x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

People Analytics

People Analytics: o que é e qual sua importância?

Vivemos a era dos dados. Diante de um mercado extremamente competitivo, empresas de diferentes setores buscam mensurar informações de todos os tipos para tomar decisões mais estratégicas para seus negócios.

Talvez os dados mais importantes dentro de um ambiente de trabalho sejam aqueles relacionados às pessoas que executam as tarefas. É esse tipo de informação que chamamos de People Analytics, conceito que explicaremos melhor nesse artigo.

 

O que é People Analytics?

O People Analytics é uma metodologia de coleta e análise de dados do comportamento dos funcionários. Seu principal objetivo é antecipar tendências para planejar ações e melhorar as estratégias relacionadas à gestão de pessoas dentro da empresa.

O conceito surge com o big data, que consiste na ideia de captar o maior volume de informações possíveis, fazer um cruzamento e análise de dados e tomar decisões mais assertivas.

Por muito tempo, o foco do business intelligence estava em processos digitais, já que era mais fácil coletar dados desse tipo. Porém, hoje a tecnologia já possibilita a geração de dados do mundo físico, o que traz uma maior riqueza de análise.

O People Analytics cresce bastante nesse contexto. Embora o setor de RH já use dados desde o começo do século, só agora é possível ter um volume de informações muito maior, que podem ser coletadas de diferentes meios como softwares, redes sociais, planilhas internas, etc.

 

A importância do People Analytics

Mas afinal, para que dedicar tempo e trabalho coletando tantas informações sobre os funcionários? Existem algumas grandes vantagens tanto para a empresa quanto para os próprios colaboradores:

 

Faça um melhor recrutamento

Quando falamos em People Analytics, o trabalho já começa antes mesmo do funcionário chegar à empresa. O recrutamento e seleção é uma das áreas mais importantes do RH. Se você conseguir coletar o máximo de informação de todos os candidatos e ranquear quais são as características mais valiosas para a vaga, a chance de achar o candidato ideal é maior.

 

Melhore a experiência do funcionário

Ter colaboradores motivados é essencial para melhores resultados na empresa. Porém, como saber quais são as preferência e vontades de cada funcionário? Mais uma vez, a resposta está nos dados! Coletando esse tipo de informação, fica muito mais fácil ajustar processos e equipes para que todos estejam satisfeitos com suas funções.

 

Aumente a produtividade

Entendendo melhor cada um dos seus funcionários, suas principais qualidades e as tarefas que ele melhor desempenha, fica fácil reorganizar sua equipe e melhorar a produtividade da empresa como um todo. Os dados também podem ajudar a identificar onde estão os principais gargalos, necessidades de treinamento, entre outros insights que vão levar ao aumento da produtividade.

 

Tome decisões mais assertivas

De forma geral, o que o People Analytics permite é deixar a intuição de lado e tomar decisões baseadas em dados reais e personalizados. Por muito tempo, o RH era visto como uma área mais interpretativa, com atuação quase exclusiva da psicologia. A conversa e o “olho no olho” continuam tendo grande importância, mas hoje também há o auxílio dos dados para tomar decisões mais corretas.

 

People Analytics na prática

Você deve estar se perguntando: “Como de fato eu consigo aplicar o People Analytics?”. De forma geral, você precisará do auxílio da tecnologia. Com tantos eventos acontecendo, é muito difícil gerar um grande volume de dados de forma manual.

A boa notícia é que não faltam plataformas que trazem esse tipo de informação, resta saber qual delas resolve as principais dores do seu negócio:

 

Softwares de recrutamento

A seleção de talentos sempre foi um dos principais desafios do RH. Reunir e analisar dezenas de currículos dá trabalho e pode demorar muito tempo. No entanto, hoje já existem plataformas de recrutamento que ajudam nessa missão.

Alguns softwares já fazem uma primeira seletiva por meio de testes online de diversos tipos. Sistemas equipados com inteligência artificial também conseguem analisar o perfil do candidato e entender se ele é compatível com a vaga e os valores da empresa.

 

Softwares de Gestão

Entender quais atividades foram feitas por quais funcionários pode ser um problema em grandes empresas. Por meio de plataformas de gestão de tarefas, no entanto, todo esse fluxo fica bem mais organizado

Em um ambiente online, é possível visualizar quais são os processos que estão rodando em toda empresa, quem são os responsáveis, qual é o andamento, se existe algo atrasado, etc. Todos esses dados ajudam o gestor a analisar a produtividade de sua equipe e ainda verificar onde ele pode oferecer uma ajuda.

 

Softwares de geolocalização

Em organizações que têm grande movimentação de pessoas, um sistema de geolocalização pode trazer grandes benefícios. Ao monitorar as rotas percorridas pelo funcionário, é possível mensurar o tempo gasto em cada atividade, visualizar um mapa de calor do ambiente e localizar um colaborador em tempo real.

Com esses dados em mãos, o gestor pode medir a produtividade da sua equipe, identificar gargalos produtivos, entender como realocar melhor o time e otimizar processos.

 

People Analytics e a Novidá

É justamente com um sistema de localização indoor que a Novidá trabalha. Por meio de smartphones ou crachás, acompanhamos a movimentação de pessoas dentro do ambiente de trabalho.

Dessa forma, geramos dados relevantes para os gestores, que conseguem extrair o melhor de cada um dos seus profissionais. Quer entender melhor como funciona nossa solução? Confira nossos cases de sucesso ou agende um bate-papo com nossa equipe.

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo