwares ERP e sensores de monitoramento de staff.

Entendeu como a tecnologia é essencial para a otimização de processos industriais? Conheça a solução da Novidá e veja como podemos te ajudar!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil