Blog

Casos de Uso – Posicionamento de Pontes Rolantes

Casos de Uso – Posicionamento de Pontes Rolantes

Ponte rolante é uma máquina de elevação do tipo guindaste. Normalmente, ela é utilizada para a içamento, ou seja, elevação e movimentação de cargas e objetos grandes e pesados, que não podem ser movidos facilmente de forma manual.

Uma das grandes preocupações de empresas que trabalham com esse equipamento é a segurança de seus colaboradores. Não é tão raro a ocorrência de acidentes por cargas que se desprendem das pontes rolantes.

               

Definição de problema

A segurança do trabalho é um dos temas mais importantes em uma indústria. Toda empresa precisa ter essa preocupação, já que é obrigação delas oferecer boas condições aos seus trabalhadores.

Um problema com pontes rolantes pode acarretar na queda de cargas em cima de algum trabalhador, o que pode trazer danos irreparáveis tanto para o colaborador quanto para a empresa.

 

Solução

É possível evitar acidentes desse tipo através de uma solução de geolocalização indoor. Para isso, cada ponte rolante deve receber um beacon, que é uma tag emissora de bluetooth. Todos os funcionários também serão monitorados, seja com um smartphone com a tecnologia da Novidá embarcada, ou com crachás em formas de beacons.

Sensores espalhados pela planta vão receber os sinais emitidos pelas pontes rolantes. A plataforma vai criar zonas de perigo virtuais por meio de geofencing.

Através dos crachás ou smartphones, a solução também identificará a movimentação de cada um dos colaboradores. Quando um funcionário entrar nessa “zona de perigo”, um alerta será emitido e a máquina pode parar de funcionar no mesmo momento.

Além disso, o gestor pode acompanhar em um dashboard toda a movimentação de colaboradores e pontes rolantes, o que permitirá fazer análises de como é o comportamento dos equipamentos e pessoas, a fim de encontrar gargalos produtivos e otimizar processos.

Portanto, ao mesmo tempo em que resolve problemas de segurança, a Novidá oferece uma tecnologia ideal para aumentar a eficiência do seu negócio e garantir a melhoria contínua.

Quer entender melhor como podemos criar uma solução personalizada para o seu negócio? Marque um bate-papo com a gente!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil