x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

PDCA
16 de julho 2018

PDCA: o que é e como aplicar na indústria?

Planejar, fazer, checar e agir. São esses os quatro passos obrigatórios para as indústrias que desejam tornar a gestão de processos mais ágil, eficaz e continuamente melhorada.

Também conhecido por Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, o PDCA é uma ferramenta simples e fácil de adotar. No chão de fábrica, é fundamental para que todos os planejamentos saiam do papel de forma cuidadosa, assertiva e estratégica, além de auxiliar a:

– Implantar a cultura de melhoria contínua

– Evitar desperdícios e gastos extras

– Identificar soluções ideais para resolver possíveis gargalos no processo

– Explorar projetos que visam a excelência da produção

Quando bem aplicada, a metodologia pode trazer resultados surpreendentes e clarear dúvidas sobre o modelo operacional de sua empresa. Saiba mais!

 

Como implementar o PDCA

 

Planeje

Nenhuma empresa funciona bem sem um time alinhado, certo? Por isso, convoque sua equipe para discutir o principal: modelos de funcionamento, tipos de erros constantes e soluções criativas.

A partir daí, você terá uma boa base para montar um plano de ação sólido, eficiente e baseado em dados.

Para facilitar a tarefa, separe uma lista de perguntas que abranja tópicos desde os processos que apresentam problemas até o tipo de meta que sua empresa quer atingir. Quer ver alguns exemplos?

– Quais erros existem?

– Quais informações estão disponíveis sobre esse erro?

– Quais os parâmetros de qualidade utilizados?

– Quais metas devem ser alcançadas e em quanto tempo?

– Tal metodologia será útil?

E assim por diante…

 

Faça

Depois de ter formulado um bom plano de ação, é hora de colocá-lo em prática! Essa é a parte mais importante de todo processo, pois é aqui que você verá se sua pesquisa foi realmente bem feita.

Garanta que a equipe saiba implementar as medidas escolhidas e invista em treinamentos. Prepare-se para mudar aos poucos e não tenha pressa, o ideal é que você dedique tempo para acompanhar de perto tudo que está sendo feito.

 

Cheque

Você acertou no plano de ação? Quais foram as melhorias? Tudo aconteceu de acordo com o previsto?

Essas são algumas das perguntas que você deve responder nessa fase. Aqui, a ideia é analisar a eficácia das soluções e avaliar o que deu certo e o que pode melhorar.

Dependendo de como for, você já pode incorporar em outras áreas ideias para melhorias, mas antes, guarde todos as informações que conseguir nesse primeiro momento. Elas serão utilizadas no próximo passo!

 

Aja

Ficou curioso para saber o que acontece com esses dados? Bom, lá vai a resposta: eles são inseridos como referência para voltar à fase 1, o “planejar”. Nada mais justo em uma metodologia circular, certo?

“Então quer dizer que eu voltarei para o começo do pdca?” A resposta é sim. Mas calma que o quarto passo não acaba por aí. Além de jogar os dados para a fase 1, você também deve certificar-se de que as soluções estão acabando com os problemas.

Conforme os principais gargalos vão desaparecendo, você será capaz de enxergar novos pontos passíveis de aperfeiçoamento. Quanto mais o ciclo gira, mais indícios você ganha de que o processo de melhoria contínua está em movimento!

 

No que pensar ao implementar o PDCA na indústria

 

– Tenha disciplina

Não pule etapas nem troque as ordens. Siga o passo a passo para que a metodologia funcione

 

– Não pare no primeiro ciclo

A ideia da melhoria contínua é que se tenha uma ação constante que vise aperfeiçoar os processos ao máximo. Por isso, certifique-se de voltar ao primeiro passo a cada término de ciclo.

 

– Seja líder, não chefe

Com certeza é fundamental que alguém esteja a frente de todo processo, mas sem a preparação e capacitação adequada da equipe, tudo vai por água abaixo facilmente.

Por isso, em vez de apenas dar ordens, converse com seu time, motive-o e faça questão de contar com suas opiniões e participações.

 

Como a Novidá pode te ajudar a implementar a melhoria contínua

 

Competir em um mercado cada vez mais tecnológico não é fácil. Para se sobressair, é fundamental apostar em técnicas que agregam valor aos produtos ao passo que reduzem custos.

Foi com essa missão que nasceu o software de geolocalização indoor e outdoor da Novidá. Com base na Internet das Coisas, as tags de beacons são capazes de rastrear em tempo real ativos, máquinas e equipes, colaborando para o aumento da produtividade no PCP e para a realização de uma gestão de pessoas remanejável e prática.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a alcançar a excelência nos processos? Clique aqui e confira!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo